- Publicidade -

Xiaomi BE3600 é um roteador Wi-Fi 7 BARATO, mas vale a pena?

- Publicidade -

O Xiaomi BE3600 é um roteador Wi-Fi 7 recentemente lançado que se destaca por ser MUITO BARATO. Mas, recursos e tecnologias Wi-Fi 7 à parte, será que o preço atraente também traz uma performance de qualidade aceitável? É isso que vamos descobrir neste “hands on”!

- Publicidade -

Especificações e unboxing do roteador Wi-Fi 7

Começando este artigo de primeiras impressões, vamos fazer o unboxing! O que podemos dizer ao ter a caixa em mãos é que o tamanho do produto é bem mais compacto do que esperávamos. Abrindo a caixa, temos o roteador, que é bem leve e tem boa construção.

Além dele, temos manual de usuário, cabo de rede CAT.5e e fonte de energia de 18 W. O roteador possui 4 antenas fixas, e na traseira encontramos saídas de ar e 4 portas Ethernet. Sendo 3 WAN/LAN Gigabit e 1 WAN/LAN Multi-Gig de 2,5 Gbps.

- Publicidade -

Fora isso, também há botões de rede mesh (suporta até 10 roteadores), Reset e entrada para fonte. E o BE3600 da Xiaomi ainda conta com entradas/saídas de ar na parte inferior e superior da carcaça. Quanto ao hardware, temos uma CPU Qualcomm Quad-Core de 1,1 GHz.

Acompanhada de 256 MB de RAM e uma velocidade máxima teórica de aproximadamente 3.600 Mbps. Isto é, são 688 Mbps em 2,4 GHz e 2.882 Mbps em 5 GHz. Como você pode ter percebido, nada de 6 GHz por aqui. Isto pois este roteador é modelo chinês, onde a banda não foi liberada.

Mas em compensação, o BE3600 aguenta até 128 dispositivos conectados simultaneamente de acordo com a marca. Além do mais, ele conta com tecnologias Wi-Fi como Beamforming, BSS Coloring, 4K QAM, Mesh e WPA3. Que deixam a experiência do usuário muito melhor!

- Publicidade -

Configurando o Xiaomi BE3600

App de configuração e gerenciamento do Xiaomi BE3600
App de configuração e gerenciamento do Xiaomi BE3600 (Imagem: Max Dicas)

Agora, vamos configurar nosso Xiaomi BE3600 pelo celular. Para isso, vamos ligar e conectar o roteador ao equipamento da nossa provedora. Em seguida entraremos na rede aberta gerada pelo dispositivo, e utilizar o app Mi Home (instalado previamente) para fazer a configuração.

Quando abrimos o app, o novo roteador Wi-Fi 7 da Xiaomi foi identificado automaticamente. Mas se isso não acontecer, basta adiciona-lo manualmente clicando em “+”. Clicaremos, então, em “começar a adicionar” e “continuar” na página de configurar novo roteador.

Os passos seguintes envolvem definições de senha e rede comuns, sendo bastante intuitivos. Porém, vale ressaltar que para configurar roteadores versão chinesa a região do app escolhida deve ser China. Do contrário, você não conseguirá gerenciar seu Xiaomi BE3600.

Visão rápida do App e do Sistema Web

Já mostramos o app de gerenciamento da Xiaomi em diversas outras análises aqui no site. Mas, em resumo, temos logo de cara uma tela de status da rede (download, upload e clientes). E se rolarmos para baixo teremos acesso rápido a todas as funções do app.

As quais incluem configurações de Wi-Fi, agregação de portas LAN e Dual WAN, QoS, WPS, otimização de Wi-Fi, controle parental e atualização de firmware. A maioria delas pode ser utilizada em português, já que o app acompanha o idioma do celular.

Porém, outras estão disponíveis apenas em chinês. Já o sistema do roteador estará todo em chinês, devido à versão dele. Então, para configurar o BE3600 da Xiaomi via navegador web, será necessário utilizar recursos de tradução embutidos.

No geral, encontramos as mesmas opções que temos no app e mais algumas que são avançadas. O sistema da Xiaomi não mudou muito ao longo dos anos, mas é estável e capaz de atender à maioria dos usuários domésticos. Desde os mais leigos aos mais entusiastas.

Testes de Wi-Fi

Resultados dos testes Wi-Fi com o Xiaomi BE3600 ao lado dos resultados com o BE7000, de categoria superior
Resultados dos testes Wi-Fi com o Xiaomi BE3600 ao lado dos resultados com o BE7000, de categoria superior (Imagem)

Então, vamos aos testes Wi-Fi! Em termos de velocidade máxima alcançada, o novo roteador Wi-Fi 7 da Xiaomi conseguiu entregar 1.661/1.653 Mbps de download/upload em 5 GHz. E 282/246 Mbps de download/upload em 2,4 GHz.

Os testes foram feitos utilizando um notebook Wi-Fi 7, próximo ao roteador. E apesar de os resultados terem sido muito bons, ficaram dentro do esperado. Já em alcance, o Xiaomi BE3600 deixou a desejar comparado a outros roteadores Xiaomi versão chinesa.

Como o Xiaomi AX3000T, por exemplo. Que apesar de ser de uma geração anterior, possui velocidade teórica similar. Mas gostamos de ressaltar que não só de alcance são feitos os roteadores, o conjunto geral de tecnologias também faz diferença.

Porém, vamos testar mais a fundo no futuro e ver se os resultados melhoram. Já em rede mesh, conseguimos conectar um AX1800 ao BE3600 sem problema. Então, se uma unidade não for o bastante, é possível comprar outra ou até combinar modelos Xiaomi diferentes.

Considerações finais sobre o Xiaomi BE3600

Então, o que podemos dizer sobre o roteador Wi-Fi 7 BE3600 da Xiaomi? Primeiramente, ele definitivamente não é um produto premium para usuários exigentes. Os próprios design e construção dele são mais similares aos de um roteador custo-benefício.

Em matéria de velocidade e alcance, ele deve servir melhor a usuários com lares pequenos. Mas o sistema web e o app são bastante completos, em contrapartida. E a possibilidade de criar uma rede de malha com outros roteadores Xiaomi é uma boa compensação ao curto alcance.

Resumidamente, o BE3600 é um roteador de entrada para quem já quer se preparar para (eventualmente) saltar do Wi-Fi 6 para o Wi-Fi 7. Se vale ou não a pena, isso vai depender mais das necessidades de cada usuário. Confira mais sobre o Xiaomi BE3600 nos links abaixo:

E aí, curtiu nossa resenha do novo roteador Wi-Fi 7 da Xiaomi? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:

Leia também: TP-Link Deco S7 é o ROTEADOR MESH PERFEITO para quem não entende de Wi-Fi!

Switch TP-Link Gigabit barato é o melhor para sua rede? (LS1005G/LS1008G)

TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 de respeito!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais