TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 de respeito!

O TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 completo e recheado de tecnologias para entregar o melhor tempo de resposta ao usuário. Incluindo adicionais como recurso de EasyMesh e porta USB, tornando-o uma opção interessantíssima. Quer descobrir mais sobre ele? Então, vamos lá!

Especificações e unboxing do roteador TP-Link

O AX72 é um roteador dual-band de categoria AX5400. Ou seja, pode atingir até 574 Mbps e 4.804 Mbps em 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Ele opera com o padrão “ax” (Wi-Fi 6) nas duas redes e, segundo a marca, pode aguentar cerca de 100 dispositivos conectados.

Interessantemente, este é um valor que consideramos mais “realista”. Já que muitos roteadores de categoria inferior, como AX3000, geralmente afirmam suportar 128 conexões, por exemplo. Quanto à CPU, o TP-Link Archer AX72 conta com um chip Qualcomm Dual-Core de 1 GHz.

Tornando-o ligeiramente inferior em poder de processamento se comparado ao AX73, que vem equipado com uma CPU Triple-Core de 1,5 GHz. E que suporta mais de 200 conexões simultâneas, de acordo com a TP-Link. Porém, estes números são teóricos, não práticos.

Tecnologias, hardware e unboxing

Podendo variar bastante de acordo com cada caso de uso. Em relação às tecnologias, temos tanto OneMesh quanto EasyMesh (rede de malha com roteadores de outras marcas). Além disso, o TP-Link Archer AX72 possui Beamforming, OFDMA, MU-MIMO, 1024 QAM e HE160.

Fora que ainda temos 6 fluxos de transmissão simultânea de dados, recursos estes que capacitam o AX72 a fazer streaming em 8K segundo a marca. Temos também 6 antenas externas fixas de alto desempenho, 5 portas Ethernet Gigabit (4 LANs e 1 WAN) e porta USB 3.0.

Dentro da caixa, encontramos o roteador em si, manuais de usuário, um cabo de rede CAT.5e e fonte de energia de 30 W. Quanto ao design e construção, temos um produto belíssimo com design geométrico moderno. A carcaça também é bem vazada para arrefecer o roteador.

O TP-Link Archer AX72 ainda vem com apoios em borracha, para não deslizar sobre superfícies. E encaixes para instalação em paredes, se o usuário assim preferir. Um diferencial interessante sobre roteadores TP-Link é a garantia de 5 anos aqui no Brasil, guardando a notinha de compra.

Configurando o Archer AX72

Configurações avançadas do TP-Link Archer AX72 no sistema web
Configurações avançadas do TP-Link Archer AX72 no sistema web (Imagem: Max Dicas)

Agora que já conhecemos o produto, vamos à configuração deste “monstrinho”! Primeiro, precisamos liga-lo e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. Depois nos conectaremos a uma das redes geradas por ele, lembrando que a senha fica embaixo dele.

Para configurar o roteador TP-Link, vamos utilizar o app de gerenciamento Tether. Mas também é possível configura-lo pelo sistema web, que veremos mais adiante. Nosso TP-Link Archer AX72 deve ser identificado automaticamente, então, criaremos uma senha de administrador.

Em seguida, selecionaremos o nosso tipo de conexão e faremos todas as definições de rede. Pronto, nosso roteador estará configurado! Entretanto, alguns casos podem ser complexos. Para mais detalhes, ou em caso de dúvidas, consulte o vídeo de análise no fim do artigo.

App de gerenciamento

Então, vamos explorar o app agora? Ao entrar no aplicativo, pode ser que seja pedido para entrarmos com uma conta TP-Link ID. Se não tiver uma, basta criar. Além de ser necessária para utilizar o app, ela permite que o usuário faça gerenciamento remoto do roteador.

Bastando vincular o produto à sua conta. Assim, sendo bastante útil! Enfim, na página inicial do app, já temos vários controles sobre o TP-Link Archer AX72. Podendo redefinir nome e senha das redes, visualizar os clientes, ativar rede de convidados e até rede IoT para casa inteligente.

A propósito, separar os seus dispositivos de casa inteligente pode aumentar sua segurança Wi-Fi. Outros recursos do app incluem QoS, controle dos pais, atualização de firmware, monitoramento de segurança da rede e EasyMesh. É um app bastante completo!

Sistema web

E quanto ao sistema web? Para acessa-lo, vamos digitar “tplinkwifi.net” ou o endereço IP do roteador na barra de endereços de um navegador. Depois entramos com a senha de acesso de administrador, e estaremos na página inicial do sistema.

Quanto às opções e funcionalidades, o sistema do TP-Link Archer AX72 é muitíssimo completo! Praticamente todas as configurações que encontramos no app estão presentes no sistema, só que mais detalhadas. E outras opções mais avançadas, como partilha de mídia via USB.

Além de EasyMesh, VPN, IPv6, IPTV e integração com Alexa. Função esta que ainda não funciona no Brasil, infelizmente. Em resumo, o sistema é bem intuitivo e perfeitamente capaz de atender à maioria dos usuários domésticos. Dos mais leigos aos mais avançados.

Testes Wi-Fi do roteador TP-Link

Resultados dos testes de velocidade e alcance Wi-Fi do TP-Link Archer AX72
Resultados dos testes de velocidade e alcance Wi-Fi do TP-Link Archer AX72 (Imagem: Max Dicas)

Mas agora é a hora da verdade, vamos aos testes Wi-Fi! Próximos ao roteador, utilizando um notebook Wi-Fi 6, alcançamos 246/244 Mbps de download/upload em 2,4 GHz. E 986/843 Mbps de download/upload na rede de 5 GHz.

Também testamos o TP-Link Archer AX72 a distância e podemos adiantar que ele não decepciona! A médio alcance, cerca de 12 m do roteador e com várias barreiras, obtivemos máximas de 295/221 Mbps. E 63/37 Mbps no ponto mais crítico, a 21 m do roteador.

Todos os resultados são referentes à banda de 5 GHz, e os consideramos ótimos! Já a de 2,4 GHz tende a não impressionar muito conforme se aumenta a distância, ficando dentro do esperado. E, obviamente, também testamos a função EasyMesh.

No caso, utilizamos um Archer AX10 como satélite. E ficamos bastante satisfeitos com a experiência! Porque não houve quaisquer desconexões e/ou atrasos.  Para instruções mais detalhadas de como criar uma rede EasyMesh, confira o vídeo no fim do artigo.

Considerações finais sobre o TP-Link Archer AX72

Então, o que dizer sobre o Archer AX72 da TP-Link? Em relação à construção e ao design, temos um produto premium muito bem desenhado. Completo em botões e portas assim como em sistema e aplicativo. Quanto à velocidade/alcance, o roteador atendeu nossas expectativas.

Inclusive, fizemos um pequeno comparativo com o Xiaomi AX6000, que é um dos melhores roteadores que já testamos. E o AX72 não ficou muito atrás, o que é impressionante considerando que nosso AX6000 é versão chinesa (mais potente).

Se você busca o máximo em velocidade, alcance, capacidade de rede e funcionalidades, este roteador pode entregar tudo isso tranquilamente! Para os interessados, links de compra do AX72, AX73 e AX6000 (que costumam ter preços parecidos) seguem abaixo. Confira:

E aí, curtiu nossa análise do TP-Link Archer AX72? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance dele? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo de análise:

Leia também: Mercusys MR60X: Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6 BARATO vale a pena?

TP-Link Archer GX90: Roteador gamer Wi-Fi 6 BRUTO nos jogos!

TP-Link Archer C6 V4: O Gigabit baratinho agora é EasyMesh!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais