- Publicidade -

Xiaomi AX3000T (Análise): Roteador Wi-Fi 6 BARATO e COMPLETO!

- Publicidade -

O Xiaomi AX3000T é o novo roteador Wi-Fi 6 baratinho da Xiaomi, que vem “completão”! Além de vir com todas as tecnologias Wi-Fi da 6ª geração, ele ainda traz Dual WAN e NFC. Dois recursos que são novidade num Xiaomi desta categoria. Vamos conferi-lo melhor?

- Publicidade -

Especificações técnicas e unboxing

O novo roteador Wi-Fi de entrada da Xiaomi vem equipado com uma CPU Dual-Core MediaTek Filogic 820 de 1,3 GHz. Segundo a marca, ele possui 256 MB de memória (provavelmente RAM), e presumimos que tenha cerca de 128 MB de ROM (armazenamento).

De acordo com a Xiaomi, essa configuração permite que o Xiaomi AX3000T aguente até 128 conexões simultâneas. Por falar nisso, este roteador emite duas bandas Wi-Fi: 2,4 GHz e 5 GHz. Nas quais pode teoricamente alcançar 574 Mbps e 2.402 Mbps, respectivamente.

- Publicidade -

Ambas operam com padrão “ax”. A velocidade Wi-Fi somada resultante é de aproximadamente 3.000 Mbps, daí o roteador ser um AX3000. Ele conta com 4 antenas externas, sendo 2 para cada rede Wi-Fi, canais de 160 MHz em 5 GHz e 4 portas WAN/LAN Gigabit autoadaptáveis.

Tecnologias Wi-Fi

Isso significa que todas as portas do Xiaomi AX3000T conseguem receber e transmitir até 1 Gbps de velocidade. Usuários que têm planos de internet maiores precisam de um roteador Multi-Gigabit. Como os Xiaomi AX6000, Xiaomi 7000 (Wi-Fi 7) e Xiaomi AX9000, por exemplo.

- Publicidade -

Quanto às tecnologias, o novo baratinho Wi-Fi 6 da Xiaomi conta com MU-MIMO 2×2, Beamforming, BSS Coloring, WPA3 e rede mesh. Além disso, também temos Dual WAN (para receber 2 links de internet simultaneamente) e NFC, para conexões rápidas via celular Android.

Unboxing

Temos ainda um recurso de aceleração de jogos, mas ele não funciona fora da China. Enfim, vamos desembalar o produto! Fazendo uma breve observação sobre a caixa, podemos ver que o design do Xiaomi AX3000T é curiosamente parecido com o de roteadores Huawei.

Será que a Xiaomi andou se inspirando na concorrência? Dentro da caixa, encontramos o próprio roteador logo de cara, mais um guia de instalação, cabo de rede CAT.5e e fonte de 12 W. Quanto à construção do roteador, vemos que além de bonita é bem vazada para facilitar o resfriamento.

Configurando o roteador Xiaomi AX3000T

Configurações do sistema web do Xiaomi AX3000T
Configurações do sistema web do Xiaomi AX3000T (Imagem: Max Dicas)

Vamos, então, à etapa de configuração! Normalmente, basta nos conectar à rede gerada pelo roteador Xiaomi e seremos redirecionados a uma página de configuração. Entretanto, nem sempre isso acontece. Nestes casos precisaremos do app de gerenciamento Mi Home.

O processo de configuração é basicamente o mesmo, de qualquer maneira. Conectados à rede, o app pode descobrir o Xiaomi AX3000T automaticamente. Ou podemos ter de fazer isso manualmente, clicando no ícone “+”. Em seguida, é só clicar em “começar a adicionar”.

Daí vamos fazer as definições básicas de nome e senha da rede, lembrando de não utilizar a senha do Wi-Fi como senha de administrador. E pronto, o roteador está configurado! Agora estamos livres para explorar o aplicativo. Só lembre de escolher a região “China” no app.

App de gerenciamento e sistema web

Na página inicial do app, já temos uma visualização do status da rede e dos dispositivos conectados. Inclusive, selecionando estes dispositivos já podemos definir regras e limites específicos para cada um. Podendo até bani-los de acessar a rede, se quisermos.

E rolando a tela do app de gerenciamento do nosso Xiaomi AX3000T para baixo temos todas as outras opções de configuração do roteador. Incluindo otimização de Wi-Fi, NFC, QoS, WPS, IPTV e atualização de firmware. Além das opções básicas, como definições de rede.

Já para acessar o sistema web do aparelho, precisamos digitar o endereço IP do roteador ou “miwifi.com” na bara de endereços de um navegador qualquer. Depois disso, é só entrar com a senha de administrador que criamos durante a etapa de configuração.

No sistema, que é bem completo, encontramos basicamente todas as opções que encontramos no app e mais. A área de configurações avançadas é onde encontramos a área de VPN e personalização das portas de rede. Além dos controles de Dual WAN, como agregação de LAN.

Testes Wi-Fi do Xiaomi AX3000T

Testes Wi-Fi a distância do Xiaomi AX3000T
Testes Wi-Fi a distância do Xiaomi AX3000T (Imagem: Max Dicas)

Então, vamos testar o Xiaomi AX3000T e descobrir como ele se sai na prática! Próximo ao roteador, utilizando um POCO F4 GT, nós conseguimos extrair 364 Mbps de download/upload em 2,4 GHz. E cerca de 976/836 Mbps em 5 GHz, o que são ótimos resultados!

A média distância, com várias barreiras, conseguimos atingir máximas de 89/70 Mbps em 2,4 GHz e 272/92 Mbps em 5 GHz. Já no ponto mais distante possível alcançamos 28/15 Mbps em 2,4 GHz e 8/30 Mbps em 5 GHz. Ficando em linha com o esperado de um AX3000.

Nós até aproveitamos para comparar o novo baratinho da Xiaomi com outros roteadores da mesma categoria. No caso, um Huawei AX3 Pro e um Xiaomi AX3000 padrão. E Xiaomi AX3000T ficou em 2º lugar no comparativo, atrás apenas do roteador Huawei.

E não poderíamos deixar de testar também o recurso Dual WAN! Nos testes, entramos com 2 links de internet no roteador e simulamos uma queda de conexão de um deles durante uma chamada de vídeo. Fora uns pequenos travamentos, a chamada continuou ocorrendo.

Considerações finais sobre o Xiaomi AX3000T

O que concluímos ao final desta análise, então? Apesar de ser um aparelho mais voltado ao custo-benefício, ele pode muito bem se passar por um roteador mais premium. Ele não só passa uma sensação de qualidade para quem o tem em mãos, mas também entrega muita qualidade.

Esteticamente, o Xiaomi AX3000T é um produto bastante bonito. Mas sua construção também não deixa nada a desejar em funcionalidade. O roteador não esquentou nenhum pouco, pelo menos não a ponto de ser perceptível durante os testes.

Quanto ao app e ao sistema, eles cobrem as necessidades básicas da maioria dos usuários e devem atender bem. Em relação à velocidade e ao alcance os usuários também estarão muito bem servidos, considerando nossos testes! E se precisarem de mais alcance, é só fazer mesh.

Encerramento e links de compra

Comparativo entre o Xiaomi AX3000T e outros roteadores AX3000
Comparativo entre o Xiaomi AX3000T e outros roteadores AX3000 (Imagem: Max Dicas)

Resumidamente, o AX3000T é um roteador que entrega muito custando bem pouco. Por isso, é um produto que nós recomendamos sem hesitar! Para os interessados, links de compra do Xiaomi AX3000T seguem abaixo. Lembrando que você nos ajuda ao comprar por eles! Confira:

E aí, curtiu nossa resenha do novo roteador Wi-Fi 6 Xiaomi? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:

Leia também: Mercusys MR60X: Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6 BARATO vale a pena?

Huawei AX2S: Roteador Wi-Fi 6 mesh BARATO é bom? Análise!

Intelbras W5-2100G: Roteador mesh Intelbras vale a pena?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais