- Publicidade -

Switch TP-Link Gigabit barato é o melhor para sua rede? (LS1005G/LS1008G)

- Publicidade -

Seria este switch TP-Link Gigabit a melhor opção custo-benefício para você comprar? Podendo ser adquirido por R$ 100 e sendo um produto “plug and play”, estamos inclinados a sugerir que sim! Mas para dar um veredito, é preciso conhecer e testar o produto antes. Vamos lá?

- Publicidade -

Apresentação e unboxing do Switch TP-Link

Uma coisa que se destaca logo de cara ao termos a caixa do switch em mãos é o quão pequena ela é, cabendo tranquilamente na palma de uma mão. Isso se deve ao fato de este modelo em questão possuir “apenas” 5 portas Ethernet Gigabit, um número já suficiente para muitos.

Porém, se você precisar de mais, também há uma versão com 8 portas. Assim como uma versão de 5 portas Fast (100 Mbps), caso você não precise de tanta velocidade. Este switch Gigabit da TP-Link é indicado para redes básicas, de acordo com a própria caixa dele.

- Publicidade -

Ou seja, redes domésticas. Mas também existe uma opção para quem busca uma solução para ambientes profissionais, o LS105G. Que possui estrutura de metal e até controle QoS, inclusive. Entretanto, este modelo é obviamente mais caro.

Tecnologias e conteúdo da caixa

Vale ressaltar que todas as versões de switch da marca terão seus respectivos links de compra no fim do artigo. Enfim, outros destaques do switch TP-Link Gigabit incluem homologação Anatel, que garante 3 anos de garantia para o produto.

- Publicidade -

E sistema “plug and play”, que significa que basta ligar o dispositivo ao equipamento do seu provedor e conectar os dispositivos da sua rede via cabo de rede para usar. O produto não tem ventoinhas e, segundo a marca, possui capacidade de comutação de 10 Gbps.

Além disso, ele ainda conta com tecnologia TP-Link Green, que economiza energia. Mais especificamente, o consumo de energia é ajustado de acordo com o status do Link e do comprimento do cabo. Isso reduz sua conta de luz e ainda ajuda o meio-ambiente!

E o switch também é compatível com diversos padrões de crimpagem de cabos. Abrindo a caixa do switch Gigabit da TP-Link LS1005G, temos um manual, o próprio switch (todo construído em plástico) com pezinhos e suportes de parede, e a fonte de energia de 3 W.

Testes de performance

Teste de transferência de arquivos com o Switch TP-Link Gigabit
Teste de transferência de arquivos com o Switch TP-Link Gigabit (Imagem: Max Dicas)

Então, agora que já estamos familiarizados com o switch, vamos aos testes de velocidade? Utilizando nosso método de teste com Open Speed Test e um PC como servidor, atingimos máximas de 935/912 Mbps de download/upload. Que são excelentes números!

Mas vale lembrar que estes resultados podem variar muito. Mesmo assim, sem o switch atingimos velocidades de 957/841 Mbps. Também fizemos testes de transferência de arquivos, nos quais obtivemos picos de 800 Mbps em download e 900 Mbps em upload.

E ainda fizemos testes de transferência paralelos para ver como o switch TP-Link da Gigabit lidaria com cenários de estresse. Surpreendentemente, o produto lidou com isso tranquilamente! Isso significa que, apesar de barato, este switch entrega muita qualidade.

Como usar o switch com roteadores mesh?

Agora, para sanar a dúvida de quem quiser utilizar um destes numa rede mesh, eis uma dica: em vez de conectar os pontos de acesso ao switch, conecte-o ao primeiro nó. Depois conecte os nós restantes ao switch. Isto é particularmente útil em roteadores com poucas portas Ethernet.

Considerações finais sobre o Switch TP-Link Gigabit LS1005G

Então, qual é a nossa opinião depois de analisar o switch? Em resumo, ele realmente entrega um ótimo custo-benefício! Custando menos de R$ 100, não precisando de configuração, e tendo excelente desempenho para redes domésticas podemos dizer que ele é MUITO recomendado.

Deixaremos links de compra aqui embaixo, para quem ficou interessado. Lembrando que ao comprar o Switch Gigabit da TP-Link por eles você ajuda o site a continuar trazendo conteúdo! Confira:

E aí, curtiu nossa análise do switch LS1005G da TP-Link? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance dele? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo de análise:

Leia também: Mercusys MR60X: Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6 BARATO vale a pena?

TP-Link Archer C6 V4: O Gigabit baratinho agora é EasyMesh!

TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 de respeito!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais