E aí pessoal, tudo bem?
Hoje vamos esclarecer uma dúvida que é bastante frequente, “posso ligar mais um roteador em minha rede? ” Há vários motivos para essa pergunta, mas geralmente existe relação com o curto alcance da rede Wi-Fi existente.
Mas fique tranquilo que a resposta é sim! É possível ligar dois ou mais roteadores na mesma rede sem criar conflitos. Para isso devemos transformar os demais roteadores em pontos de acesso, desta forma o segundo roteador precisa ser compatível com essa função.
O que é um ponto de acesso (AP – Acess Point)
Um ponto de acesso basicamente é uma ponte entre seu roteador principal e os demais da rede, os roteadores subsequentes terão a função apenas de distribuir a internet, e o roteador principal além de ficar responsável pela distribuição de internet, também terá a função de distribuir os endereços IPs na rede.
Essa ligação com os outros roteadores será realizada via cabo. Para redes sem fio existe outras opções, entre elas é configurar o roteador no modo repetidor, mas a melhor opção é usar uma rede mesh.
Para iniciar as ligações e configurações é necessário entender algumas coisas, as funções de NAT, DHCP, ficarão por conta do roteador principal da rede.
Como conectar os cabos para ligar dois roteadores?
Vamos pegar um cabo de rede e plugar na porta LAN do seu roteador primário/principal (de onde você recebe a internet), e ligar na porta WAN do seu segundo roteador, conforme a imagem abaixo.
Em seguida devemos nos conectar a esse roteador para fazer as devidas configurações; podemos fazer isso através de um outro cabo, plugando uma ponta na porta LAN do segundo roteador e a outra ponta no PC, ou podemos nos conectar sem fio (Wi-Fi), o que é interessante para notebooks e smartphones.
Para prosseguirmos com a configuração, devemos acessar o IP (gateway) do seu roteador, para termos acesso a página de configuração. Se você não sabe o IP do seu roteador e deseja descobrir, geralmente há uma etiqueta em baixo do roteador com essas informações, mas caso não tenha, pode ser feito de uma maneira simples.
A configuração necessária para ligar dois roteadores
No PC, digite CMD no menu iniciar, acesse o prompt de comando e digite o seguinte comando: ipconfig.
Você verá uma lista com os adaptadores de rede, se estiver conectado por cabo, o nome do adaptador será algo relacionado a Ethernet; se estiver por Wi-Fi, o nome do adaptador terá relação com Wireless ou Wi-Fi.
Agora que sabemos o gateway padrão, podemos prosseguir para a configuração. Para isso, basta abrir um navegador de internet e digitar o IP encontrado. (Os dados de login e senha também ficam em baixo do roteador, alguns são admin, outros você define a senha no primeiro acesso).
Antes de transformar o roteador em um AP você já pode configurar o básico, como o nome de rede (SSID) e senha. Não é aconselhável colocar o mesmo nome da rede, pois dependendo dos modelos dos roteadores, pode haver incompatibilidades, por exemplo, em dois roteadores de marcas e modelos diferentes estando com o mesmo nome da rede. Para que você consiga interligar vários roteadores com o mesmo nome de rede, é preciso montar uma rede mesh.
Agora será necessário alterar o modo de operação do roteador para AP/Access Point (lembre-se que o seu roteador deve ser compatível). Não há como sabermos exatamente onde isso irá ficar no seu roteador, pois muda de roteador para roteador, o melhor a ser feito é ir “mexendo” até encontrar.
Confira o vídeo completo para mais informações.
🔵 Canal no Youtube | Inscreva-se! 🔵
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Facebook | Twitter
Autor: Maxsuell Roger
Leia também – Qual cabo de rede usar? Cat5e? Cat6? Cat7? ou Cat8?