- Publicidade -

Distância máxima de comunicação NodeMCU

- Publicidade -

O teste a seguir trata-se de um de três experimentos realizados para provar o protótipo SIMPIP  (Sistema de Interligação e Monitoramento dos Pontos de Iluminação Pública) desenvolvido para obter uma Iluminação Pública Inteligente. Aos poucos estarei trazendo mais artigos para o Blog sobre este trabalho.

Siga o MAX dicas: Canal no Youtube | Instagram | Facebook | Twitter

Cenário 1 – Distância

Com o intuito de verificar a distância possível de uma comunicação estável, foi configurado um NodeMCU em modo AP e três NodeMCUs configurados de forma diferente, sendo verdadeiros nós mesh, emissores e receptores que se auto organizam na rede, possuindo a função de enviar status a todos os nós da rede e receber mensagem do nó mais próximo, conforme Figura 1.
Figura 1 – Monitor serial de um nó da rede enviando status e recebendo mensagem
 
Fonte: Autoria própria
O AP, juntamente com um segundo NodeMCU de função diferente a dele, foram alimentados a tensão necessária de funcionamento. Foi conectado um nó emissor/receptor ao notebook para depuração da comunicação. Para medir a distância foi utilizado o GPS de um smartphone, assim distanciando gradativamente até que a comunicação começasse a falhar, foi constatado a veracidade da informação obtida no documento da Espressif (ESP8266, 2016), que os nós poderiam se comunicar até 100 metros de distância.
O resultado obtido foi exatamente este, conforme Figura 2. Vale ressaltar que o alcance do dispositivo não é direcionado à um só lugar, na teoria se estivesse em um ambiente aberto, sem barreiras o sinal alcançaria 100 metros em todas as direções. Vale ressaltar ainda que neste experimento não foram utilizados os componente dentro da luminária.
Figura 2 – Esquema e resultado do experimento 1
Fonte: Autoria própria
De acordo com a Figura 3, alcançado os primeiros 100 metros (Ponto B), o NodeMCU foi alimentado por um power bank (carregador portátil), e pendurado a um poste, para que fosse possível realizar a comunicação de mais um nó na rede. Distanciando-se gradativamente do Ponto B, novamente o limite para uma comunicação estável foi de 100 metros. Concluindo-se que em 200 metros (Ponto C), houve uma excelente comunicação mesh.
Figura 3 – Detalhes do experimento que verificou distância de comunicação entre os nós
Fonte: Autoria própria

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

Referências 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais