Segundo o site Apple Insider, a empresa irá utilizar diferentes níveis de painéis OLED entre o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro. Diferenciando ainda mais os dois modelos entre si. A Samsung Display, fornecedora da Apple, usará materiais mais avançados para fabricar a tela do Pro.
Ao passo que a versão básica do smartphone reaproveitará os mesmos materiais usados na geração anterior. Segundo o TheElec, a jogada visa cortar custos. A Samsung Display fornecerá painéis OLED para todos os quatro modelos da série iPhone 14. Incluindo o iPhone 14 Pro.
Enquanto sua rival, a LG Display, estará fornecendo materiais para apenas dois modelos. Um conjunto de materiais OLED é composto por dopante, host e prime. E outros materiais usados para formar os pixels vermelho, verde e azul.
Materiais
A Samsung Display chama seus conjuntos de materiais usados nos Galaxy da Samsung, bem como nos novos iPhones da Apple, de série M. Que começaram a ser usados em smartphones Galaxy e iPhones a partir de 2019. E agora serão usados também no iPhone 14 Pro.
Os dois modelos topo de linha da série iPhone 14, o iPhone 14 Pro e Pro Max (suposto nome), usarão o conjunto de materiais M12 da Samsung. O mesmo conjunto utilizado nos smartphones Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4. Os próximos topos de linha dobráveis da marca.
Enquanto os modelos mais básicos usarão o conjunto de materiais M11. De 6,1 polegadas e 6,7 polegadas da série iPhone 14.
Esses telefones terão painéis OLED de filme fino (TFT) de silício policristalino de baixa temperatura (LTPS). Que são menos avançados do que os painéis TFT OLED de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO). Usados nos modelos premium.
E que permitem até 120 Hz de taxa de atualização. Antes disso, a fabricante de telas sul-coreana usou seus conjuntos LT em 2017. Para o primeiro iPhone OLED da Apple até então, o iPhone X. E em 2018, novamente, para o iPhone XS.
O que mais sabemos sobre o iPhone 14 Pro?
Segundo informações vazadas pelo leaker anônimo iHacktu mês retrasado, teremos um grande salto de desempenho. E podemos esperar que o iPhone 14 Pro tenha performance significativamente superior ao iPhone 13 Pro.
Com o chip A16 tendo CPU e GPU com velocidades, respectivamente, 42% e 35% mais rápidas do que o A15. Tamanhos ganhos não eram vistos desde o lançamento do A10 no iPhone 7. Que tinha performance CPU/GPU 40% e 50% superiores ao A9 do iPhone 6s.
O iPhone 14 Pro também deve trazer grandes melhorias em uso e carregamento de bateria. Com duas horas e dez minutos adicionais de duração de uso. E capacidade de atingir 50% de carga em apenas 16 minutos. Sendo, em teoria, duas vezes mais rápido que o iPhone 13 Pro.
Embora o histórico de precisão dos vazamentos de iHacktu não seja perfeito, uma postagem do respeitado insider ShrimApplePro aponta no mesmo sentido. Segundo o insider, todo esse desempenho extra se origina da memória RAM LPDDR5 utilizada no dispositivo.
Esse tipo de RAM é 1,5 vezes mais rápida e 30% mais energeticamente eficiente do que a LPDDR4X. A qual foi utilizada em modelos anteriores do iPhone. E que deve também ser usada nas versões regulares do iPhone 14, que devem contar com chips A15.
Câmeras
Quanto às câmeras, espera-se que o iPhone 14 Pro também dê um salto em resolução. Assim com suas versões não Pro. E um grupo de câmeras mais saltado na traseira do smartphone. Rumores indicam que este conjunto contará com uma principal de 48 MP.
Teoricamente, possibilitando gravações de vídeo em resoluções de até 8K com ela. Provavelmente para correr atrás do prejuízo. Já que, apesar de ainda pouco comuns, alguns celulares Android já fazem isso há um tempo. Como o Zenfone 8 da ASUS, lançado ano passado.
Por isso, a Apple pode novamente alcançar outro marco com fotos em ambientes de pouca luz. Dividindo esses 48 MP em 4 grupos, para atingir fotos de 12 MP com grande alcance dinâmico. E com zonas de sobras aprimoradas.
Entretanto, rumores sugerem que modelos abaixo do iPhone 14 Pro contaram com os velhos sensores principais de 12 MP. E a nova câmera de selfie, supostamente, contará com maior ângulo de abertura. Além de foco automático, ao invés de fixo.
Espera-se, ainda, que as versões Pro venham com o tradicional conjunto triplo de câmeras. À medida que os outros modelos devem vir com um grupo duplo.
Leia também: iPhone 14 enfrenta problemas de produção e Apple toma providências
iPhones 5G – Tribunal colombiano proíbe aparelhos no país
iPhone 14 Pro – Performance superior ao iPhone 13 Pro