- Publicidade -

TP-Link Archer C80: Só falta Wi-Fi 6 nesse roteador

O roteador TP-Link Archer C80 entrega uma variedade de recursos e tecnologias interessantes para um roteador AC1900. E atualmente pode ser encontrado por um preço bem acessível. Principalmente levando em conta o seu custo-benefício. Vamos dar uma olhada!

- Publicidade -

Especificações e Tecnologias do TP-Link Archer C80

O TP-Link Archer C80 é um roteador dual band AC1900. No quesito velocidades máximas teóricas, ele pode alcançar até 600 Mbps em 2, 4 GHz. E até 1.300 Mbps em 5 GHz. Ele também suporta MU-MIMO 3×3, possibilitando comunicação simultânea com múltiplos usuários.

Desde que seus dispositivos sejam compatíveis, obviamente. Além de Beamforming, que é a capacidade de concentrar sinal de Wi-Fi para clientes individualmente. Melhorando a velocidade e estabilidade da conexão cliente/roteador.

- Publicidade -

E ainda possui algumas funções singulares, como o fortalecimento da potência de transmissão. Que aumenta a cobertura de sinal Wi-Fi do TP-Link Archer C80. Ou o Airtime Fairness, que gerencia o tempo de comunicação entre cliente e roteador.

Pois alguns dispositivos, principalmente os mais antigos, às vezes demoram muito para se comunicarem com o roteador. Causando, assim, atrasos e lentidão na sua rede. Assim, o TP-Link Archer C80 usa esse recurso para priorizar os dispositivos mais rápidos.

Distribuindo sua largura de banda de forma justa entre os dispositivos clientes. Quanto ao hardware, o Archer C80 vem equipado com uma CPU de 1,2 GHz. Mas a TP-Link não costuma fornecer informações sobre o resto. Como RAM e armazenamento, por exemplo.

Fora que também dispomos de suporte a tecnologia OneMesh. Que, diferente de uma rede Mesh tradicional, usa repetidores Wi-Fi para estender sua rede. E suporte ao padrão de segurança Wi-Fi WPA3, o mais recente e seguro.

- Publicidade -

Unboxing do TP-Link Archer C80

Caixa do roteador TP-Link Archer C80
Caixa do roteador Archer C80 (Imagem: Max Dicas)

Na caixa temos um vislumbre do TP-Link Archer C80 e algumas de suas especificações. Dentro dela temos, como de costume, alguns guias de instalação e cartão de garantia. Além do roteador em si, um cabo de rede CAT.5e, e uma fonte de 18W.

Quanto ao design, o C80 tem uma aparência realmente interessante. Sendo bastante geométrico, mas com um topo arqueado texturizado. De superfície pouco propensa a manchas e sujeira. Um ponto positivo no quesito limpeza.

Além disso, temos 4 antenas e 4 portas Ethernet Gigabit. Sendo uma delas LAN, destacada em azul. Mais uma entrada para fonte de energia, botão liga/desliga, botão WPS/Wi-Fi e botão Reset interno. Embaixo dele, temos entradas de ar e dados de acesso à rede.

Configuração básica do TP-Link Archer C80

Agora, vamos conectar o TP-Link Archer C80 ao equipamento da nossa provedora e ligá-lo. Em seguida, vamos nos conectar à rede Wi-Fi gerada por ele. E podemos configurá-lo inicialmente de duas formas. Pelo app TP-Link Tether ou via navegador web.

Para configurar via navegador web, vamos inserir o endereço IP do roteador na barra de pesquisa de qualquer navegador. Ou digitar “tplinkwifi.net”. Ao apertarmos “Enter”, seremos redirecionados para a página de configuração inicial do roteador.

Onde definiremos a senha de login como administrador. E a seguir, o fuso horário desejado. Na próxima etapa, vamos ativar a detecção automática de tipo de conexão e seguir adiante. E avançaremos direto pela etapa seguinte.

Em seguida, vamos definir os novos nome e senha das redes do roteador. Então, devemos nos conectar novamente à rede. Vamos avançar e o sistema fará um teste de conexão. Por último, podemos criar uma conta TP-Link ou não, pulando essa etapa.

Sistema web

No final, estaremos dentro do sistema web do TP-Link Archer C80. Se o sistema estiver em inglês, como foi o nosso caso, é possível utilizar recursos de tradução integrados. Dependendo do seu navegador e das funções disponíveis nele, é claro.

Na página inicial, já temos alguns atalhos para configurações rápidas do sistema. Incluindo monitoramento da rede e bloqueio de clientes. Enquanto nas outras páginas temos ainda mais configurações. Como tipo de conexão, nome, senha e ocultação de rede, por exemplo.

Principalmente na página “Avançado”, onde ficam as opções de configuração mais completas do sistema. Dentre as quais temos rede, controle dos pais, linguagem do sistema e modo de operação do roteador. Além de QoS, segurança e encaminhamento NAT.

A maioria destes controles também podem ser feitos via aplicativo TP-Link Tether.

Testes Wi-Fi do TP-Link Archer C80

Testes Wi-Fi do roteador TP-Link Archer C80
Testes Wi-Fi do roteador Archer C80 (Imagem: Max Dicas)

Seguimos agora para os testes de velocidade e alcance Wi-Fi do TP-Link Archer C80. Perto do roteador, conseguimos máximas de 115 Mbps de download e 127 Mbps de upload em 2,4 GHz. Enquanto, em 5 GHz, alcançamos 652 Mbps de download e 670 Mbps em upload.

Já a média distância, obtivemos 51 Mbps de download e 27 Mbps de upload em 2,4 GHz. E 153 Mbps de download e 44 Mbps de upload em 5 GHz.

Ao passo que, no ponto mais crítico, extraímos 60 Mbps de download e 25 Mbps de upload. E 63 Mbps de download e 18 Mbps de upload para as respectivas redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

Considerações finais sobre o TP-Link Archer C80

Vamos então aos nossos comentários finais sobre TP-Link Archer C80. Começando pelo design, o Archer C80 tem um desenho que fica entre custo-benefício e topo de linha. O que está de acordo com a categoria intermediária do produto.

Quanto ao sistema e aplicativo, ambos oferecem todas as configurações básicas necessárias a um usuário comum. E até um pouco mais, como a opção de controle de banda e controle parental. A navegação por ambos também é bastante fácil e intuitiva.

Já no que tange à performance, comparado a outros roteadores do mesmo preço (R$ 370-380) e categoria, o Archer C80 sai na frente. Inclusive, ele encara facilmente até alguns roteadores Wi-Fi 6 de entrada. Como o Mercusys MR70X, por exemplo.

E pelo fato de ter um excelente alcance, é também uma ótima opção para internet rural, visto que em várias regiões do Brasil já é possível usar internet rural, com velocidades acima de 100 Mbps.

Se o TP-Link Archer C80 pudesse formar uma rede Mesh com outros C80. E tivesse suporte a Wi-Fi 6, seria simplesmente a melhor opção custo-benefício do mercado. Mas, com todos os seus recursos, ele definitivamente ainda é uma das mais atraentes!

E aí, o que você achou do TP-Link Archer C80? Vale a pena ou não? Deixe sua opinião nos comentários! Continue nos acompanhando para mais conteúdo de qualidade e não se esqueça de conferir nossos vídeos para mais detalhes:

Leia também: Roteadores custo-benefício 2022: Os 10 melhores modelos para comprar (atualizado)

Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6E é lançado (Archer AXE75)

Mercusys MR70X: Roteador Wi-Fi 6 custo-benefício da TP-Link

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais