Fundada por Mark Zuckerberg, a empresa controladora do Facebook, Meta, está firme em seus planos de um construir um mundo virtual próprio. O que é conhecido no âmbito tecnológico como “metaverso”.
Nesta quarta-feira, Mark Zuckerberg, CEO da companhia, teve uma entrevista com a CNBC. Durante a ocasião, ele nos deu uma pequena amostra do seu grande projeto para transformar seu metaverso em uma máquina de dinheiro.
Declarações de Mark Zuckerberg
“Esperamos basicamente chegar a cerca de um bilhão de pessoas no metaverso, fazendo centenas de dólares em comércio cada. Comprando bens digitais, conteúdo digital, coisas diferentes para se expressar”. Disse Mark Zuckerberg.
“Sejam roupas para seu avatar ou diferentes bens digitais para sua casa virtual, ou coisas para decorar sua sala de conferência. Utilidades para ser mais produtivo em realidade virtual e aumentada, e em todo o metaverso no geral”.
Existe fundamento no que ele diz?
A teoria de Mark Zuckerberg de que a Meta alcançará 1 a marca de bilhão de habitantes no seu mundo virtual é questionável. Mas uma coisa é certa: ele está determinado a fazer isso acontecer. Com os anúncios constantes da empresa para confirmar.
Isso dá a eles um certo renome. E mesmo com perdas recentes, eles ainda têm muito dinheiro e energia para gastar tentando realizar sua visão. Fora que eles também já têm os headsets autônomos de realidade virtual mais “acessíveis” do mercado.
O Oculus Quest e o Oculus Quest 2. Já é meio passo andado. Dessa forma, o potencial da Meta de se tornar a maior e mais poderosa titã do vindouro universo virtual é bem real.
Os perigos do mundo virtual de Mark Zuckerberg
O Facebook já foi, e ainda é muito criticado pelas tendências manipulativas presentes na plataforma. Isso por si só já é motivo de preocupação. Inclusive, a companhia já tentou por diversas vezes estabelecer sua própria moeda digital global.
Para uso dentro do seu metaverso. Obviamente, esse plano foi barrado por várias agências reguladoras. Embora ainda possamos esperar que ativos digitais, como criptomoedas e NFTs, desempenhem uma função importante nesse quesito.
Mas no final das contas, isso só significa que existem debates a serem feitos. Sobre quem controla esse espaços virtuais que estão por vir, para quais fins e como fazem isso.
Leia também: ASUS Zenbook – Nova linha de Notebooks Premium chega ao Brasil
PCI Express 7 será 8 vezes mais rápido do que o PCI Express 5
Netflix pode começar a liberar episódios de séries semanalmente