A linha de Mini PCs Intel NUC deixará de ser fabricada pela marca. Segundo a empresa, eles estão decididos a cessar investimentos diretos na produção de NUCs. Porém, isto não significa que os dispositivos serão extintos, pois estão encorajando parceiros a continuarem a linha.
Breve histórico das NUCs Intel
Os NUCs (“Next Unit of Computing”, ou próximas unidades de computação) são uma categoria de Mini PCs Intel voltada para consumidores que prezam por dispositivos compactos. E podem ser utilizados para diversos propósitos, como servidores domésticos ou até consoles de jogos.
A companhia começou a promover sua linha de Mini PCs em 2012, há mais de uma década. Contudo, os PCs compactos só foram lançados no ano seguinte. Desde então, a linha passou por diversas gerações diferentes que traziam mais recursos e poder de processamento.
Esta linha de Mini PCs Intel foi vista por muitos como uma resposta à linha Mac Mini da Apple. Embora as NUCs da Intel sejam bem menores, em comparação. As máquinas são compatíveis com o sistema operacional Windows e Linux.
Mas além de mirar no mercado de PCs tradicional, os Mini PCs Intel também tentaram a sorte no segmento gamer. Todavia, a Intel esbarrou em algumas pedras pelo caminho. Trocar GPUs Nvidia por GPUs Arc causou aumento de preços, e aumentou o tamanho dos compactos.
Por que Intel deixará de investir na linha?
Não temos uma explicação oficial da Intel sobre a interrupção dos investimentos na linha. Todavia, podemos fazer alguns palpites baseado em análises do mercado de PCs compactos. Primeiramente temos a competição com os Mac Mini, além de opções da Dell e Lenovo.
Que é bastante acirrada, por falar nisso. Em segundo lugar, observou-se uma queda de 13,4% em vendas no mercado global de PCs no 2º trimestre de 2023. Além disso, os Mini PCs Intel tiveram que encarar abril, que trouxe uma das maiores quedas trimestrais (28%) da Intel.
Inclusive, o segmento de NUCs da empresa não foi o único afetado por isso. A linha de memórias Optane também foi descontinuada. E a Intel vendeu seu serviço de montagem de servidores para a empresa Mitac, de Taiwan, ainda em abril.
Os NUCs foram apenas as vítimas mais recentes das medidas de cortes de gastos da companhia. Em março a Intel havia lançado o NUC 13 Pro, uma plataforma compacta totalmente customizável de codinome Arena Canyon. Com uma enorme variedade de configurações.
Este NÃO será o fim dos Mini PCs Intel
Mas apesar de este parecer o fim definitivo dos Mini PCs Intel NUC, não é bem assim. Isto pois, de acordo com uma declaração de Mark Walton. Gerente de comunicações de computação de clientes e gráficos, a Intel está estimulando parceiros a assumirem a produção da linha.
“Decidimos interromper o investimento direto na Next Unit of Compute (NUC) Business e dinamizar nossa estratégia para permitir que nossos parceiros do ecossistema continuem a inovação e o crescimento da [linha] NUC”, diz Walton.
A empresa enfatizou, no entanto, que os modelos de NUCs atualmente disponíveis no nmercado continuarão a receber suporte técnico. E que a decisão não impactará seus negócios de CCG (“Client Computing Group”) nem de NEX (“Networ and Edge Computing”).
E aí, curtiu nossa matéria sobre os Mini PCs Intel? Compartilhe-a, então! E o que você acha que será do futuro da linha? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre PCs e notebooks, confira nossos vídeos:
Leia também: Kaspersky, O Melhor Antivírus: Proteja seu PC de QUALQUER AMEAÇA
Processadores Intel Core passam por grande mudança, e isso pode causar confusão
Wi-Fi 7 Intel: Demonstração alcança velocidade incrível de 5 Gbps