Recentemente revelado, o novo smartphone dobrável Motorola “redefine o que é possível com Inteligência Artificial e telas adaptáveis”. O protótipo, apresentado durante a Lenovo Tech World ’23, testa os limites das telas maleáveis e apresenta novas possibilidades para o uso de IA.
O produto desenvolvido pela divisão Mobility da empresa ostenta uma tela pOLED FHD+ flexível que dobra em diferentes pontos. Podendo ser modelada em vários formatos, para se adaptar a diversos cenários. E diferente dos dobráveis atuais, dispensa uma dobradiça externa.
Quando esticado, a tela do novo smartphone dobrável Motorola mede 6,9”. Porém, o telefone pode ser dobrado de forma a ficar de pé numa mesa. Neste modo, a tela utilizável mede 4,6” e roda uma forma compacta do sistema Android. Além disso, pode ser usado como smartwatch.
Novos conceitos e aplicações para IA
E como a bola da vez no mundo da tecnologia é a moda da inteligência artificial, a Motorola não poderia ficar de fora! Mirando a importância de uma experiência personalizada para seus usuários, a marca buscou uma solução para trazer um gostinho único ao telefone usando IA.
O resultado foi um modelo de Inteligência Artificial generativa integrado que roda localmente no novo smartphone dobrável Motorola. Com este recurso, os usuários podem tirar ou fazer upload de fotos e o dispositivo cria papéis de parede que combinem com seu estilo.
A Lenovo também está desenvolvendo sua própria assistente pessoal, que deve ser disponibilizada tanto para celulares quanto PCs. Segundo a marca, esta assistente inteligente “nunca para de aprender”, adaptando-se ao usuário enquanto mantém sua privacidade.
Principalmente por rodar localmente no dispositivo ao invés de num servidor em nuvem. O conceito da “MotoAI” utiliza modelos de linguagem ampla (ou LLMs). Tornando possível responder perguntas dos usuários, escrever mensagens, agendar tarefas, e muito mais.
Além disso, ela também pode impulsionar sua produtividade com o recurso de sumarização de texto por IA. Essa função do novo smartphone dobrável Motorola permite resumir chats, e-mails e até grandes relatórios em pequenas notas para rápida compreensão.
Prático ou só uma ideia bacana?
É inegável que a ideia parece bem prática e se destaca do que outras empresas estão fazendo. Todavia, ainda deixa algumas dúvidas no ar, como qual seria o encaixe numa pessoa mais magra ou corpulenta. Já que o celular pode acabar escorregando dependendo do tipo físico da pessoa.
Ou até do tipo de movimento que ela realizar, como exercícios físicos por exemplo. Porém, não há dúvidas de que se o conceito for aprimorado poderia se tornar um grande sucesso! Inclusive, podendo redefinir o rumo da “corrida dos dobráveis” no mercado.
Preço e disponibilidade do novo smartphone dobrável Motorola
Infelizmente, a ideia ainda é só um conceito. Ou seja, nada de preço ou lançamento. Então, não temos garantia de que o novo smartphone dobrável Motorola chegará ao mercado consumidor. Até porque já vimos a Lenovo apresentar um protótipo parecido em 2016, chamado CPlus.
Embora sua maleabilidade fosse “menos confiável” segundo a própria marca. Essa revelação é mais como um “termômetro” para medir a empolgação do público com a ideia. Além de garantir que a marca está tentando coisas novas e ousadas! Mas, quem sabe, um dia vire realidade?
E aí, curtiu nossa matéria sobre o novo protótipo da Motorola? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre celulares, confira nossos vídeos:
Leia também: Fairphone 5: Celular ecológico tem CPU Qualcomm e 5 anos de garantia
OnePlus Open: Novo celular dobrável encara Mix Fold 3 e Galaxy Z Fold 5
Honor V Purse: Celular dobrável que também é bolsa?!