- Publicidade -

Redmi AX5400 (Branco): O melhor roteador Wi-Fi 6 custo-benefício hoje

- Publicidade -

O Redmi AX5400 (branco) é um dos mais novos lançamentos da Xiaomi. O roteador vem recheado de tecnologias e recursos Wi-Fi 6 para dar maior segurança, estabilidade, velocidade e robustez à sua rede. Tudo por um preço acessível. Vamos conhecê-lo melhor?

- Publicidade -

Especificações do Redmi AX5400 (branco)

O Redmi AX5400 (branco) é um roteador dual band. Que opera com o padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) nas duas bandas. No quesito velocidade Wi-Fi, ele pode teoricamente atingir até 574 Mbps em 2,4 GHz. E até 4.804 Mbps em 5 GHz.

Segundo a Xiaomi, ele suporta até 248 dispositivos conectados simultaneamente. Embora não recomendemos isso a ninguém.  O roteador conta com uma CPU dual-core de 1 GHz da Qualcomm, mais uma NPU single-core de, também, 1 GHz.

- Publicidade -

Temos também memória RAM de 512 MB e ROM de 128 MB. Além de tecnologias como MU-MIMO 4×4, Beamforming, OFDMA, TWT, 4K QAM, BSS Coloring e WPA3. E suporte à tecnologia de rede Mesh. Podendo expandir sua rede conectando outros roteadores Xiaomi compatíveis.

Unboxing do Redmi AX5400 (branco)

- Publicidade -

Fazendo algumas breves observações sobre a caixa, parece que eles “reciclaram” a caixa do Redmi AX6. Que, ironicamente, compartilha do mesmo design do Redmi AX5400. A caixa é cheia de informações na traseira, que estão em Chinês.

Dentro da caixa, temos o Redmi AX5400 branco em si, embalado em plástico. Acompanhado de um guia de instalação, um cabo de rede CAT.5e, e uma fonte de alimentação (padrão Chinês).

O Redmi AX5400 possui 6 antenas, 4 portas Ethernet Gigabit (1 WAN, destacada em azul, e 3 LANs) e um botão de ativar rede Mesh. Na traseira ainda temos entrada para fonte e botão Reset interno.

Em cima do aparelho temos várias entradas de ar, assim como embaixo. Onde temos apoios de plástico e buracos para o pendurar na parede. E já adiantamos que é um roteador que não esquenta fácil. Sua solução de arrefecimento é realmente muito boa.

Configuração básica do Redmi AX5400 (branco)

Com o Redmi AX5400 branco ligado e conectado ao equipamento da provedora, vamos realizar a configuração básica. Como não conseguimos configurar via aplicativo Mi Home, vamos realizar a configuração pelo navegador.

Ao nos conectarmos à rede gerada pelo Redmi AX5400, devemos ser redirecionados automaticamente para a página que precisamos. Do contrário, é só digitar o endereço IP do roteador na barra de endereços. Ou “miwifi.com”.

Na página, vamos desmarcar a opção de baixo e clicar no grande botão azul para avançar. Em seguida vamos definir nome e senha da rede, e desmarcar a primeira checkbox. Assim, não vamos usar a senha da rede como acesso às configurações de usuário.

Que é a abordagem mais segura e recomendável. Logo após, avançaremos de novo. Aguardaremos alguns segundos para que as configurações do Redmi AX5400 branco sejam aplicadas e seremos desconectados. Vamos, então, entrar na rede com a senha que criamos.  

Agora iremos ao aplicativo Mi Home. Com o nosso Redmi reconhecido, vamos adicioná-lo. Depois, entraremos com a senha de administrador e o emparelharemos. Escolheremos o cômodo de localização do dispositivo, definiremos seu nome e o favoritaremos.

Por fim, vamos concordar com os termos de uso. Pronto, nosso AX5400 está configurado!

Aplicativo Mi Home

Após o processo de configuração básica do Redmi AX5400 branco, podemos explorar o aplicativo livremente. É interessante ressaltar que agora o app está majoritariamente em Português. E que todas as configurações principais podem ser acessadas pela página inicial.

O aplicativo Mi Home também ficou mais completo no quesito opções de configuração recentemente. Por falar nisso, as opções de configuração incluem configurações de Wi-Fi, reinicialização automática, atualização de sistema e controle de banda.

É um aplicativo bem intuitivo, bastante completo e que engloba todas as opções básicas que um usuário comum precisa.

Sistema Web

Para acessar o sistema web do roteador, recomendamos usar um PC ou notebook. Conectados ao roteador, vamos entrar em um navegador e digitar o endereço IP do roteador ou “miwifi.com”. Assim como fizemos anteriormente.

De preferência, escolha um navegador com recursos de tradução integrados. Isso será bastante útil, considerando que o sistema do Redmi AX5400 branco está em Chinês. Já que se trata de um produto importado. Digitamos, então, a senha de acesso ao sistema e entramos.

O sistema conta com muitas das mesmas opções de configuração que encontramos no aplicativo. Contudo, não todas. Nós já dissemos algumas vezes antes, mas o sistema dos roteadores da Xiaomi precisa muito de uma atualização.

Testes de velocidade e alcance Wi-Fi

Passando agora para os testes de velocidade e alcance Wi-Fi, obtivemos excelentes resultados! No mesmo cômodo do roteador, alcançamos 114 Mbps de download e 210 Mbps de upload em 2,4 GHz. E 768 Mbps de download e 935 Mbps de upload em 5 GHz.

Já a médio alcance, conseguimos extrair 60 Mbps de download e 15 Mbps de upload do Redmi AX5400 branco em 2,4 GHz. E 358 Mbps de download e 107 Mbps de upload em 5 GHz.

Enquanto isso, no ponto mais crítico, o destaque fica para a banda de 5 GHz. Atingindo 355 Mbps de download e 146 Mbps de upload.

Nós também testamos a velocidade de transferência de arquivos na rede local. Tanto em download quanto em upload, a velocidade ficou por volta de 900 Mbps.

Rede Mesh

E ainda testamos a formação de rede mesh do Redmi AX5400 branco. Infelizmente, não conseguimos formar uma rede expandida com a versão gamer do roteador. Nem com um AX6000 da Xiaomi.

Mas em contrapartida, conseguimos formar uma rede de malha utilizando um Xiaomi AX3000 e um Redmi AX6. Pelo que pudemos ver, isso não acontece com todos os usuários do roteador. Mas vale a pena deixar essa ressalva.

A propósito, os roteadores precisam ser da mesma versão para que a rede mesh funcione. Geralmente roteadores versão chinesa e global não conseguem formar uma rede de malha entre si.

Considerações finais sobre o Redmi AX5400 (branco)

Bem, tirando o pequeno problema que tivemos com a formação de rede mesh, o Redmi AX5400 branco é um roteador que nos surpreendeu muito positivamente. A proposta dele é ser um produto custo-benefício, então o design é bem simples.

Porém, eficiente. A solução de refrigeração não deixa que o aparelho esquente acima do que deveria. O sistema web é estável e supre todas as necessidades básicas, apesar de já estar meio defasado. O aplicativo, no entanto, melhorou bastante e até substitui o sistema facilmente.

No quesito velocidade e alcance, ele conseguiu entregar muita velocidade! Graças a seus 6 amplificadores independentes, entre outros recursos. Ficando em 2º lugar no ranque de melhores roteadores que já testamos.

Atualmente, o produto pode ser encontrado para importação na faixa dos R$ 400,00. O preço, todavia, tende a variar com o tempo.

E aí, curtiu nossa resenha do Redmi AX5400 branco? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste roteador Redmi? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, não deixe de conferir nosso vídeo:

Leia também: POCO F4 – Analisando o novo bom e barato da Xiaomi

ASUS RT-AX3000 – Um intermediário com tudo que um usuário precisa

Orionas é boa? Testamos SSD e RAM da marca!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais