
- Publicidade -
- Publicidade -
Rússia usa Starlink, internet via satélite de Elon Musk, em guerra contra Ucrânia, diz inteligência ucraniana. Segundo a agência ucraniana, a 83ª brigada de assalto russa estaria usando o serviço em Donetsk. Nas cidades de Klishchiivka e Andriivka, que ficam na região ocupada.
Porém, tanto a SpaceX quanto o multibilionário negam tais acusações. Que se baseiam num trecho de áudio de 12 segundos de uma conversa entre soldados russos. Na qual é possível ouvir um deles dizer “Starlink operando, temos internet”.
Além disso, como apontado pelo site TechSpot, Andriy Yusov, porta-voz da agência ucraniana, disse que vários casos de uso da Starlink pela Rússia foram registrados em entrevista ao The Guardian. E que o fenômeno está começando a “tomar uma natureza sistêmica”.
- Publicidade -
O que dizem Musk e a SpaceX sobre a questão?
- Publicidade -
Musk escreveu em uma postagem no X (antigo Twitter) que as acusações de que estaria vendendo terminais Starlink para a Rússia são “categoricamente falsas”. E que, pelo seu conhecimento, nenhum dispositivo Starlink foi vendido direta ou indiretamente à Rússia.
Já a postagem da SpaceX sobre a Rússia utilizar Starlink diz que a empresa não faz negócios com o governo ou militares russos. E que sequer opera no país, assim como em Dubai. Sem falar que não autorizou quaisquer intermediários, revendedores ou distribuidores de o fazer.
“Se a SpaceX obtiver conhecimento de que um terminal Starlink está sendo usado por uma parte sancionada ou não autorizada, investigaremos a reclamação e tomaremos medidas para desativar o terminal, se confirmado”, diz a empresa.
Rússia usa Starlink para guerra clandestinamente?
Entretanto, nenhuma das mensagens nega explicitamente que a Rússia possa ter obtido equipamentos Starlink clandestinamente. E que os esteja usando em territórios ocupados na Ucrânia.
Inclusive, teorizou-se que a Rússia usa Starlink falsificando a localização dos terminais para contornar a cerca geográfica e fazê-los aparecer em locais permitidos. Mas os terminais ainda podem ser usados em locais que a SpaceX liberou para ajudar os ucranianos.
Já que a SpaceX forneceu milhares de terminais à Ucrânia e manteve o serviço em funcionamento desde o início da guerra. Algo pelo qual o país inicialmente ficou muito grato e que deixou a Rússia bem irritada.
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre Starlink, confira nossos vídeos:
Leia também: Starlink direto no celular? SpaceX terá serviço de telefonia por satélite em 2024
Como Instalar Roteador Na Starlink: Configurando Outro Roteador Na Rede
Teste da internet Starlink de Elon Musk! Vale a pena?