A fabricante de chips Intel anunciou nesta segunda-feira que irá produzir chips para a MediaTek. Sediada em Taiwan, a MediaTek é uma das maiores empresas de design de chips do mundo. O acordo é um dos anúncios mais importantes desde seu negócio de fundição ano passado.
Mas o que é uma empresa de fundição? Bem, é uma empresa que constrói chips projetados por outras empresas. E a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) é a principal companhia da área. Enquanto a Intel sempre tendeu a produzir os próprios chips.
Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services, disse à Reuters em entrevista: “É muito importante para nós envolvermos um cliente de Taiwan. E eles apostarem em nós para crescermos e tentarmos isso. Portanto, essa é uma grande conquista de cliente âncora”.
O acordo parece estar indo pelo caminho certo
Dan Hutcheson, economista de chips da TechInsights, disse que havia dúvidas no setor. Sobre se a Intel poderia realizar o negócio de fundição. Mas o acordo com a MediaTek mostra que está no caminho certo.
E seus investimentos, inclusive no recrutamento dos executivos certos, estão valendo a pena.
“Quando você entra em uma fundição, está colocando em risco cerca de dois anos de trabalho”. Disse Hutcheson sobre o risco para empresas de design de chips como a MediaTek.
“Se algo acontecer e a fundição não conseguir, você perdeu aquela janela de design naquela janela de mercado.”
Quantos chips a Intel irá produzir?
Embora a Intel não tenha dado detalhes financeiros do acordo ou dito quantos chips estaria produzindo para a MediaTek, ela disse que os primeiros produtos serão fabricados nos próximos 18 a 24 meses.
E serão baseados em uma tecnologia mais madura. Processo chamado Intel 16, com os chips usados em dispositivos inteligentes.
“A MediaTek sempre adotou uma estratégia de multi-sourcing”, disse a MediaTek em comunicado.
“Além de manter uma parceria próxima com a TSMC em nós de processos avançados, essa colaboração aumentará o fornecimento da MediaTek para nós de processos maduros”.
A Intel também anunciou anteriormente que seu negócio de fundição assinou acordos com a Qualcomm Inc e a Amazon.com.
Leia também: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 – Data de lançamento do novo chip é anunciada
PCI Express 7 será 8 vezes mais rápido do que o PCI Express 5
Os primeiros chips Wi-Fi 7 da Broadcom são revelados