- Publicidade -

Os primeiros chips Wi-Fi 7 da Broadcom são revelados

- Publicidade -

A Broadcom anunciou em abril de 2022, uma nova coleção de cinco chips com suporte ao padrão Wi-Fi 7, a próxima geração de redes sem fio, o que é uma excelente notícia para entusiastas do Wi-Fi!

- Publicidade -

Embora a Broadcom não seja a primeira a fazer anúncios nesse sentido, com a Qualcomm tendo pego a dianteira no início do ano, ela ainda é a mais bem-sucedida marca vendedora de chips Wi-Fi do mercado.

Inclusive, a maioria dos transmissores Wi-Fi 6 e 6E da atualidade operam com um chip integrado da Broadcom. E de acordo com o marketing da companhia, até agora a fabricante já distribuiu um bilhão de chips Wi-Fi 6/6E. E os chips Wi-Fi 7 vem atrás a todo vapor.

O que trazem esses chips Wi-Fi 7?

- Publicidade -

wi-fi 7 broadcom
Wi-Fi 7 entrega maior velocidade, maior alcance e menor latência (Imagem: Divulgação / Broadcom)

Os novos chips abarcam todas as principais características da mais nova geração de Wi-Fi, incluindo diferentes taxas de velocidade e aplicações de hardware, tanto no lado transmissor quanto no lado receptor.

Dos cinco novos chips, quatro são designados para pontos de acesso e um para clientes Wi-Fi. A empresa afirma que todos eles suportam a nova modulação de 4.096QAM, e cumprem todas as especificações impostas pela IEEE e pela WFA.

- Publicidade -

Se você ainda não está familiarizado com o Wi-Fi 7, basta saber que esta tecnologia usufrui do dobro da velocidade teórica dos padrões Wi-Fi 6 e 6E, com mais eficiência, menor latência e maior cobertura. Mas voltando aos chips, são eles:

BCM67263 – Topo de linha residencial

Projetado para o mercado de pontos de acesso domésticos, este chip muito provavelmente será incorporado em roteadores residenciais e/ou sistemas Mesh. Ele deve ser adicionado a uma solução Wi-Fi 6 pré-existente para formar um serviço Wi-Fi completo.

Suas principais características englobam suporte a conexões Wi-Fi 7 de 4 fluxos, velocidade teórica de até 11,5 Gbps, transmissor único de 6 GHz, largura de banda de 320 MHz e Operações Multi-Link (MLO).

BCM6726 – Intermediário residencial

Sendo também pensado para o mercado doméstico, este chip tem um pouco mais a oferecer no quesito conectividade sem fio. Entretanto, ao custo de metade da largura de banda que o Wi-Fi 7 tem para oferecer.

Nomeadamente, temos suporte para conexões Wi-Fi 7 de 4 fluxos, transmissor único com suporte a bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, velocidade teórica de até 5,75 Gbps, largura de canal de 160 MHz e MLO.

BCM43740 – Topo de linha empresarial

Concebido para uso em pontos de acesso Wi-Fi empresariais, este poderoso chip é uma solução Wi-Fi integral. Não suportando, no entanto, MLO. Isto significa que com ele não há suporte a agregação de canais e/ou de banda.

Seus principais atributos incluem suporte para conexões Wi-Fi 7 de 4 fluxos, transmissor único com suporte a bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, velocidade teórica de até 11,5 Gbps e largura de canal de 320 MHz.

BCM43720 – Custo-benefício empresarial

Também arquitetado para o mercado empresarial, este chip pode trabalhar com uma banda por vez, dando maior flexibilidade a fabricantes no que tange ao desenho do hardware. Em especial, pode-se usá-lo para entregar 3 bandas de uma vez ou apenas 2 em dado momento.

Suporta 2 fluxos de Wi-Fi 7, rádio único dedicado a escanear redes de 2,4 GHz, 5 GHz ou 6 GHz, velocidade teórica de até 2,88 Gbps, 160 MHz de largura de banda e MLO.

BCM4398 – Receptor de Wi-Fi integrado

chipset wi-fi 7 broadcom
Chip Broadcom BCM4398 (Imagem: Divulgação / Broadcom)

O único chip criado para o lado receptor, sendo o determinante da velocidade Wi-Fi 7 nos dispositivos clientes, ele também é compatível com Bluetooth 5.0. O chip inclui suporte a 2 fluxos de Wi-Fi 7, velocidade teórica de até 6,05 Gbps, 320 MHz de largura de banda e MLO.

Quando estarão disponíveis?

A Broadcom diz que está distribuindo amostras para parceiros de acesso antecipado e clientes de múltiplos segmentos, como varejistas e provedores de serviços. Todavia, não temos uma data exata para quando estarão disponíveis para clientes finais.

No melhor dos cenários, podemos esperar encontrar dispositivos Wi-Fi 7 com estes chips no final de 2023, ou início de 2024. E pode apostar que vamos tentar trazer alguns deles aqui no site quando pudermos!

Curtiu nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais