- Publicidade -

BOMBA!!! Primeiros celulares Wi-Fi 7 chegam em 2022

- Publicidade -

A espera acabou, os primeiros celulares Wi-Fi 7 devem chegar ao mercado ainda em 2022! É isso aí, graças ao novo chip topo de linha da MediaTek. O Dimensity 9200, que deve equipar novos smartphones premium da China a serem lançados até o fim do ano.

- Publicidade -

Os primeiros celulares Wi-Fi 7 estarão aqui antes do que imaginávamos. O processador recém-lançado é o primeiríssimo chip do mercado. A permitir suporte à 7ª geração de redes sem fio para smartphones. “Roubando” o pioneirismo na área para a empresa.

O Dimensity 9200 ainda promete ser 10% mais rápido, em tarefas multinúcleo. E ter uma performance de GPU 32% melhor, se comparado ao seu antecessor. O Dimensity 9000. Além de possuir um interior redesenhado para ser 25% mais econômico, energeticamente falando.

Quais as principais características do Wi-Fi 7?

- Publicidade -

Primeiramente, temos a nova largura de banda de 320 MHz. Que virá nos primeiros celulares Wi-Fi 7. E é o dobro da largura de banda presente na geração anterior. O novo canal de 320 MHz estará presente apenas na banda de 6 GHz. Já que ela permite alcançar as maiores velocidades.

Isso quer dizer que os primeiros celulares Wi-Fi 7 podem alcançar velocidades maiores. De 1,2 Gbps por fluxo em 160 MHz para 2,4 Gbps em 320 MHz. E também que, teoricamente, é possível alcançar velocidades de mais de 10 Gbps em 6 GHz. Isso graças aos seus 16 fluxos de dados.

4K QAM

- Publicidade -

QAM significa “modulação de amplitude em quadratura”. E basicamente quanto mais QAM tivermos mais velocidade bruta de transmissão Wi-Fi nós conseguimos.

O Wi-Fi 6 suporta 1.024 QAM. O que é surpreendente. Mas o Wi-Fi 7 suporta quatro vezes mais esse valor. Apesar de alguns roteadores Wi-Fi 6 também suportarem 4K QAM. A novidade é que isso será um padrão para a nova geração. Incluindo os primeiros celulares Wi-Fi 7.

Com 4.906 QAM, o Wi-Fi 7, além de entregar velocidades mais altas, também entrega maior eficiência. Quando trabalhando com clientes compatíveis, se comparado aos seus predecessores.

Operação Multi-Link

Especulava-se que os primeiros celulares Wi-Fi 7 seriam da linha Galaxy S24 da Samsung, mas parece que não é o caso
Especulava-se que os primeiros celulares Wi-Fi 7 seriam da linha Galaxy S24 da Samsung, mas parece que não é o caso (Imagem: transmedia.cl)

Operação Multi-Link, ou MLO (Multi-Link Operation), é para alguns a novidade mais promissora trazida pelo Wi-Fi 7. Essencialmente, trata-se de uma agregação de banda Wi-Fi. Similar à agregação de links em redes cabeadas, que já mencionamos aqui no site.

Esta operação combina duas bandas (5 GHz e 6 GHz) em uma única conexão Wi-Fi. Que pode ser dois tipos diferentes: de carga balanceada ou “failover”.

A MLO de carga balanceada permite unir duas bandas em um único link. E é a mais ideal para aqueles que querem a melhor velocidade Wi-Fi possível. Entretanto, ela requer que o dispositivo cliente suporte esta operação para funcionar. Como os primeiros celulares Wi-Fi 7 suportarão.

Já a MLO de failover só demanda suporte do roteador. E pode acabar sendo bastante utilizada em redes Mesh. Com esta operação, podemos, em tese, dizer adeus às quedas de sinal e desconexões casuais. Ainda mais com roaming.

Coordenação de Frequência Automatizada

A Coordenação de Frequência Automatizada, ou AFC (Automated Frequency Coordination), é uma tecnologia que se aplica mais a aplicações Wi-Fi de 6 GHz em espaços abertos.

Nestes ambientes podem haver aplicações que já usam esse espectro, como serviços de satélite e telecomunicações. Desta forma, o Wi-Fi 7 (assim como o 6E) não pode interferir com esses serviços. E é precisamente daí que vem a necessidade de usar AFC.

Recurso que será suportado primeiros celulares Wi-Fi 7. Com essa tecnologia, novos roteadores de 6 GHz vão checar uma base da dados registrada. Em tempo real. Para confirmar que sua operação não está afetando negativamente outro serviço registrado.

Incluindo outros roteadores de 6 GHz. Então, é como se a tecnologia AFC criasse um “espaço aéreo privado” livre. Espaço no qual um transmissor Wi-Fi pode operar sem todas aquelas restrições de regulação. Melhorando, assim, a cobertura e a velocidade de conexão.

E aí, curtiu nossa matéria? Então, compartilhe com os amigos! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais notícias imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par dos melhores produtos e lançamentos tecnológicos! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o Wi-Fi 7, confira nosso vídeo explicativo:

Artigo redigido com informações de Cnet e MediaTek

Leia também: Primeiro smartphone Wi-Fi 7 pode chegar em 2024

Wi-Fi 7 Intel: Demonstração alcança velocidade incrível de 5 Gbps

Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais