- Publicidade -

Como posicionar as antenas do roteador Wi-Fi para o melhor sinal?

- Publicidade -

Será que o posicionamento das antenas do roteador faz alguma diferença para a qualidade do sinal Wi-Fi? Nós nunca tínhamos analisado isso antes, mas, graças aos vários pedidos dos nossos seguidores, finalmente tiramos a prova. E a resposta é: sim! Mas como e por que isso acontece? Bem, fique tranquilo, pois vamos explicar.

- Publicidade -

Como funcionam as antenas do roteador

Primeiramente, precisamos entender que as antenas dos roteadores são omnidirecionais, ou seja, propagam sinal de Wi-Fi em “todas as direções”. Isso significa que é possível se conectar à rede gerada por eles em qualquer ponto em torno do roteador o qual tenha alcance de sinal.

Porém, os roteadores tendem a concentrar essa propagação horizontalmente, isto é, perpendicularmente ao eixo das antenas. Em consequência, pouco sinal é irradiado verticalmente. Mas isso é na teoria, será que isso se aplica na prática?

- Publicidade -

Testes de Wi-Fi

teste wi-fi com as antenas do roteador erguidas
Teste de velocidade Wi-Fi em 5 GHz com as antenas erguidas (Imagem: Max Dicas)

Fizemos alguns testes a distância com as antenas deitadas, e depois erguidas, para descobrir. Nos primeiros testes, conseguimos cerca de 17 Mbps de download e 34 Mbps de upload em 5 GHz, enquanto obtivemos cerca de 38 Mbps de download e 20 Mbps de upload em 2,4 GHz.

- Publicidade -

Já nos testes seguintes, com as antenas erguidas, atingimos cerca de 67 Mbps de download e 87 Mbps de upload em 5 GHz, e 43 Mbps de download e 23 Mbps de upload em 2,4 GHz. Além do claro aumento em velocidade, a intensidade de sinal também aumentou em torno de 10%.

Interpretando os resultados

Isto quer dizer que, para cobrir um ambiente em plano horizontal, manter as antenas levantadas proporcionará os melhores resultados.

Entretanto, se você tem uma casa de dois andares e apenas um roteador, por exemplo, é interessante deitar algumas das antenas dele. Assim, você também terá sinal de Wi-Fi sendo irradiado verticalmente, garantindo uma melhor cobertura.

Cabe dizer, porém, que será necessário fazer alguns testes você mesmo nesse caso. Isso pois o número de antenas varia com o roteador, e a maioria dos fabricantes não indica qual a banda em que determinada antena opera.

Considerações finais

Antes de concluirmos, devemos dizer ainda que também testamos esse princípio com roteadores que possuem antenas internas, para saber se isso também se aplica a eles. No entanto, não vimos qualquer diferença relevante nos testes.

Fora que vale ressaltar que o seu roteador deve ficar ao menos à altura de uma mesa do chão, e nada de colocá-lo dentro de armários ou móveis. É importante remover o máximo de barreiras possíveis para maximizar a propagação de sinal Wi-Fi dele.

E aí, curtiu nosso artigo? Compartilhe com seus amigos, então! Achou as dicas úteis? Deixe um comentário! Fique ligado no site Max Dicas para mais dicas tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, conhecimento e experiências. Para mais detalhes, não deixe de conferir nosso vídeo:

Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!

Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais