A plataforma Fire TV terá mais anúncios em breve, e usuários Prime terão de pagar uma taxa extra de $ 3 (R$ 15) se quiserem continuar sem ver propagandas. Haverão novos formatos de publicidade, acompanhados de maior intensidade de exposição a anúncios. Vamos entender isso melhor!
Anúncios contextualizados por Inteligência Artificial
Em entrevista exclusiva para o site StreamTV Insider, a diretora de publicidade, monetização e engajamento para Fire TV da Amazon (Charlotte Maines) falou sobre os planos. Uma das novas modalidades de anúncio está diretamente relacionada à Alexa e seu motor de IA generativa.
Mais especificamente, ao fazer uma busca de um filme por voz, além de encontrar o filme e obras “relacionadas”, o dispositivo Fire TV também exibirá propagandas relevantes. O Fire TV terá mais anúncios também no estilo de uma “telha patrocinada contextual”.
Provavelmente só um nome diferente para os já conhecidos blocos de anúncio que vemos diariamente na internet. Este formato permite que anunciantes mirem buscas específicas para exibir sua publicidade. Como uma busca por filmes de ação, por exemplo.
Mas também que utilizem Inteligência Artificial para contextualizar os anúncios automaticamente. A plataforma Fire TV terá mais anúncios assim por demanda dos próprios anunciantes, que há tempo vêm pedindo maior integração entre publicidade e função de buscas.
Ajuste na tela inicial
Segundo Charlotte, “simplesmente faz sentido” expandir a oferta existente de espaços para publicidade sem custos adicionais ao anunciante. Porém, indo além do uso de inteligência artificial e da abertura de mais espaço publicitário, temos um ajuste à tela inicial.
Alinhadamente ao que a Google fez com o Google TV este ano, a página inicial não mais mostrará apenas anúncios relativos a entretenimento. Ademais, os anunciantes agora podem comprar posições no display publicitário rotativo da página inicial, que se vê ao ligar um Fire TV.
Essa medida para inserir mais anúncios no Fire TV também deve ser “persistente”. O que significa que os usuários do sistema os verão continuamente enquanto navegarem a interface. Incluindo TVs, Fire Sticks e outros dispositivos Amazon. Usuários Prime podem continuar ser ver anúncios mediante tarifa de $ 3.
O aumento de anúncios no Fire TV está ligado ao aumento de espectadores do Fire TV Channels
Só que, além de ser uma demanda dos anunciantes, a nova prática de publicidade também é uma jogada de oportunidade por parte de Amazon. Já que de janeiro a setembro de 2023 a companhia viu a base de espectadores do Fire TV Channels crescer 788% nos EUA, ou 8x.
E suas horas assistidas por mês saltarem 285%, ou cerca de 3x, durante o mesmo período. Mais telespectadores assistindo cada vez mais, por sua vez, é uma oportunidade mais atraente para marcas se divulgarem. Resultando no aumento de anúncios no Fire TV.
Fica ainda mais aparente o quanto essa oportunidade é única quando se olha a sobreposição de audiência da plataforma Fire TV com concorrentes. Por exemplo, só há 23% de sobreposição com a audiência de canais da Samsung, 10% com usuários LG e 8% com usuários Roku.
E já são mais de 200 milhões de dispositivos Fire TV vendidos no mundo. Ou seja, existe um potencial inexplorado de alcance publicitário nestes dispositivos.
Potencial que a Amazon obviamente pretende desbloquear e transformar em dinheiro, já que não está nada fácil para o mundo do streaming. Enquanto isso, é melhor quem não é fã de anúncios já ir se acostumando com o novo normal…
Encerramento e conteúdo relacionado
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! E o que você acha do Fire TV com mais anúncios? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais artigos tecnológicos imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais sobre Amazon e streaming, não deixe de conferir nossos vídeos:
Leia também: Amazon Eero Max 7: Roteador Mesh Wi-Fi 7 da Amazon passa até 20 Gbps!
Amazon Echo Dot 5: Alexa mais INTELIGENTE e com MELHOR SOM
Amazon Echo Pop: Nova Alexa substituta do Echo Dot 3?