O Huawei WiFi BE3 é o primeiro roteador Wi-Fi 7 doméstico oficialmente vendido no Brasil, e já chega com preço bem competitivo para sua categoria. Nós tivemos o privilégio de estar no evento de lançamento do produto, e agora, finalmente podemos testá-lo e conhecê-lo melhor. Vamos lá!
Especificações técnicas e detalhes do novo roteador Huawei
Primeiramente, para quem não está familiarizado com o Wi-Fi 7, esta geração traz uma série de tecnologias Wi-Fi importantes para reduzir a latência da rede. Tornando-a uma excelente aliada para desfrutar de streaming 4K/8K e jogos online sem travamentos, e downloads super-rápidos.
Isto se, entre outros fatores, sua velocidade de internet ajudar. Entre estas tecnologias, podemos citar a Operação Multi Link (MLO), que permite “fundir” 2 redes Wi-Fi em uma única conexão. Ou seja, permite usar duas bandas ao mesmo tempo e para o mesmo cliente.
No caso do Huawei WiFi BE3, estamos falando das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Nas quais possui máximas teóricas de 688 Mbps e 2.882 Mbps, respectivamente. O que significa que o roteador é de categoria BE3600. Além disso, há um recurso de aceleração de jogos, que testaremos depois.
Hardware e mais características do produto
Sem falar no suporte a rede mesh, que possibilita estender o alcance da rede ao conectar outros roteadores Huawei compatíveis como satélites. E não podemos deixar de mencionar o 4K QAM, que empacota mais bits por transmissão e aumenta a velocidade da rede.
Quanto ao hardware, o roteador conta com CPU dedicada, amplificadores independentes, 256 MB de RAM e 128 MB de ROM. Além de 4 antenas externas dobráveis, 4 portas Ethernet (1×2,5 Gbps e 3x1Gbps) autoadaptáveis, botões reset e WPS/Mesh, e várias aberturas para dissipação de calor.
Outro ponto que vale ressaltar sobre o Huawei WiFi BE3 é que, embora seja um roteador Wi-Fi 7, ele também tem retrocompatibilidade. Isto é, ele também é compatível com padrões Wi-Fi anteriores (Wi-Fi 6, Wi-Fi 5, Wi-Fi 4). Assim, você não é obrigado a trocar seus dispositivos antigos.
Configuração do Huawei WiFi BE3
Agora, vamos à configuração do novo roteador da Huawei! Para começarmos, precisamos ligar o dispositivo e conectá-lo ao equipamento da nossa provedora. Em seguida, utilizaremos o app de gerenciamento da Huawei para realizar a configuração inicial.
Se você ainda não o tem instalado, basta escanear o código QR embaixo do roteador para baixá-lo. Depois é só criar uma conta Huawei para poder usar o app.
Neste ponto, normalmente teríamos de nos conectar à rede gerada pelo WiFi BE3 da Huawei para começar a configuação. Entretanto, sem nos conectar, o app já identificou o roteador. O resto do processo de configuração é bastante intuitivo, incluindo definições de nome, senha, etc.
App e sistema web
No final, o roteador estará configurado e poderemos explorar o app. E por falar no app, podemos dizer que ele é muito bom e possui muitas opções de configuração/gerenciamento. Como mapa de calor do sinal Wi-Fi, diagnóstico de rede, controle dos pais, aceleração de jogos, entre outras.
Porém, o app não é tão completo quanto o sistema, que podemos acessar digitando o IP do roteador na barra de endereços de um navegador qualquer. Nele, estão concentradas as opções mais avançadas do WiFi BE3 da Huawei, como TWT, VPN, IPTV, IPv6 e configuração de DDNS.
Mas ambos são bem simples de usar, bastante intuitivos, e podem facilmente atender à maioria dos usuários domésticos. Enfim, com o app e o sistema apresentados, é hora de irmos aos testes!
Testes do novo roteador Wi-Fi 7 da Huawei
Começando pelos testes Wi-Fi próximos ao roteador, utilizando dispositivos Wi-Fi 7, conseguimos cerca de 1.515/1.735 Mbps em download/upload. Enquanto isso, nos testes a distância, obtivemos 225/100 Mbps a 12 metros e 52/40 Mbps a 21 metros. Resultados surpreendentemente bons.
Que ultrapassam em muito os de concorrentes diretos que já testamos, como o Xiaomi BE3600. E até de roteadores de categorias superiores, como o Xiaomi BE5000. Todavia, ressaltamos que o Huawei WiFi BE3 foi testado com uso de clientes com suporte a Wi-Fi 7, e isso faz muita diferença.
Também testamos a funcionalidade de aceleração de jogos. E, embora uma análise mais aprofundada requeira mais tempo de teste, a função apontou uma redução de atraso em jogos.
Por volta de 38%, e uma certa redução nas perdas de pacotes. Então, funciona. Assim como sua função de rede mesh, que testamos ao conectar um Huawei AX3 como satélite.
Considerações finais sobre o Huawei WiFi BE3
Dito isso, quais são as nossas conclusões sobre o novo roteador Wi-Fi 7 da Huawei? Comparando-o a outras opções similares disponíveis no mercado, o BE3 certamente se destaca pelo alcance. Mas lembramos que o resultado também vai depender do suporte a Wi-Fi 7 no cliente.
Mesmo assim, o Huawei WiFi BE3 é um roteador que suporta rede mesh. Então, se ele não estiver atendendo sua casa totalmente, basta conectar outra unidade e expandir sua rede. Além disso, ele traz a maior parte das tecnologias Wi-Fi 7 por um preço bastante acessível.
E o fato de estar oficialmente disponível no Brasil significa que o comprador não precisa se preocupar com taxações adicionais. Nem com quaisquer outras dores de cabeça que podem surgir ao se importar um produto. Para atualizar seu Wi-Fi sem gastar uma baita nota, vale muito a pena!
E aí, curtiu nossa resenha do Huawei WiFi BE3? Compartilhe-a, então! O que você achou do novo roteador Wi-Fi 7 da Huawei? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto e sua configuração, confira nosso vídeo:
Leia também: Deco X50 Outdoor (AX3000) tem melhor sinal para área externa?!
Melhores roteadores acima de R$1000! (Top 5 custo-benefício)
Melhores roteadores até R$1000! (Top 5 CUSTO-BENEFÍCIO)