- Publicidade -

Huawei WS8100: O melhor roteador mesh Wi-Fi 6 custo-benefício

- Publicidade -

O Huawei WS8100 é a mais nova adição da marca ao mercado brasileiro de roteadores mesh. Na categoria Wi-Fi 6 custo-benefício. E hoje, trazemos para vocês uma análise completa dele. Quer saber mais sobre suas especificações e performance? Então, venha com a gente!

- Publicidade -

Especificações técnicas

Começaremos, então, pelas especificações Wi-Fi do Huawei WS8100. Também conhecido como HUAWEI Wi-Fi Mesh 3. Trata-se de um roteador mesh Wi-Fi 6 AX3000 de banda dupla. Que opera com o padrão 802.11ax (Wi-Fi 6) em ambas as suas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.

- Publicidade -

Na primeira, é capaz de atingir máximas teóricas de até 574 Mbps. Enquanto, na segunda, pode hipoteticamente alcançar até 2.402 Mbps. Somando os 3.000 Mbps da designação “AX3000”. E ele também suporta MU-MIMO 2×2 nas duas redes.

Quanto à quantidade de antenas do Huawei WS8100, não pudemos encontrar essa informação. Então, não podemos afirmar nada com certeza. Mas presumimos que sejam 4, assim como número de amplificadores dele. Sendo 2 para cada banda Wi-Fi.

O Huawei WS8100 também conta com um trio de portas WAN Gigabit autoadaptáveis. Isso quer dizer que não importa onde você vai plugar o cabo. Vindo do aparelho do seu provedor. Qualquer uma das portas pode agir como uma WAN.

- Publicidade -

Hardware, tecnologias e cobertura

No que tange ao alcance do sinal, a marca afirma que uma unidade do WS8100 cobre 200 m2. Assim, podemos deduzir que duas unidades cobrem 400 m2. E que três unidades cobrem uma área de 600 m2. Mas esses números são baseados em testes laboratoriais.

Num ambiente doméstico real, com várias barreiras, é difícil vermos toda essa cobertura. A não ser que coloquemos o Huawei WS8100 em um ambiente mais aberto, talvez. Agora, falando de hardware, temos uma CPU Qualcomm dual-core de 1 GHz.

Modelo IPQ5018, o mesmo utilizado no roteador Xiaomi AX6000. E nos roteadores Redmi AX5400 Gamer e Redmi AX5400 (branco). Ou seja, é um processador que dá conta do serviço. Em relação à memória, temos 256 MB de RAM e 128 MB de ROM (armazenamento interno).

Quanto às tecnologias abarcadas, temos suporte a NFC para conexão rápida e fácil. Além de tecnologia de rede Mesh, obviamente. Largura de banda de 160 MHz. E algumas tecnologias características da sexta geração de Wi-Fi. Como 1.024 QAM, OFDMA, TWT e Beamforming.

Configurando o roteador (sistema web e app)

Para configurar o Huawei WS8100, podemos utilizar o app ou o sistema. Para acessar o sistema, vamos digitar o endereço IP do roteador (192.168.3.1). Na barra de endereços de qualquer navegador de nossa preferência. Se estivermos configurando do zero, é só seguir as instruções.

O passo-a-passo da configuração do roteador, aliás, é bem simples e intuitivo. Enfim, no sistema temos algumas abas principais. Que são, em sua maior parte, atalhos de configuração rápida. Incluindo, entre outras funções, monitoramento e gerenciamento de rede.

Na aba “mais funções” temos todas as configurações mais avançadas do roteador. Abrangendo configurações de Wi-Fi, segurança, sistema e atualizações. Além de IPTV, IPv6, rede de convidados, controle dos pais e VPN.

Aplicativo de gerenciamento

App de gerenciamento do Huawei WS8100
App de gerenciamento do Huawei WS8100 (Imagem: Max Dicas)

E agora, vamos falar do app de gerenciamento do Huawei WS8100. É interessante ressaltar que o aplicativo parece ter recebido várias melhorias. Desde a última vez que testamos um roteador da marca. Trazendo vários novos recursos para o usuário.

Por exemplo, agora é possível criar uma planta do seu lar no aplicativo. O que vai te ajudar bastante a posicionar melhor as unidades do WS8100 na sua residência. Maximizando a cobertura e a qualidade da sua rede. Principalmente com o uso do “mapa de calor”.

Também temos opções de diagnóstico da rede e solução de problemas. Além da possibilidade de monitorar e fazer controle da rede. Alterar a senha de acesso às configurações. Fora a checagem por atualizações, controle dos pais e gerenciamento Wi-Fi.

Ficamos realmente impressionados com o novo app de gerenciamento!

Testes Wi-Fi

Passando para os testes Wi-Fi do Huawei WS8100, também nos surpreendemos bastante. Nas proximidades do roteador, obtivemos cerca de 208 Mbps de download. E 172 Mbps de velocidade de upload em 2,4 GHz.

Já em 5 GHz, conseguimos máximas de aproximadamente 901 Mbps de download. E 928 Mbps de upload. Ainda rodamos um teste de transferência de arquivo na rede local depois. E conseguimos taxas de transmissão de 946 Mbps.

Isso é muito rápido! Nos testes a distância, contudo, não conseguimos muita velocidade. Com apenas uma unidade. Porém, já que este é um roteador mesh. O que queremos ver mesmo é como 2 unidades se saem trabalhando em conjunto.

Testes Wi-Fi Mesh

Então, conectamos dois Huawei WS8100. Primeiramente, no modo sem fio. E foi aí que a mágica aconteceu! A média distância atingimos máximas de 441 Mbps de download. E 638 Mbps de upload, em 5 GHz. E 345 Mbps de download e 420 Mbps de upload no ponto mais crítico.

A seguir, conectamos os dois WS8100 da Huawei via cabo de rede. E os resultados foram ainda melhores em comparação. Alcançando 762 Mbps de download e 739 Mbps de upload a média distância. E 432 Mbps de download e 597 Mbps de upload no ponto crítico.

Também testamos a conexão mesh adicionando outro modelo de roteador da Huawei. O Huawei AX3 Pro quad-core. Só para ver se seria possível usá-lo com o Huawei WS8100. E como a rede se comportaria. Todavia, apesar de ser possível, não vimos muitos ganhos com isso.

Considerações finais sobre o Huawei WS8100

Considerações finais sobre o Huawei WS8100
Considerações finais sobre o Huawei WS8100 (Imagem: Max Dicas)

Enfim, chegou a hora de darmos nossas últimas impressões sobre o WS8100 da Huawei. E o que podemos dizer logo de início, é que fazia um bom tempo. Que não nos empolgávamos com um roteador assim. Devido ao desempenho que ele entregou no período de testes.

No que tange ao design e construção, o WS8100 da Huawei é um produto bem construído. Com um desenho arredondado simples e elegante. Possibilitando colocá-lo em qualquer cômodo do seu lar, sem “enfeiar” o ambiente.

Em relação à temperatura de operação do Huawei WS8100. Não notamos qualquer aquecimento incomum durante os testes. Evidenciando que ele conta com um sistema de arrefecimento bastante eficaz.

Aplicativo e sistema

Sobre o app, ficamos muito felizes em ver o quanto ele mudou para melhor. Os recursos de criar uma planta da sua casa e um mapa de calor da rede são muito úteis. Para o usuário entender melhor como sua internet está sendo distribuída. E quão bem a rede mesh está funcionando.

Faltam algumas funções aqui e ali, como troca e largura de canais Wi-Fi. Mas a maioria dos apps de gerenciamento é assim. O que importa é que o app é intuitivo e fácil de usar. Em contrapartida, o sistema web é bem completo. Só faltando mesmo a opção de QoS.

Testes Wi-Fi de alcance e velocidade

O sistema do Huawei WS8100 tem uma excelente função de priorização de 5 GHz, a propósito. Quanto aos testes de máximas velocidades, o WS8100 ficou acima da média. Passando praticamente toda a nossa velocidade contratada.

Contudo, no quesito alcance por unidade, ele não surpreendeu tanto. Entregando um desempenho mediano com apenas uma unidade. Comparativamente, tendo por base seu principal concorrente no mercado hoje. O Deco X60 da TP-Link.

Mas é só adicionar uma segunda unidade que a coisa muda de figura! A velocidade e a estabilidade aumentam muito. Com destaque especial para a estabilidade. Provando que a Huawei não faz propagando enganosa sobre seu roaming ser de alta qualidade.

Vantagens e desvantagens

Testes Wi-Fi do Huawei WS8100
Testes Wi-Fi do Huawei WS8100 (Imagem: Max Dicas)

E uma grande vantagem do Huawei WS8100 é a autoconfiguração. Se você mudar o nome e/ou a senha da rede, a segunda unidade pega as configurações. De forma automática, com o primeiro nó da malha. Isso facilita muito a vida do usuário doméstico.

No entanto, algo que não é tão vantajoso é a questão da rede de convidados. Que não é expandida na rede mesh. Restringindo-se ao primeiro ponto da rede. O que pode ser um problema se você quiser cobrir uma área muito grande.

E, se você for montar uma rede mesh com outros roteadores da Huawei. Não aconselhamos usar modelos muito inferiores ao Wi-Fi Mesh 3. Pois o desempenho não será o mesmo. Se você formasse uma rede maior com mais unidades do Huawei WS8100.

E aí, curtiou nossa resenha do Huawei Wi-Fi Mesh 3? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste roteador mesh? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises e artigos de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes confira nossa análise e vídeo de unboxing:

Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)

Huawei AX2: Excelente roteador Wi-Fi 6 custo-benefício

Huawei AX3 Pro (quad-core): um Titã com Wi-Fi 6

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais