- Publicidade -

Inteligência Artificial substituirá mais de 300 milhões de profissionais

- Publicidade -

O uso de Inteligência Artificial vem tomando proporções nunca antes vistas atualmente. Acelerada pela pandemia, que forçou várias empresas a se voltarem para automatização de processos para corte de custos. A implementação de IAs só deve aumentar com o tempo.

- Publicidade -

Isso gera reações mistas, no entanto. Ao mesmo que tempo que há muita empolgação quanto às potenciais aplicações e inovações advindas do uso de Inteligência Artificial. Também há muito medo dos impactos negativos que isso possa ter, principalmente no mercado de trabalho.

Projeções do impacto da IA sobre a economia global

Isto pois muitas profissões correm o risco de serem extintas, ou ao menos parcialmente afetadas pela automatização. Principalmente nas áreas administrativa e advocatícia. De acordo com o banco de investimento e consultoria Goldman Sachs, o número de afetados será grande.

- Publicidade -

Aproximadamente 25% de toda a força de trabalho estadunidense e europeia corre o risco de ser substituída por uma Inteligência Artificial. Ou seja, cerca de 300 milhões de trabalhadores. O impacto global deve ser ainda maior, o que é uma previsão assustadora.

Mas nem tudo é ruim, pois este aumento na utilização de Inteligência Artificial pode causar um impulso de produtividade tremendo. Que pode fazer a economia global crescer 7% anualmente por toda uma década. Entretanto, os desempregados dificilmente verão isso positivamente.

Os lados positivo e negativo da Inteligência Artificial

- Publicidade -

Gráfico do Goldman Sachs sobre o impacto global da Inteligência Artificial no mercado de trabalho
Gráfico do Goldman Sachs sobre o impacto global da Inteligência Artificial no mercado de trabalho (Imagem: Goldman Sachs)

O próprio banco admite que isso poderá causar um enorme movimento disruptivo em grandes economias. Os autores do estudo, Joseph Briggs e Devesh Kodnani, dizem que cerca de dois terços dos empregos nos EUA e na Europa estão expostos a algum grau de automação por IA.

Globalmente falando, 18% de todo o trabalho pode ser automatizado desse modo. Com os maiores impactos sendo sentidos em países desenvolvidos, como mostra o gráfico. O Brasil aparece nele como podendo ter cerca de 23% de seus trabalhos automatizados.

Porém, apesar de a Inteligência Artificial poder parecer uma grande vilã, ela pode muito bem ser uma aliada. Isso pois os estudos do Goldman Sachs apontam que 63% da força de trabalho estadunidense verá de 25% a 50% de aliviada pela automação e ainda manterá seus empregos.

Isto é, muitos profissionais vão poder focar em tarefas mais importantes com esse tempo extra gerado pela IA. Como ir atrás de melhor capacitação profissional, ou até outro emprego, para se manter no mercado de trabalho. Não tendo que lidar com tarefas “mecânicas”.

Empresas adotam cada vez mais recursos de IA

O Goldman Sachs diz: “Embora o impacto da IA dependa, em última análise, de sua capacidade e cronograma de adoção. Essa estimativa destaca o enorme potencial econômico da Inteligência Artificial generativa, se cumprir sua promessa”.

Entretanto, a OpenAI (criadora do ChatGPT) acha que o impacto da IA no mercado de trabalho será ainda maior do que o banco diz. A companhia projeta que cerca de 80% da força de trabalho dos EUA terá ao menos 10% de suas tarefas automatizadas por IAs.

Além disso, outros países podem ser afetados muito mais. Como a Índia, que é lar de mais de 5 milhões de programadores. Segundo Emad Mostaque, CEO da Stability AI, a maioria destes profissionais indianos deve desaparecer em alguns anos, sendo substituídos por uma IA.

E não só os programadores indianos correm risco de serem substituídos por uma Inteligência Artificial. Suumit Shah, CEO da Duukan, revelou no dia 10/07 em sua conta no Twitter que sua empresa havia substituído 90% de sua equipe de suporte por um ChatBot 85% mais barato.

O que o futuro nos reserva: esperança ou perdição?

Além disso, a IBM anunciou em maio que irá parar de contratar pessoas para fazerem serviços que podem ser feitos por uma IA. Segundo Arvind Krishna, CEO da IBM, profissionais que não tem contato direto com clientes (como os de Recursos Humanos) serão os mais afetados.

Na empresa, são cerca de 26 mil pessoas enquadradas nessa categoria. Segundo Arvind, aproximadamente 30% delas, ou 7,8 mil pessoas. Serão substituídas por uma solução automatizada de Inteligência Artificial nos próximos 5 anos.

Previsões como esta têm causado ondas de estresse e ansiedade. Resultando em abuso de remédios e álcool como “válvulas de escape” por vários trabalhadores, em diversas empresas. Principalmente na área de TI do mercado de trabalho.

Gráfico da US Survey sobre a opinião de pessoas em como a Inteligência Artificial impactará o mercado de trabalho
Gráfico da US Survey sobre a opinião de pessoas em como a Inteligência Artificial impactará o mercado de trabalho (Imagem: US Survey)

Mas não podemos nos deixar abater por causa de meras previsões. Afinal, não é a primeira vez na história que pessoas têm seu meio de sustento ameaçado por máquinas. Como profissionais, devemos sempre buscar nos atualizar para as demandas do mercado de trabalho.

E como sociedade, devemos cobrar de nossos líderes medidas que facilitem a entrada ou reentrada de pessoas no mundo do trabalho. Como reformas no sistema de ensino, priorizando uma formação técnico-profissionalizante ao invés de puramente acadêmica.

Além de regularizações sobre Inteligência Artificial. Que sejam inteligentes e não atrapalhem nosso crescimento tecnológico e econômico. Discorrendo apenas sobre o uso/desenvolvimento ético e sustentável das aplicações de IA. Assim, todas as pessoas seriam beneficiadas.

Encerramento

E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! Você acha que a IA é boa ou ruim para o futuro do mercado de trabalho? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais artigos tecnológicos imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo tech, não deixe de conferir nossos vídeos:

Leia também: Profissionais de TI demitidos em massa: Como pandemia afetou o mercado

Internet Fibra Óptica: Existe fibra “fake”? Saiba identificar e proteja-se de golpes!

Segredo da velocidade de internet revelado! (Megabit Vs Megabyte Vs Mega)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais