- Publicidade -

Internet Fibra Óptica: Existe fibra “fake”? Saiba identificar e proteja-se de golpes!

- Publicidade -

Você já possui internet fibra óptica? Se não, queremos dizer que vale muito a pena! A fibra óptica é atualmente o melhor meio de conexão para a sua residência. Porém, é necessário cautela para não contratar uma internet de fibra falsa. Por isso, vamos ensinar a identifica-la!

- Publicidade -

O que é fibra óptica?

Antes de aprender a identificar uma internet fibra óptica verdadeira, e distingui-la de uma falsa. Nós temos de aprender o que é uma fibra óptica. Em termos simples, uma fibra óptica é um filamento ligeiramente maior do que um fio de cabelo que transmite informações via luz.

Em vez de utilizar eletricidade, como é o caso dos famosos cabos de rede. Por isso, ela transmite dados a velocidades altíssimas, sendo amplamente usada em sistemas de telecomunicação. Garantindo baixa latência. Para se ter ideia, a NASA tem uma conexão fibra de 91 Gbps.

- Publicidade -

Fora que algumas provedoras nos EUA já oferecem planos de internet fibra óptica de 20 Gbps, ou mais. E pesquisadores da Suécia e Dinamarca conseguiram atingir 1,8 Petabit/s (1,8 milhão de Mbps). Porém, isso ainda está longe de ser uma realidade para usuários domésticos.

Como identificar se a fibra é verdadeira?

Cabo de internet fibra óptica, também conhecido como cabo SC/APC ou SC/UPC
Cabo de internet fibra óptica, também conhecido como cabo SC/APC ou SC/UPC (Imagem: Max Dicas)

- Publicidade -

Para identificar se o seu plano é de internet fibra óptica verdadeira, basta verificar o cabo que chega até o equipamento da sua provedora. Uma internet de fibra verdadeira utiliza um cabo SC/APC, ou SC/UPC. Enquanto as internets de fibra “fake” usam cabos convencionais.

Incluindo cabos coaxiais, cabos de telefone (RJ-11) e cabos de rede (RJ-45). Nestes casos, geralmente a fibra chega a um poste ou outro ponto qualquer. E de lá vai até a sua residência utilizando cabos comuns. Quando a fibra realmente vai até sua casa, chama-se rede FTTH.

Que nada mais é do que uma abreviação de “Fiber To The Home”, ou fibra até a casa. A sua internet fibra óptica sai da central de distribuição, responsável por controlar o tráfego de dados. Vai até um armário de distribuição, e daí indo até o equipamento da sua provedora.

Chamado ONU (unidade de rede óptica) ou ONT (terminal de rede óptica). Também conhecido popularmente como modem. Algumas pessoas ainda podem chama-lo de roteador, embora equivocadamente. Para entender melhor a diferença, clique aqui.

Como aproveitar todo o desempenho da sua rede

No caso da fibra óptica, temos 5 principais benefícios do seu uso em comparação com outro meios de transmissão. São eles maior largura de banda, maior capacidade de transmissão, não sofre corrosão, não dissipa calor e não sofre interferência eletromagnética.

Além disso, a internet fibra óptica também é à prova de futuro. Como assim? Bem, a durabilidade de uma rede óptica fica acima de 25 anos. Por isso, a necessidade de manutenção a curto prazo é bem baixa. Mas como tirar o máximo de proveito da internet de fibra?

Primeiramente, temos de presta atenção à categoria do cabo de rede utilizado. Para planos de internet acima de 100 Mbps, é preciso utilizar pelo menos um cabo CAT.5e. Atualmente, esta é a categoria mais básica no mercado. E deve atender bem a maioria dos usuários.

Portas Ethernet, padrões e bandas Wi-Fi

Um roteador com portas Gigabit Ethernet é o melhor para aproveitar sua internet fibra óptica
Um roteador com portas Gigabit Ethernet é o melhor para aproveitar sua internet fibra óptica (Imagem: Max Dicas)

Depois, temos de nos atentar a qual tipo de porta Ethernet o seu roteador utiliza. Se você possui um plano de internet fibra óptica com velocidades acima de 100 Mbps, é necessário que o seu roteador tenha portas Gigabit. Pois portas Fast Ethernet passam no máximo 100 Mbps.

Outro ponto a se considerar se você quiser obter o máximo de velocidade é utilizar a banda Wi-Fi mais rápida que o seu roteador emite. A maioria dos roteadores Wi-Fi existentes no mercado já emitem banda dupla. Ou seja, possuem redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

Ainda existe uma rede de 6 GHz, que estreou com a chegada dos roteadores Wi-Fi 6E (banda tripla) no mercado. Dentro desse escopo, temos também de falar dos padrões Wi-Fi. Se você quiser extrair o máximo de desempenho da sua rede, é preciso utilizar o padrão mais recente.

A internet fibra óptica pode ser melhor aproveitada utilizando-se os padrões Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7. Estes são os mais recentes padrões e os que podem passar mais velocidade. Todavia, tanto o roteador quanto os clientes devem ser compatíveis com eles para melhor performance.

Dentre os padrões mencionados, o Wi-Fi 6 é o mais difundido até agora. Os outros dois devem demorar mais para se disseminarem no mercado. Principalmente o Wi-Fi 7, que é o mais recente e “poderoso” deles. E que deve ter maior presença a partir de 2024.

Erros comuns e como resolve-los

Por último, é imprescindível abordar erros comuns que usuários cometem com seus roteadores. O primeiro erro que você pode cometer com sua internet fibra óptica diz respeito ao posicionamento do seu roteador. Dê preferência a lugares mais altos e sem obstruções.

Evite instalar seu dispositivo dentro de móveis, próximo a equipamentos que possam causar interferência (forno micro-ondas, por exemplo), etc. Tudo isso pode impactar negativamente o desempenho da sua rede. E muitas pessoas acabam culpando o roteador, erroneamente.

Em segundo lugar, devemos sempre tentar reduzir a distância entre roteador e dispositivos clientes. Por melhores que os seus aparelhos sejam, eles não fazem milagres. Tente reduzir o número de barreiras (móveis, paredes, etc.) e ficar o mais próximo do roteador possível.

Se mesmo assim o sinal da sua internet fibra óptica ainda ficar fraco em alguns locais, podemos contornar isto usando roteadores mesh. Com um kit mesh, é possível criar uma rede de malha com maior alcance, velocidade e estabilidade. Eliminando “zonas mortas” de Wi-Fi.

Por fim, priorize suas necessidades e aumente a sua segurança Wi-Fi. Faça um controle de banda para alocar mais velocidade para os dispositivos/serviços mais importantes da rede. Crie uma senha forte para sua internet, atualize o firmware sempre e desative funções falhas, como WPS.

Encerramento sobre internet fibra óptica

Evite colocar seu roteador de internet fibra óptica dentro de móveis
Evite colocar seu roteador de internet fibra óptica dentro de móveis (Imagem: Max Dicas)

Depois de toda essa explicação, esperamos que agora você seja capaz de identificar uma internet fibra verdadeira. E também de aproveitar ao máximo a sua internet fibra óptica. Vamos deixar um link para contratar uma internet fibra confiável, caso fique interessado!

E aí, sabe identificar uma internet de fibra verdadeira agora? Compartilhe este artigo, então! Sua internet é fibra? Comente sobre sua experiência! Fique ligado no site Max Dicas para mais explicações tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre fibra óptica, não deixe de conferir nossos vídeos:

Leia também: Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede

Como acelerar sua internet: 04 produtos Ugreen para te ajudar

Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais