- Publicidade -

Mercusys MR50G: roteador BARATO e MUITO POTENTE

- Publicidade -

O Mercusys MR50G é um roteador Wi-Fi 5 da linha custo-benefício da TP-Link. E, intrigantemente, ele possui um hardware bastante similar a outro modelo da marca. O Archer C80, que também já analisamos aqui, e que é um verdadeiro campeão de vendas.

- Publicidade -

Mas será que o Mercusys MR50G entrega performance igual ou superior ao C80? Isso é o que vamos descobrir nesta análise! Lembrando que disponibilizaremos links de compra para o produto no fim do artigo. E vocês nos ajudam muito comprando por eles. Então, vamos lá?

Especificações técnicas do roteador Mercusys

O MR50G é um roteador dual-band AC1900. O que significa que ele emite duas redes Wi-Fi, uma de 2,4 GHz (que pode alcançar até 600 Mbps). E uma de 5 GHz, que pode alcançar até 1.300 Mbps. Além disso, ele possui tecnologias como MU-MIMO 3×3, mesh, WPA3 e Beamforming.

- Publicidade -

Em relação à construção e design, o Mercusys MR50G possui um corpo de formato hexagonal. Que tem uma inclinação ascendente, visualizando da parte frontal. Com suas 6 antenas externas circundando as laterais e a traseira. Onde encontramos 3 portas Ethernet Gigabit.

Sendo uma WAN (recebe internet) e duas LANs (distribuem internet). Além de uma entrada para fonte de energia, e botão WPS/Reset. A estrutura do Mercusys MR50G é toda feita de plástico. E, considerando que temos um dissipador de calor grande nele, é até bastante leve.

Embaixo do dispositivo, encontramos entradas de ar e algumas informações sobre o roteador. Sem falar de apoios de superfície, e nenhum suporte de parede. Quanto ao hardware do aparelho, temos uma CPU MediaTek TP1900BN de 1,2 GHz.

- Publicidade -

Configuração básica

App de configuração e gerencimanto do Mercusys MR50G
App de configuração e gerencimanto do Mercusys MR50G (Imagem: Max Dicas)

Agora que já conhecemos as especificações do roteador, vamos configura-lo! Para isso, vamos começar ligando o roteador e conectando-o ao equipamento da nossa provedora. Mas atenção, se a sua provedora já oferece um roteador à parte.

É bom comunicar a ela que você deseja substituir o aparelho padrão pelo Mercusys MR50G. Isto, pois o serviço pode fazer controle de MAC em alguns casos. O que pode causar inconveniências após a substituição. Assim sendo, ela pode guiar você na instalação.

Enfim, para configurar o roteador, vamos nos conectar a uma das redes emitidas por ele. Vamos instalar o app de gerenciamento Mercusys, então, e iniciar a configuração. O processo é bastante intuitivo e fácil de seguir, mas, se precisar de ajuda, confira o vídeo no fim do artigo.

Explorando o app

Feita a configuração inicial, estaremos na página principal do app de gerenciamento. Que lembra muito o outro aplicativo da TP-Link, o Tether. Logo de cara, já podemos visualizar todos os dispositivos conectados à rede do Mercusys MR50G clicando em “rede doméstica”.

E podemos também aplicar uma série de controles sobre eles, como priorizar um deles na rede. Ou adiciona-lo a um perfil específico, para facilitar controle parental, por exemplo. Ainda é possível fazer alterações de Wi-Fi, QoS, bloquear acesso a determinados sites, e muito mais.

Inclusive, temos até possibilidade de acesso remoto. Para uma marca que há pouco tempo praticamente não tinha app, estamos positivamente surpresos! Porém, as opções mais avançadas são encontradas apenas no sistema web. Que vamos explorar a seguir.

Sistema web

Para acessar o sistema web, vamos digitar o endereço IP do roteador ou “mwlogin.net”. Na barra de endereços de um navegador qualquer, de sua preferência. Isso nos levará a uma tela de acesso ao sistema do Mercusys MR50G. Onde entraremos com nossa senha de admin.

Na página inicial do sistema, podemos observar que agora ele parece muito com o sistema principal da TP-Link. E o visual não é a única coisa que mudou, pois agora dispomos de uma gama bem mais ampla de funções no sistema Mercusys. Que era bastante limitado antes.

Basicamente, temos os mesmos controles funções do app, só que com muitas outras funções e recursos. Incluindo opções de segurança Wi-Fi, para manter sua rede sempre segura. E agora, vamos ao tão esperado momento dos testes Wi-Fi!

Testes Wi-Fi

Testes Wi-Fi do Mercusys MR50G
Testes Wi-Fi do Mercusys MR50G (Imagem: Max Dicas)

Então, vamos começar com testes Wi-Fi próximos ao roteador Mercusys MR50G. Nos quais obtivemos máximas de 116 Mbps de download e 146 Mbps de upload em 2,4 GHz. E 640 Mbps de download e 664 Mbps de upload em 5 GHz.

Em seguida, a média distância e com várias barreiras, pudemos observar uma queda de velocidade. Como já era de se esperar, com 29/6 Mbps de down/up em 2,4 GHz. E 179/137 Mbps de down/up em 5 GHz. Enquanto isso, no ponto crítico, só a rede de 5 GHz se sobressaiu.

Alcançando 166 Mbps de download e 54 Mbps de upload. Batendo os resultados do Archer C80 nos testes que fizemos em sua análise. Além disso, também rodamos alguns testes de transferência de arquivo com o Mercusys MR50G na rede local.

Nos quais obtivemos máximas de 381 Mbps de download e 598 Mbps de upload. Resultados bastante sólidos, se comparados aos de outros roteadores.

Testes em rede Mesh

E agora, que tal testarmos a performance do roteador em rede EasyMesh? Primeiramente, temos de entrar no sistema web e ativar a opção EasyMesh. Então, vamos conectar o MR50G ao nosso Archer C80 como roteador satélite e posiciona-lo em outro ponto da residência.

Feito isso, obtivemos resultados curiosos. Com 82/113 Mbps de upload/download no ponto mais crítico, respectivamente. E uma estabilidade surpreendentemente aumentada da rede. Assim, podemos dizer que a rede EasyMesh estabiliza muito bem, mas não aumenta velocidade.

Considerações finais sobre o Mercusys MR50G

Comparativo entre o Mercusys MR50G e outros roteadores AC1900 que testamos
Comparativo entre o Mercusys MR50G e outros roteadores AC1900 que testamos (Imagem: Max Dicas)

Quais são nossas conclusões sobre o Mercusys MR50G, então? Para começar, no que que se refere ao desempenho da rede, não temos do que reclamar. É um roteador bastante estável, com ótima conexão inteligente e que atendeu muito bem à nossa área de 130 m2.

E em questão de alcance, comparando-o a outros roteadores AC1900 que testamos, o MR50G colocou todos no bolso. Incluindo o Archer C80, o que o torna o melhor roteador da categoria que já passou por aqui no site nesse quesito.

No que tange ao design, ele não impressiona como um roteador premium. Mas também não desagrada, e o dissipador de calor é um diferencial bem interessante. Que manteve a temperatura sempre baixa, sem que notássemos aquecimentos anormais.

Contudo, o Mercusys MR50G também possui algumas desvantagens, como qualquer produto. O design hexagonal, por exemplo, dificulta a remoção de cabos de rede. E a função de rede mesh, pelo menos sem fio, não traz benefícios em velocidade. Apenas em estabilidade.

O app ainda carece de algumas opções, mas, para um produto de entrada, gostamos muito dele! O sistema da Mercusys agora é bastante completo, como o sistema padrão da TP-Link. E, por último, o preço baixo é um dos seus maiores atrativos! Não acredita? Confira os links abaixo:

E aí, curtiu nossa resenha? Compartilhe-a, então! E o que você achou do novo roteador baratinho da TP-Link? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações sobre o produto, confira nossos vídeos:

Leia mais: ASUS RT-AXE7800 (Wi-Fi 6E): Primeiro teste em 6 GHz!!! Vale a pena?

Intelbras RX 1500: Roteador Wi-Fi 6 nacional vale a pena?

Huawei AX6: O novo melhor roteador Wi-Fi 6 da Huawei

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais