Segundo relatório publicado pelo DigiTimes, primeiro smartphone Wi-Fi 7 pode chegar em 2024. Mais precisamente, no segundo semestre do dito ano. A publicação do site cita fontes não nomeadas. Em “casas IC back-end” e laboratórios de inspeção.
É interessante mencionar que a maioria dos celulares topo de linha hoje. Vêm equipados com padrão IEEE 802.11ax, também conhecido como Wi-Fi 6. E alguns poucos, com o padrão Wi-Fi 6E (802.11axe). Por isso, o primeiro smartphone Wi-Fi 7 deve chegar “causando” no mercado.
Por que isso será um marco importante
Isso, pois o Wi-Fi 6E não traz tantas melhorias em relação ao Wi-Fi 6 convencional. Já que, apesar de promovido como um novo padrão. Trata-se apenas de uma extensão do convencional padrão AX. Com uma rede extra de 6 GHz diminuindo a carga das tradicionais redes 2,4 GHz e 5 GHz.
O que é especialmente útil em redes grandes e lotadas. Porém, o primeiro smartphone Wi-Fi 7 quebrará esse atual paradigma. Por ser o primeiro celular a abarcar um padrão Wi-Fi total e realmente novo. Com o potencial de ultrapassar com folga o Wi-Fi 6/6E.
O primeiro smartphone Wi-Fi 7 também será compatível com três bandas Wi-Fi. Já que o padrão Wi-Fi 7 se baseia em um sistema tri-band. Assim como o Wi-Fi 6E. Porém, diferente deste, o teto de velocidade máxima será bem maior. Na sétima geração Wi-Fi.
De acordo com a Wi-Fi Alliance, rede de empresas global que nos trouxe a tecnologia Wi-Fi. A próxima geração de redes sem fio terá picos teóricos superiores a 30 Gbps. Em comparação, o Wi-Fi 5 dual-band tradicional. Oferece picos teóricos de apenas 6,9 Gbps.
E ainda por cima disso, o Wi-Fi 7 oferece canais de largura de banda de 320 MHz. Acompanhados da tecnologia de modulação em quadratura 4K QAM. E 16 fluxos de dados com MIMO aprimorado. E Suporte a MLO, agregação de links Wi-Fi.
Fabricantes já têm soluções Wi-Fi 7
O primeiro smartphone Wi-Fi 7 deve contar com uma solução Wi-Fi de ponta. Pois sabemos que fabricantes como Broadcom, MediaTek e Qualcomm vêm se esforçando. Desde o ano passado para desenvolver os melhores chips Wi-Fi 7.
A Broadcom e a Qualcomm, inclusive, já revelaram seus primeiros chips da nova geração. Por volta do início de 2022. Todas as grandes empresas de dispositivos devem adotar alguns deles. Assim que o Wi-Fi 7 se tornar comercialmente disponível.
Qual o será o primeiro smartphone Wi-Fi 7 do mercado?
A Samsung sempre foi uma das pioneiras na corrida da conectividade. E é provável que essa tendência continue também com o Wi-Fi 7. O que significa ela deve equipar seus aparelhos topo de linha. Com essa tecnologia tão rápido quanto possível.
Sendo que o primeiro smartphone Wi-Fi 7 do mercado pode muito bem ser da marca. Atualmente, cogita-se que a série Galaxy S24 seja a primeira leva. De celulares compatíveis com a tecnologia Wi-Fi 7. E outras grandes companhias devem seguir o exemplo.
Incluindo a Apple. A qual, especula-se, que deve pular totalmente a implementação do Wi-Fi 6E. Em dispositivos móveis sem fio da marca. Algo corroborado pelo fato de que nenhum modelo de iPhone. Pelo menos até o presente momento. Adotou o padrão AXE ainda.
Qual plataforma será adotada?
A única pergunta é: qual será a plataforma adotada? Bem, a Samsung vem seguindo o padrão de adotar chips Snapdragon para seus topos de linha. Ou Exynos, em alguns casos. Então, é provável que o primeiro smartphone Wi-Fi 7 do mercado.
Se realmente for da família Galaxy S24, venha com uma delas. Ou até ambas, a depender do país. Enquanto isso, só podemos esperar ansiosamente. Para que as especulações se confirmem ou sejam descartadas. E para que possamos testar o produto assim que pudermos.
E aí, curtiu nossa matéria? Você concorda com essas suposições sobre a linha Galaxy S24? Deixe sua opinião nos comentários! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais matérias de primeira. E não deixe de conferir nosso vídeo sobre Wi-Fi 7:
Artigo redigido com informações de Androidheadlines
Leia também: Wi-Fi 7 Intel: Demonstração alcança velocidade incrível de 5 Gbps
Padrão Wi-Fi 7: PCs compatíveis devem chegar em 2025
Primeiro roteador Wi-Fi 7 do mercado é anunciado (Magic BE18000)