O Redmi AX3000 é um roteador Wi-Fi 6 custo-benefício da Xiaomi que nos surpreendeu muito! Principalmente no que tange a velocidade e alcance na rede de 5 GHz. Quer descobrir mais sobre suas especificações, como ele se saiu nos testes e onde comprar? Venha com a gente!
Especificações técnicas e unboxing
Quanto ao hardware, temos basicamente a mesma configuração do Xiaomi AX3000. O qual também já analisamos aqui no site. Isto é, o Redmi AX3000 conta com uma CPU Dual-Core Qualcomm IPQ5000 de 1 GHz. E NPU (unidade de processamento de rede) de, também, 1 GHz.
Além de 256 MB de RAM e 128 MB de memória ROM (armazenamento interno). O roteador ainda conta com 4 antenas externas. Com duas delas dedicadas à rede de 2,4 GHz e as outras duas à rede de 5 GHz. Sendo capaz de realizar conexões MU-MIMO 2×2 em ambas.
Quanto às velocidades máximas teóricas, o Redmi AX3000 alcança até 574 Mbps em 2,4 GHz. E até 2.402 Mbps em 5 GHz, banda com largura de 160 MHz. Ademais, temos todo aquele conjunto básico de tecnologias Wi-Fi 6. Incluindo OFDMA, Beamforming, BSS Color, WPA3, etc.
E, por fim, temos 4 portas Ethernet Gigabit no Redmi AX3000. Sendo uma WAN (recebe internet), destacada em azul, e o resto LANs (distribuem internet). A propósito, o AX3000 opera com o padrão Wi-Fi AX nas duas bandas.
Desempacotando o produto
Dito isso, vamos tirar o produto da caixa e dar uma olhada no que temos! Começando com algumas breves observações sobre a caixa, vemos que ela é bem simples. Afinal, a Redmi é conhecida por ser uma linha mais custo-benefício da Xiaomi.
Na parte de trás da embalagem, entretanto, temos algumas especificações do roteador. Tudo escrito em chinês, pois esta versão foi importada da China. Já que nossa experiência com roteadores chineses costuma ser muito melhor quando se trata de velocidade e alcance.
Enfim, abrindo a caixa, temos logo de cara o próprio Redmi AX3000. E vemos que seu design e construção seguem aquela estética padrão simples da Redmi. Que encontramos no antigo Redmi AX6 (analisado aqui) e em tantos outros da linha.
Mas não se engane, a construção pode não ser premium, mas é firme e muito bem ventilada! Temos as 4 antenas nas laterais e na traseira, onde também encontramos suas 4 portas Ethernet. Além de botões de reset, rede mesh e entrada para fonte.
Embaixo, vemos suportes de parede/mesa, e informações padrão da rede. Já quanto aos acessórios, temos guia de usuário, uma fonte de 12 W e um cabo de rede CAT.5e. Lembrando que links de compra serão deixados no fim do artigo. E comprando por eles, vocês nos ajudam muito!
Configuração básica do roteador Xiaomi Wi-Fi 6
Agora, vamos realizar a configuração básica do nosso Redmi AX3000. Para isso, não tem mistério! É só ligar e conectar o roteador ao equipamento da nossa provedora. Ele vai começar a emitir uma rede aberta, à qual nos conectaremos.
E vamos utilizar o app “Mi Home” para configurar o roteador, embora possamos usar um browser. Vale ressaltar que é preciso mudar a região do app para China nas configurações, nesse caso. Pois o aparelho é da versão chinesa, e não será reconhecido pelo aplicativo do contrário.
Na aba dispositivos, vamos clicar no botão “+” para adicionar um dispositivo ao app. Nesta etapa precisaremos ativar o Bluetooth. Se o aparelho não for detectado automaticamente, vamos ter de seleciona-lo manualmente indo em “roteadores e gateways”, e clicando em “roteador”.
Daí, é só escolher o Redmi AX3000 entre os modelos da lista e começar a etapa de configuração. Que deve ser bem simples e intuitiva, na verdade. Basta fazer as definições básicas de rede e criar uma nova senha de administrador. Para mais detalhes, confira o vídeo no fim do artigo.
Explorando o app de gerenciamento
Com as configurações iniciais fora do caminho, vamos explorar o app em si! E avisamos de antemão que o app deve ficar todo em chinês. Mas algumas opções estarão em inglês, o que deve facilitar um pouco para muitos usuários.
Por falar nisso, o aplicativo oferece acesso rápido a várias das opções mais buscadas pelos usuários. Incluindo definições avançadas de rede, atualização de sistema, QoS, otimização de Wi-Fi, entre outras. Para configurar o Redmi AX3000, ainda temos o sistema web.
Então, não se preocupe se o app estiver te dando trabalho para configurar seu roteador.
Sistema web
Para acessar o sistema, vamos digitar o endereço IP do roteador, ou “miwifi.com”. Na barra de pesquisa de um navegador de sua preferência, desde que tenha suporte a um recurso de tradução. Pois o sistema estará em chinês, e a maioria de vocês deve precisar disso.
Feito isso, vamos entrar com a senha de administrador que criamos anteriormente. E estaremos na página inicial do sistema web, sobre o qual não nos aprofundaremos muito. O sistema da Xiaomi já está meio defasado, faltando opções avançadas, mas é estável e funciona bem.
Testes Wi-Fi do baratinho da Xiaomi
E chegou a hora do pôr o Redmi AX3000 à prova com os testes de velocidade Wi-Fi! Começando pelos testes realizados próximos ao roteador. Nos quais obtivemos 293 Mbps de download e 253 Mbps de upload em 2,4 GHz. E 930 Mbps de download e 788 Mbps de upload.
Também aproveitamos para realizar um teste de transferência na rede local via cabo. Em que obtivemos 520 Mbps de download e 607 Mbps de upload. Resultados bem sólidos, se comparados aos resultados de alguns modelos de categorias superiores.
Mas foi nos testes a distância que realmente nos surpreendemos com a capacidade desse carinha! Principalmente em 5 GHz, que alcançou 341 Mbps em download e 132 Mbps em upload a média distância. E 258/150 Mbps em download e upload no ponto crítico, respectivamente.
A rede de 2,4 GHz do Redmi AX3000, entretanto, deixou bastante a desejar. Porém, isso não deve ser um problema tão grande. Uma das soluções seria comprar outro AX3000 e formar uma rede mesh. Que, por falar nisso, nos agradou bastante neste roteador!
Considerações finais sobre o Redmi AX3000
Então, o que podemos concluir sobre este roteador Redmi Wi-Fi 6 após nossa análise? Bem, como de costume, começando pelo design e construção não há do que reclamar. Não temos uma carcaça com um desenho extravagante, mas ela é resistente e muito bem refrigerada.
Que são excelentes diferenciais para um aparelho custo-benefício. Em relação ao app, o Mi Home é um ótimo aplicativo de gerenciamento. Todavia, como nosso Redmi AX3000 é chinês, o idioma do app também ficou em chinês.
O que pode ser um pequeno empecilho. Mas é possível gerencia-lo em português, se assim desejarmos, pelo Mi Wi-Fi, o outro app da Xiaomi.
Sistema, performance e links de compra
Já o sistema não é tão completo. Na verdade, faz um tempo que precisa de uma atualização, mas dá para o gasto. Tendo todas as opções de configuração essenciais a um roteador e um pouco mais. E podendo ser traduzido, diferente do principal app de gerenciamento.
E quanto à performance, ficamos muito satisfeitos com o desempenho da rede de 5 GHz. Inclusive, no teste mais distante, o baratinho da Xiaomi ficou em 2º lugar no ranque da categoria. Comparado a outros AX3000 que já testamos por aqui, aqui e aqui. Os links do Redmi AX3000 estão disponívies abaixo:
E aí, curtiu nossa resenha? Compartilhe-a, então! E o que você achou do novo AX3000 da Xiaomi? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E para interagir conosco, trocando ideias e conhecimento. Para mais detalhes e informações sobre o roteador, confira nossa análise em vídeo:
Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!
Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)
Redmi AX5400 (Branco): O melhor roteador Wi-Fi 6 custo-benefício hoje