- Publicidade -

Redmi AX6s: roteador Wi-Fi 6 custo-benefício passa muita velocidade

- Publicidade -

O Redmi AX6s veio com a proposta de ser uma versão mais acessível do seu “irmão” mais velho. O Redmi AX6, que também já passou aqui pelo site. E como tal, ele pode ser encontrado por um preço interessante. Mas, para isso, teve de abrir mão de uma série de coisas.

- Publicidade -

Apresentando diversos “retrocessos” técnicos em comparação ao AX6. Será que o Redmi AX6s vale a pena? Temos opções melhores de roteadores Wi-Fi 6 de entrada? E como é que ele se saiu nos testes Wi-Fi? Para descobrir as respostas, venha com a gente!

Especificações técnicas

O roteador AX6s da Redmi possui 6 antenas de alto desempenho. Podendo assim, teoricamente, atender até 128 dispositivos conectados ao mesmo tempo. Trata-se de um aparelho Wi-Fi de banda dupla. Que pode atingir máximas hipotéticas de 800 Mbps e 2.402 Mbps.

- Publicidade -

Em 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. E aqui já temos uma grande diferença entre ele e o AX6. Enquanto o último opera com padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6) nas duas bandas. O Redmi AX6s trabalha com ele apenas em 5 GHz. Ou seja, em 2,4 GHz ainda utiliza o padrão “n” (Wi-Fi 4).

Quanto ao número de amplificadores, não sabemos exatamente. Mas o AX6 possui 6 amplificadores. Então, suspeitamos que o Redmi AX6s tenha 4 deles ao todo. Temos também uma CPU MediaTek dual-core de 1,35 GHz. Acompanhada de 256 MB de memória RAM.

Mais alguns pontos que diferenciam os dois roteadores. Pois o AX6 padrão tem um processador Qualcomm de 6 núcleos. Sendo 4 dedicados à CPU e 2 à NPU. A qual parece não parece ter sido implementada no AX6s. E conta com o dobro de memória RAM. E suporte a 160 MHz.

- Publicidade -

Não encontramos informações especificando detalhes sobre o armazenamento. Infelizmente. Porém, acreditamos que o AX6s disponha de 128 MB de ROM. Assim como o AX6 regular. É basicamente o que podemos esperar de um produto custo-benefício.

Unboxing do Redmi AX6s

Agora, vamos tirar o Redmi AX6s da caixa e o observar mais de perto! Começando com uma breve anotação sobre a caixa. Ela é simples e apresenta diversas informações, a maioria em Chinês. Já que este é um produto importado.

E é melhor assim, pois a intensidade de sinal geralmente é melhor em roteadores chineses. Tendo em vista que muitos roteadores versão global. Embora não todos. Costumam ser equipados com um hardware inferior. Para se adequar às normas e restrições de cada país.

Enfim, abrindo a caixa encontramos de cara o próprio AX6s. Embalado em plásticos para sua proteção. Mais um cabo de rede CAT.5e, manuais de instalação e uma fonte de alimentação padrão chinês. Então será necessário usar um adaptador.

Sobre o design do Redmi AX6s, temos aquele desenho básico dos dispositivos de entrada da Redmi. Uma construção retangular com bordas arredondadas, topo e base vazados para arrefecimento e antenas circundando as suas laterais. Só que na cor preta.

É o mesmo design utilizado no AX6, e tantos outros roteadores. Na frente, temos 2 indicadores LED. Em cima dele, temos a logo da Redmi. Já embaixo do roteador, temos um selo com informações em chinês. E encaixes para o pendurar numa parede, se assim desejarmos.

Ao passo que, na traseira, temos 4 portas Ethernet Gigabit. Sendo uma delas WAN e o resto LAN. Seguidas de um botão de configuração de rede Mesh. Mais uma entrada para fonte de energia e um botão interno de Reset.

Tecnologias abarcadas

O Redmi AX6s é compatível com tecnologia Mesh
O Redmi AX6s é compatível com tecnologia Mesh (Imagem: Max Dicas)

No quesito tecnologias abarcadas, o Redmi AX6s conta com MU-MIMO 4×4. Além de 8 fluxos (streams) de dados simultâneos. Melhorando a capacidade do roteador de se comunicar. Com múltiplos dispositivos clientes paralelamente. Isto é, ao mesmo tempo.

Fora isso, o AX6s ainda conta com tecnologia OFDMA. Que, juntamente do MU-MIMO, utiliza uma técnica de parcelamento de pacotes. Para diminuir a latência da sua rede, aumentando o tempo de resposta. E tornando-a mais eficiente, no geral.

Sem falar na tecnologia 1.024 QAM, que envia mais bits de dados por transmissão. Elevando a velocidade bruta total da rede em cerca de 25%. Além do Beamforming, que é o direcionamento automático de sinal. Melhorando o alcance e a qualidade do Wi-Fi do Redmi AX6s.

Também temos o padrão de segurança WPA3, o mais atual e seguro, em 5 GHz. E compatibilidade com uma tecnologia chamada acelerador de jogos. Que identifica celulares da Xiaomi conectados, otimizando a conexão. Resultando em menos atrasos e travamentos.

Por fim, o AX6s da Redmi ainda é compatível com tecnologia de rede Mesh. Sendo teoricamente capaz de formar uma rede de malha com qualquer outro roteador Xiaomi/Redmi. Contudo, nos nossos testes não fomos bem-sucedidos em conectá-lo a um Xiaomi AX6000.

Configuração básica do Redmi AX6s

Para iniciar a etapa de configurações básicas do AX6s, vamos ligá-lo. E conectá-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. Pela porta WAN, destacada em azul. Os indicadores LED ficarão azuis quando o sistema e a internet estiverem prontos.

O Redmi AX6s pode ser configurado inicialmente tanto via smartphone quanto PC. Mas vamos utilizar smartphone e o app Mi Home para isso. Antes de ir para as configurações, entretanto, vamos nos conectar à rede do AX6s. E criar ou entrar com uma conta Xiaomi existente.

Lembrando de selecionar a região China. O app deve reconhecer o nosso roteador automaticamente. Contudo, se isso não ocorrer, podemos adicioná-lo manualmente. Clicando em “+”. Vamos, então, selecionar o AX6s e começar o processo de configuração.

Primeiramente, vamos definir nome e senha das redes. Ou rede, já que nessa etapa podemos ativar o recurso de combinação de bandas. Se quisermos. Depois, desmarcaremos a opção de usar a senha de Wi-Fi do Redmi AX6s como senha de administrador.

Criaremos uma nova senha de admin. E, por fim, vamos deixar a opção de atualizações automáticas ativada. Avançaremos para a próxima parte da configuração. Após esperar o roteador aplicar as configurações, vamos nos conectar novamente. À nova rede Wi-Fi que criamos.

Voltando ao aplicativo, selecionamos o nosso AX6s e entramos com a senha de admin. Vamos selecionar o cômodo de localização do dispositivo. Em seguida, poderemos renomear o roteador. Depois de avançar pela última vez, a configuração básica estará feita!

Aplicativo

Aplicativo de gerenciamento do Redmi AX6s, Mi Home
Aplicativo de gerenciamento do Redmi AX6s, Mi Home (Imagem: Max Dicas)

Pois bem, com a configuração inicial fora do caminho, vamos explorar o app Mi Home! Logo de início, temos um relatório de uso da banda do roteador. Com as velocidades de download e upload. Além de uma visão geral dos dispositivos conectados à rede do Redmi AX6s.

Também temos acesso rápido às principais configurações de Wi-Fi. Com a possibilidade de alterar o método de criptografia, nível de intensidade do sinal e canal Wi-Fi. Além de poder habilitar ou desabilitar uma das redes. E ocultá-las, ou unificá-las com um mesmo link.

Ainda é possível ativar o modo de compatibilidade Wi-Fi 5 em 5 GHz. Caso algum dispositivo mais antigo esteja apresentando problemas de conexão. Todavia, neste caso, não usufruiremos mais dos benefícios do Wi-Fi 6 nessa banda.

Ademais, temos diversas outras configurações. Como agendamento de reinicializações, atualizações de firmware, otimização Wi-Fi e QoS. Que nos permite fazer um controle de rede, e até priorizar aplicações web. Como streaming ou jogos online, por exemplo.

O Redmi AX6s, vale ressaltar, também pode ter sua rede de convidados ativada via app. Coisa que não podíamos fazer com o antigo app Mi Wi-Fi. Além de permitir a desativação da função WPS também via aplicativo. E ainda possui uma função de jogos.

Sistema web

O sistema web do AX6s é aquele velho conhecido nosso. É um sistema antigo, porém relativamente completo e estável. Que precisa muito de uma repaginada geral.

Mas que misteriosamente continua praticamente intocado. Ele agrega todas as principais opções que um usuário doméstico comum precisa. Mas não todas elas.

Testes de velocidade e alcance Wi-Fi

Começando pelos testes Wi-Fi do AX6s, a curta distância. Conseguimos resultados impressionantes para um produto da categoria custo-benefício. Com máximas de 122 Mbps de download e 120 Mbps de upload em 2,4 GHz.

Enquanto em 5 GHz, o Redmi AX6s atingiu 822 Mbps de download e 812 Mbps de upload. Já a médio e longo alcance, o destaque ficou para a banda de 5 GHz. Com 191 Mbps de download e 41 Mbps de upload. E 109 Mbps de download e 28 Mbps upload, respectivamente.

Lembrando que é possível criar uma rede Mesh, para melhorar ainda mais esses resultados.

Considerações finais sobre Redmi AX6s

Testes de alcance e velocidade Wi-Fi do Redmi AX6s
Testes de alcance e velocidade Wi-Fi do Redmi AX6s (Imagem: Max Dicas)

O que podemos dizer do AX6s, então? Para começar, vamos falar do design. É um desenho simples, tradicional e bonito. Com uma construção custo-benefício toda em plástico. Não é o tipo de design que chama atenção, mas também não desagrada.

Durante o período de testes, ele não apresentou superaquecimento. Evidenciando que o seu sistema de resfriamento é bastante competente. O Redmi AX6s possui 3 portas LAN e 1 WAN, que parece ser um padrão em todos os roteadores da Xiaomi.

Isso é o suficiente para a maioria dos usuários domésticos comuns. Mas pode ser um empecilho para usuários mais avançados. Ou com vários dispositivos cabeados na rede. Também lhe falta uma porta USB, que seria um recurso bastante apreciado por usuários avançados.

Mas até aí, sem muitos problemas. Pois isso condiz com a maioria dos roteadores de entrada no mercado atualmente. Quanto ao sistema, ele é estável e supre o básico. Mesmo que esteja clamando por uma atualização mais significativa.

Porém, em contrapartida, o aplicativo Mi Home é muito completo! Qualquer dono comum de um Redmi AX6s estaria muito bem servido por ele. Sobre as tecnologias, temos o diferencial do MU-MIMO 4×4. E apesar de não ser totalmente Wi-Fi 6.

Nem suportar largura de banda de 160 MHz. Ele ainda conseguiu passar bastante velocidade. Sem mencionar que nossa experiência com ele foi muito agradável. Inclusive com a unificação de bandas ativada. Não sofrendo com desconexões repentinas e/ou longas.

O roteador AX6s da Redmi está atualmente disponível para importação por cerca de R$ 340,00.

Então, o que você achou do AX6s da Redmi? Vale a pena o investimento? Deixe sua opinião nos comentários! Continue nos acompanhando para mais análises e outros conteúdos de qualidade. E não se esqueça de conferir nosso vídeo para mais detalhes:

Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)

Redmi AX5400 (Branco) – O melhor roteador Wi-Fi 6 custo-benefício hoje

Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais