O TP-Link Archer GX90 é um roteador Wi-Fi 6 AX6600 gamer com especificações BRUTAS de verdade! E tivemos a honra de ter o produto em primeira mão para fazer uma análise completa, do jeitinho que a galera gosta. Para os interessados, links de compra serão deixados no artigo.
Lembrando que ao comprar pelos links nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajuda a continuar trazendo conteúdo de qualidade aqui no site. Então, se puder nos dar essa força, nós agradecemos muito! Mas chega de enrolação, vamos à análise do TP-Link Archer GX90.
Unboxing e especificações do GX90
O Archer GX90 é um roteador gamer tri-band, isso significa que ele emite 3 redes Wi-Fi. As tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz, mais uma banda extra de 5 GHz. O dispositivo opera com o padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6) em todas elas.
Por falar nisso, em relação às máximas velocidades teóricas o GX90 alcança até 6.600 Mbps. Sendo 574 Mbps em 2,4 GHz, 1.201 Mbps em 5 GHz (1) e 4.804 Mbps em 5 GHz (2). Quanto ao hardware, o TP-Link Archer GX90 conta com uma CPU Quad-Core de 1,5 GHz.
Infelizmente, a marca não costuma revelar dados sobre memória RAM e armazenamento. Mas suspeitamos que o TP-Link Archer GX90 tenha ao menos 1 GB de RAM. Em relação às portas, temos 3 LANs Gigabit, 1 LAN/WAN Gigabit e 1 WAN/LAN Multi-Gig de 2,5 Gbps.
Desempacotando o produto e mais detalhes técnicos
Além disso, temos também 1 porta USB 3.0 e 1 porta USB 2.0, e suporte a formatos de partição NTFS, exFAT, HFS+ e FAT32. Quanto às tecnologias Wi-Fi, temos Beamforming, OFDMA, MU-MIMO 4×4, Airtime Fairness, 8 fluxos espaciais, largura de banda de 160 MHz e 1.024 QAM.
O roteador ainda conta com 8 antenas destacáveis de alto desempenho, suporte a IPv6 e serviços de VPN. A caixa do aparelho é bem grande, pois o dispositivo é bastante robusto. Dentro dela, temos o TP-Link Archer GX90, suas antenas, fonte de 39,6 W, cabo CAT.5e e manuais.
E só para fecharmos essa parte de especificações, vale mencionar que o GX90 também OneMesh. Isso é diferente de uma rede mesh tradicional por usar extensores de sinal em vez outros roteadores como nós mesh. Outros recursos serão mencionados mais à frente.
Configurando o roteador gamer TP-Link
Para configurar o roteador, vamos liga-lo e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. O dispositivo deve gerar 3 redes Wi-Fi, que podemos acessar com a senha embaixo dele. Em seguida vamos utilizar o app TP-Link Tether para configura-lo.
Ao abrir o aplicativo, nosso GX90 já deve aparecer em “meus dispositivos”. Senão, podemos adicionar o TP-Link Archer GX90 manualmente clicando em “+”. Vamos selecionar o nosso roteador e fazer o passo-a-passo da configuração dele, que é bem simples.
App de gerenciamento
Mas no caso de dúvidas, confira nosso vídeo no fim do artigo. Concluída a configuração, podemos conferir a página inicial do app. Que possui um visual diferenciado muito bonito para roteadores gamers, ao que parece. Logo de cara, temos visualização de status e clientes.
E duas opções: uma de ativar a proteção do antivírus integrado e outra de ativar a priorização de jogos. Mas também é possível ativar a priorização para outros serviços, como streaming e navegação na web. O TP-Link Archer GX90 ainda conta com uma aba de ferramentas.
Onde encontramos várias opções de controle mais avançadas. Como controle de LEDs, atualização de firmware, reinicialização agendada, diagnóstico de rede, etc. Mas as opções de configuração realmente avançadas só são acessíveis pelo sistema web.
Sistema Web
E já que tocamos no assunto, vamos dar uma olhada também no sistema do roteador! Para tanto, podemos digitar o IP dele na barra de endereços de um navegador. E entraremos com a senha de administrador que criamos durante a configuração do aparelho.
O sistema do GX90 também possui um design personalizado, que é bastante atraente. As opções disponíveis são basicamente as mesmas do sistema de qualquer outro roteador TP-Link. Todavia, com alguns diferenciais gamers exclusivos como o “centro de jogos”.
Onde o TP-Link Archer GX90 oferece as ferramentas para aprimorar sua experiência de jogos. Incluindo opções de diagnóstico, encaminhamento de portas, VPN, entre outras. Tanto o app quanto o sistema são bastante completos e devem atender muito bem a maioria dos usuários.
Testes Wi-Fi
Agora, chegamos ao tão esperado momento dos testes Wi-Fi! Próximo ao roteador, conseguimos cerca de 310 Mbps de download e 215 Mbps de upload em 2,4 GHz. Enquanto ambas as bandas de 5 GHz passaram praticamente toda nossa internet de 1 Gbps.
Nos testes a distância, nos limitamos ao ponto crítico de sinal. Onde atingimos máximas de 52/13 Mbps de down/up em 2,4 GHz, 201/38 Mbps de down/up em 5 GHz (1) e 122/25 Mbps de down/up em 5 GHz (2). Resultados satisfatórios para o TP-Link Archer GX90.
Em linha com as expectativas que já tínhamos para um roteador homologado pela Anatel. Pois roteadores versão brasileira e versão global tendem a deixar um pouco a desejar em alcance. Principalmente se comparados a roteadores versão chinesa, como o AX6000.
Também testamos o roteador brevemente em jogos, tanto com aceleração quanto sem, já que este é o foco do produto. A experiência foi suave nos dois casos, mas não vimos nenhuma diferença relevante. Devemos fazer mais testes depois de explorarmos o recurso mais a fundo.
Considerações finais sobre o TP-Link Archer GX90
Então, o que podemos dizer sobre o GX90 depois destas primeiras impressões? Começando pelo design, só temos elogios a dar! O TP-Link Archer GX90 é um roteador belíssimo, fácil de montar, configurar, tem app e sistemas bastante completos e passa muita velocidade com estabilidade.
Porém, já adiantamos que se trata de um produto premium. Então o preço não é dos mais acessíveis. Mas, em compensação, entrega uma ótima performance e ampla gama de recursos. Os links de compra abaixo foram selecionados por oferecerem os melhores preços, confira:
- Compre o TP-Link Archer GX90 (opção 1)
- Compre o TP-Link Archer GX90 (opção 2)
- Compre o TP-Link Archer GX90 (opção 3)
E aí, curtiu nossa resenha do TP-Link Archer GX90? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste roteador gamer TP-Link? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o Archer GX90, confira nossos vídeos:
Leia também: TP-Link Deco X60: Resolva seus problemas com Wi-Fi de uma vez
TP-Link Archer C6 V4: O Gigabit baratinho agora é EasyMesh!
Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!