
- Publicidade -
O TP-Link Omada EAP773 é um ponto de acesso Wi-Fi 7 de nível empresarial que traz especificações brutais! Além disso, ainda é um produto muito bem construído que recebe até 10 Gbps de velocidade de internet. Quer descobrir mais sobre este “monstro”? Vamos lá, então.
- Publicidade -
Unboxing e especificações do AP Wi-Fi 7 da TP-Link
Com a caixa em mãos, notamos que estamos diante de um produto de categoria BE11000. Isto é, somando as máximas teóricas de suas 3 bandas (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) temos quase 11 mil Mbps. Além disso, vemos que o produto possui garantia vitalícia limitada da TP-Link.
Isso significa que enquanto ele estiver sendo fabricado a garantia se aplica, e após sair de linha ela continua valendo por 5 anos. Um diferencial realmente vantajoso de adquirir este ponto de acesso. Ao abrir a caixa, já vemos o produto e temos alguns acessórios, como manual, parafusos e suporte.
- Publicidade -
A construção do EAP773 da TP-Link é consideravelmente robusta, sendo que não conseguimos identificar se é feita de um plástico resistente ou de metal. Algo digno da categoria BE11000. A carcaça conta com uma porta PoE de 10 Gbps, entrada para fonte e botão reset.
Detalhes técnicos do AP
Em questão de velocidade Wi-Fi, o ponto de acesso pode teoricamente atingir até 574 Mbps, 4320 Mbps e 5.760 Mbps nas suas redes de 2,4, 5 e 6 GHz. Já em largura de banda, temos até 160 MHz em 5 GHz e até 320 MHz em 6 GHz. Fora isso, temos outras tecnologias Wi-Fi da 7a geração.
- Publicidade -
Como 4K QAM e MLO, além de tecnologias legadas como OFDMA, MU-MIMO, BSS Coloring, Beamforming, entre muitas outras. O ponto de acesso possibilita criação de até 24 redes, criação de página de login (hotspot), cobre até 140 m2, suporta 380 clientes e tem gerenciamento SDN.
Esta última solução permite criar uma rede altamente escalável com nosso TP-Link Omada EAP773. Totalmente controlada a partir de uma única interface, o que é bem conveniente. Desse modo, é possível configurar o sistema e apenas ir adicionando dispositivos depois.
Configurando o TP-Link EAP773

Produto apresentado, agora vamos instalar o programa Omada Controller num PC para configurá-lo! Para baixar o app é bem simples, basta ir à página oficial do produto no site da TP-Link, clicar em suporte, downloads e baixar a versão compatível com nosso sistema operacional.
Depois, é só executar o arquivo e abrir o controlador TP-Link Omada quando a instalação estiver pronta. Assim já poderemos ligar, conectar e configurar nosso ponto de acesso. No caso de não utilização de PoE, será preciso uma fonte de 12 V e fornecer 2.5 A no mínimo.
Para acessar o controlador do AP Omada EAP773 da TP-Link precisamos entra com uma conta TP-Link e novos dados de administrador. Daí em diante basta realizaras configurações básicas de rede para o equipamento. Feito isso, é só terminar a configuração e entrar no sistema.
Visão geral do sistema web
Dentro do sistema já recebemos uma notificação sobre uma atualização mais recente, então fizemos questão de instalar. Para adicionar o ponto de acesso à rede, vamos clicar em “dispositivos” no menu lateral, clicar em cima do AP e adotá-lo ao sistema.
Quanto aos recursos, não vamos abordar tudo porque existem configurações demais para falar de tudo em um único artigo. Porém, podemos dizer que é um sistema bastante profissional. Contando com relatórios detalhados de uso do TP-Link EAP773, estatísticas e muito mais.
Testes Wi-Fi
Enfim, vamos aos testes de velocidade Wi-Fi! Próximos ao roteador, utilizando um cliente Wi-Fi 7, obtivemos 3.326/2.525 Mbps de download/upload. Enquanto isso, a 10 metros e 19 metros de distância do AP, que estava em ambiente fechado, atingimos 872/564 Mbps e 370/160 Mbps respectivamente.
Também rodamos alguns testes de transferência de arquivo em rede local, nos quais atingimos picos de 1 Gbps de download. Resultados excelentes, diga-se de passagem.
Considerações finais sobre o TP-Link Omada EAP773

O que podemos dizer é que foi uma experiência muito legal testar este ponto de acesso! Nossa estrutura de rede, apesar de compatível, infelizmente não conseguiu extrair todo o potencial do AP. Mesmo assim, os resultados que alcançamos foram substanciais.
O TP-Link Omada EAP773 não é um produto para usuários comuns, afinal é um ponto de acesso empresarial. Então, o preço acompanha a qualidade diferenciada do produto. A construção é de qualidade excepcional, o gerenciamento incrível é incrível, bem como alcance/velocidade.
Para usuários exigentes, com certeza vale a pena adquirir! Os interessados podem conferir mais nos links de compra abaixa, lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda demais. Confira:
- Compre o TP-Link EAP773
- Compre o TP-Link EAP773
- Placa de Rede 10G que usamos
- Placa de Rede 10G mais barata
- Módulo SFP+
- Cabo DAC
E aí, curtiu nossa resenha do EAP773? Compartilhe-a, então! O que você achou deste produto Wi-Fi 7 da TP-Link? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto e sua configuração, confira nosso vídeo:
Leia também: Mercusys Halo H80X, testando o novo Kit Mesh Wi-Fi 6 BOM E BARATO!
TP-Link Deco Wi-Fi 7, novos sistemas mesh são revelados!
UniFi U7 Pro, verdadeiro Wi-Fi 7 tri-band é bom?