O Xiaomi AX1800 é um roteador de banda dupla. Que trabalha com o padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6) em ambas as suas frequências. De 2,4 GHz e 5 GHz. Podendo, teoricamente, chegar a velocidades de até 574 Mbps e 1.201 Mbps respectivamente.
O Xiami AX 1800 tem memória RAM de 256 MB e 128 MB de ROM. E suporta até 128 dispositivos conectados simultaneamente, segundo a marca. E este Colosso discreto pode facilmente se mesclar ao ambiente, enquanto fornece uma conexão de alta qualidade para você! Vamos descobrir mais sobre ele?
Unboxing do Xiaomi AX1800 e características básicas
Esteja avisado desde já que, por enquanto, o produto só pode ser encontrado na versão chinesa. Então não há informações em Inglês na caixa. E muito menos em Português. Bom, dentro da caixa encontramos um cabo de rede CAT 5e. (que já poderia ser CAT 6).
Acompanhado de um manual de instruções em Chinês, o próprio roteador Xiaomi AX1800 e uma fonte de energia. A qual não vem de acordo com o padrão brasileiro, necessitando de um adaptador.
No Xiaomi AX1800 em si. Que se assemelha à uma torre retangular com um “X” no topo. Podemos encontrar o nome do aparelho e um pequeno logo da Xiaomi. Além de 2 LEDs indicadores para internet e sistema, e 4 portas Ethernet. Sendo 3 LANs e 1 WAN.
Fora a entrada para fonte de alimentação e um botão reset interno. Quanto às especificações, o roteador possui 2 antenas internas, uma para cada banda, e 4 amplificadores de alto desempenho, que, segundo o fabricante, aumentam a cobertura teórica em até 50%.
O AX1800 ainda conta com uma CPU quad-core da Qualcomm de 1,2 GHz. Que promete reduzir o consumo de energia do Xiaomi AX1800. E sua geração de calor em até 20%. Graças a seus 2 dissipadores internos. E tem ainda uma NPU (Unidade de Processamento Neural) de, também, 1,2 GHz.
Além de 256 MB de memória RAM e 128 MB de memória flash, como já foi mencionado. Estão presentes também as tecnologias MU-MIMO 2×2, OFDMA, Beamforming e BSS Color. Assim como suporte ao mais recente padrão de segurança de rede, o WPA3.
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter
Este roteador ainda é compatível com tecnologia de redes Mesh, e vale a pena citar que a Xiaomi diz que ele possui uma tecnologia de aceleração de jogos em PC, portáteis e smartphones, que nós infelizmente não pudemos testar, mas que deve sim fazer alguma diferença!
E, antes de passarmos às configurações do Xiaomi AX1800. Frisamos que elas podem também ser realizadas pelo aplicativo próprio da Xiaomi. Disponível para dispositivos Android e iOS.
Configurações básicas
Antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que o roteador precisa estar ligado. E conectado ao aparelho de internet disponibilizado pela sua provedora pela porta WAN. A primeira de baixo para cima.
E, já que o aparelho só está disponível na versão chinesa até agora. Toda a configuração será feita em Chinês. Até porque seria impossível usar recursos de tradução do navegador sem internet. Mas não se preocupe. Nós vamos caminhar passo a passo por ela!
Depois de conectado ao roteador. Uma tela inicial de acesso às configurações do Xiaomi AX1800 deverá aparecer. Nela, é possível encontrar duas checkboxes e um grande botão azul, localizados na parte inferior da página. A primeira checkbox é a confirmação de concordância com o contrato de licença do usuário.
Sem marcá-la é impossível prosseguir com as configurações. A segunda é uma opção de juntar-se ao programa de melhoria da experiência do usuário. O que é dispensável, mas fica a critério pessoal. O grande botão azul confirma a aceitação dos termos de contrato, e continua a configuração.
Na segunda página. Chamada “guia de internet”. Temos as configurações de nome e senha da rede. Em sequência, encontramos outras 2 checkboxes.
A primeira para usar a senha de acesso à rede do Xiaomi AX1800 como senha de gerenciamento do roteador. O que nós não recomendamos. E a segunda é para atualizar automaticamente a versão do seu Firmware. Essa, sim, você pode deixar marcada.
Deixando a primeira checkbox desmarcada. O usuário deverá inserir uma outra senha para acessar as configurações do aparelho. Terminada a configuração, é só avançar. Clicando no grande botão azul na parte inferior da página outra vez. E a configuração básica está feita!
Sistema web do Xiaomi AX1800
Concluída a configuração básica, digitamos “miwifi.com”. Para sermos redirecionados à tela de acesso às configurações padrão. E agora já podemos usar recursos de tradução do navegador. Em nosso teste não foi necessário configurar opções de provedor.
Esses dados foram coletados automaticamente pelo Xiaomi AX1800, pois usamos uma ONT (terminal de rede ótica) já “roteada”. Caso seu provedor tenha configurado PPOE, a página pedirá um nome de usuário e senha. Essa informação é fornecida pelo provedor de internet.
Dito isso, é só digitar a senha de gerenciamento do roteador e adentrar as configurações. É bastante interessante como a Xiaomi sugestiona fortemente o usuário a utilizar o aplicativo de gerenciamento logo de início, aliás.
Agora, já na aba inicial do sistema do roteador “status do roteamento”. Temos algumas funções básicas. Podemos monitorar e bloquear os dispositivos conectados em “Equipamento Terminal”.
Podemos alterar configurações básicas de cada banda da rede (nome e senha). Clicando no ícone do roteador Xiaomi AX1800. E podemos ainda verificar o status da rede. E até realizar testes de velocidade clicando em “a Internet”.
Configurações padrão
Na aba “configurações padrão”. Temos as opções de configurações de Wi-Fi, Internet e LAN. Centro de segurança e status do sistema. Em “Configurações de Wi-Fi” estão disponíveis algumas opções de rede mais avançadas, como “Wi-Fi de dupla frequência em um”. Também conhecido como Smart Connect.
Que une as redes de 2,4 GHz e 5 GHz, alternando entre ambas. Dependendo da posição do dispositivo conectado ao roteador. Essa função costumava apresentar desempenho questionável em aparelhos da Xiaomi. Mas com a recente atualização de sistema do Xiaomi AX1800, o problema parece ter sumido.
Embaixo temos configurações de banda. Como nome, senha e ocultação de rede. Além de tipo de criptografia, canal e largura de banda, e força de sinal. Seguido pelos botões de ativação do modo de compatibilidade com Wi-Fi 5. Caso alguns dispositivos mais antigos tenham problemas de conexão.
E de ativação da tecnologia MU-MIMO. Usando recurso de tradução do seu navegador, será preciso desativá-lo temporariamente para alterar algumas configurações do roteador. Algumas modificações também requerem 30 segundos para reiniciar o roteador e serem aplicadas de fato.
Na opção “Configurações de Internet” temos informações básicas da rede. Tais como tipo de conexão sendo utilizado no Xiaomi AX1800 e endereço de IP. E, conforme descemos a página. Temos acesso às configurações de internet propriamente ditas.
Como DNS, taxa de porta WAN, clone de endereço MAC. E a opção “Interruptor de modo de trabalho”. Que, basicamente, possibilita intercalar os modos de trabalho do roteador. Entre roteamento (modo normal), repetição de sinal (modo repetidor) e ponto de acesso. E configurações de rede IPv6.
Enquanto isso, em “Controle de Segurança” temos opções de segurança da rede. Em “Configurações de LAN” temos configurações do serviço e endereço IP. E por fim temos o status do sistema. Onde é possível ver a versão do firmware, fazer backup e restauração, entre outros.
Configurações Avançadas
Dentro da guia de configurações avançadas do Xiaomi AX1800, nós temos ainda “Limite de velocidade inteligente QoS”. Onde é possível controlar a largura de banda da rede externa.
Limitar manualmente a velocidade de um dispositivo. E até atribuir prioridade maior a determinado uso dela. Como jogos ou vídeos, por exemplo. Acompanhada de opções de alocação de IP, DDNS, encaminhamento de porta, VPN e UPnP.
Aplicativo Mi Wi-Fi
A Xiaomi também disponibiliza um aplicativo de gerenciamento de rede. Pelo qual é possível configurar o seu roteador por meio de smartphones com sistema Android ou iOS. Chamado Mi Wi-Fi. Após instalá-lo, é necessário criar uma conta.
Caso ainda não tenha. E se conectar à rede gerada pelo seu roteador Xiaomi AX1800. Também é importante selecionar a região “China” durante esse primeiro acesso. Do contrário, como esta é a versão chinesa, o aplicativo não conseguirá encontrar o roteador.
Para acessar as configurações, digitamos a senha de gerenciamento. Nós, então, teremos visão de todos os dispositivos conectados à rede. Podendo aplicar diversos controles sobre eles. Como bloqueio de acesso e limite de velocidade. Além de controle parental.
Existem ainda muitos outros controles na opção “Plug-ins”. Na verdade, este é provavelmente um dos aplicativos de gerenciamento de rede mais completos. E intuitivos que você vai encontrar. O que é um grande complemento ao roteador.
Testes de velocidade
No teste via cabo. Realizado num PC. Conseguimos extrair velocidades de até 928,37 Mbps de download e 451,36 Mbps de upload do Xiaomi AX1800.
Enquanto no teste via Wi-Fi, em 2,4 GHz, pudemos atingir velocidades de até 144 Mbps de download. E 151 Mbps de upload. E até 648 Mbps de download e 524 Mbps de upload em 5 GHz.
Porém, estes testes foram realizados próximo ao roteador. Nos testes realizados no ponto mais distante possível dele. Conseguimos 52,9 Mbps de download e 10,3 Mbps de upload em 5 GHz. E 86,3 Mbps de download e 11,9 Mbps de upload em 2,4 GHz. Desempenho bastante competente por parte do AX1800.
Últimas considerações sobre o Xiaomi AX1800
Então, para fechar o artigo, vamos dar nossas últimas considerações sobre o AX1800. Apesar de ser um roteador de entrada da linha AX da Xiaomi, o Xiaomi AX1800 entrega bom desempenho e cobertura para um usuário comum.
Principalmente após a atualização de sistema mais recente, que otimizou muito o roteador. Fora o aplicativo de gerenciamento, que é uma verdadeira mão na roda.
E, mesmo que você não consiga alcançar os mesmos resultados. Provavelmente terá ganhos expressivos de estabilidade e velocidade. Migrando de um roteador com um padrão mais antigo para um roteador Wi-Fi 6.
O preço pode até ser um ponto de receio, mas considerando o produto em si, o que ele entrega e o fator mercado brasileiro, vale bastante a pena! O único ponto realmente negativo seria a largura máxima do canal de banda, de 80 MHz, enquanto outros roteadores Wi-Fi 6 têm até 160 MHz.
E aí, curtiu nossa análise? Então, compartilhe-a! E o que você achou do Xiaomi AX1800? Vale a pena? Comente! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais análises e artigos de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E também para interagir conosco, trocando ideias e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nossa resenha em vídeo:
Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)
Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi
Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede
Autor: Guilherme Barbosa
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter