O Xiaomi AX9000 é simplesmente o melhor roteador Wi-Fi 6 da Xiaomi! E, pelas especificações, também é o melhor roteador que já tivemos em mãos. Só para você ter uma ideia, ele tem 12 antenas, processador Hexa-Core e, segundo a marca, é projetado para gamers profissionais.
É o suficiente para atiçar a curiosidade de qualquer um, ou, não é? Então, venha com a gente para podermos conferir o Xiaomi AX9000 mais de perto! Lembrando que os links de compra do produto estarão no final do artigo. E comprando por eles, você nos ajuda demais!
Especificações técnicas
Bem, vamos começar pelas especificações técnicas. O AX9000 é um roteador Wi-Fi 6 de banda tripla. Isto é, ele emite três bandas de rede sem fio. Sendo elas uma de 2,4 GHz, e duas de 5 GHz (com 160 MHz). E temos uma banda extra, dedicada a dispositivos de casa inteligente da Xiaomi.
Cujas velocidades máximas somadas totalizam quase 9.000 Mbps. Assim, originando a designação Xiaomi AX9000. Essa velocidade se distribui da seguinte maneira: 1.148 Mbps em 2,4 GHz, 2.402 Mbps em 5 GHz (1), 4.804 Mbps em 5 GHz (2) e 583 Mbps na banda IoT.
Todas elas, com exceção da rede IoT, fazem MIMO 4×4. E, quanto à capacidade de rede do Xiaomi AX9000. A marca diz que ele suporta até 248 dispositivos conectados simultaneamente. Já em relação ao hardware, temos uma CPU Qualcomm IPQ8072 Quad-Core de 2,2 GHz.
Acompanhada de uma NPU Dual-Core de 1,7 GHz e 1 GB de memória RAM. Não temos certeza quanto à memória ROM (armazenamento). Mas um produto premium destes deve ter pelo menos uns 128 MB de ROM. Chutando um valor por baixo.
Temos também 4 grupos de 3 antenas Wi-Fi, somando 12 antenas. Além de 12 amplificadores de sinal. Por fim, temos ainda 5 portas Ethernet. Sendo elas 4 LANs Gigabit e 1 WAN Multi-Gig de 2,5 Gbps. Fora uma porta USB 3.0 e suporte a rede mesh.
Unboxing
Agora, vamos ao unboxing do Xiaomi AX9000! Vale comentar logo de início que a caixa do aparelho é simplesmente enorme. Nela, temos uma amostra do visual do produto e várias especificações escritas. Dentro dela, surpreendentemente, temos uma maleta de proteção.
Isso mesmo, é ou não é um produto diferenciado? Abrindo-a, temos uma caixa de acessórios e o roteador em si. Que de pequeno não tem nada; nem de leve, a propósito. É um verdadeiro gigante! E só pelo toque, podemos notar a excelente construção do produto.
O AX9000 tem um design belíssimo! Que se assemelha bastante a um casco de tartaruga, só que mais geométrico. Os grupos de antenas do Xiaomi AX9000 são vazados no meio. E ajudam a dar um ar arrojado, porém sóbrio, ao aparelho. E temos 4 LEDs superiores que completam o visual.
Acessórios e resfriamento
Nas laterais, temos algumas entradas de ar. Para melhorar o arrefecimento desse “monstro”. Acompanhadas das portas Ethernet e USB, botão de rede mesh. Além de botões Reset, Liga/Desliga e entrada para fonte. E, por fim, 2 LEDs indicadores frontais.
Embaixo, temos mais entradas de ar, 4 apoios de borracha. E é interessante ressaltar que, dentro do roteador, temos uma ventoinha. Que começa a atuar assim que a demanda puxar o hardware do aparelho aos seus limites.
O Xiaomi AX9000 ainda vem com uma fonte de energia de 48W de 1m. Pelo menos, essa versão global que nós pegamos vem com uma dessas. Além de alguns manuais de usuário, e um cabo de rede CAT.6. Que já deveria ser obrigatório em roteadores topo de linha, né? E é isso!
Configuração inicial do Xiaomi AX9000
A seguir, vamos para a configuração inicial do AX9000. Imediatamente após nos conectarmos a uma das redes, seremos direcionados a uma página de configuração. Nessa página, já podemos escolher Português como idioma para o sistema do roteador.
O passo-a-passo que se segue é bem simples, basta prestar atenção. Nós apenas temos de fazer as definições básicas da rede do Xiaomi AX9000. Como nome, senha do Wi-Fi, senha de administrador, etc. Depois, vamos ao app.
E quanto à seleção de região, tenha certeza de que ambos o app e o roteador estejam com a mesma opção marcada. Senão, será impossível configurar o dispositivo pelo app.
Explorando o app
E por falar nisso, chegou a hora de falarmos do aplicativo de gerenciamento da Xiaomi. O Mi Home. O aplicativo é bem prático e intuitivo. Reunindo todas as principais funções de controle numa única página. Facilitando a navegação por elas e a configuração do roteador.
Entre as funções, temos atualização de firmware, reinicialização agendada e controle de LEDs. Além de algumas funções únicas para o Xiaomi AX9000. Relativas ao uso da porta USB 3.0.
Sistema web
Porém, podemos configurar o roteador também pelo sistema web. Para isso, basta digitar o endereço IP do roteador (ou “miwifi.com”). Na barra de endereços de qualquer navegador. Em seguida, vamos entrar com a senha de administrador que criamos.
O sistema, como já cansamos de dizer, está bem defasado. Mas, ainda assim, funciona e é bastante estável. Nele, podemos encontrar algumas das mesmas opções que encontramos no app. E algumas mais, como VPN e DDNS.
Para uma visão mais detalhada do sistema, confira o nosso vídeo no fim do artigo.
Testes Wi-Fi
E chegou a hora da verdade, a hora de testarmos o roteador Xiaomi AX9000! E só para esclarecer, vamos injetar 1 Gbps de velocidade nele durante os testes sem fio. Pelas especificações que ele tem, isso vai ser moleza.
Começaremos, então, com alguns testes preliminares próximos ao roteador. Com um notebook Wi-Fi 6, em 2,4 GHz, conseguimos 311 Mbps de download e 290 Mbps de upload. Resultados simplesmente ótimos para essa banda!
Mas um tanto aquém do esperado, para um roteador com 1.148 Mbps de máxima teórica nela. Enfim, na primeira banda de 5 GHz, obtivemos 950 Mbps de download e 715 Mbps de upload.
Enquanto na segunda banda de 5 GHz, a voltada para jogos. O Xiaomi AX9000 entregou 895 Mbps de download e cerca de 720 Mbps de upload.
Lembrando que tais variações nos resultados são absolutamente normais. Inclusive, nós também testamos a velocidade via smartphone. E os resultados foram diversos.
Teste em jogos
Nós também aproveitamos e fizemos um teste de transferência na rede local. No qual conseguimos picos de 847 Mbps. Isso é muita velocidade! Contudo, por mais interessantes que esses testes sejam, o que importa mesmo é a estabilidade e a qualidade da conexão.
Ainda mais tratando-se de um produto voltado ao público gamer. Então, como será que ele se sai num cenário de jogo real? Bem, com uma conexão cabeada, jogando uma partida de “CS:GO” obtivemos um ping de 30 ms, em média.
Já no Wi-Fi, o Xiaomi AX9000 se comportou de maneira bem diferente. Conectados à rede gamer de 5 GHz, o ping começou baixo, mas com o tempo subiu demais. Pode ser porque estávamos praticamente no limite do alcance do roteador.
Todavia, curiosamente, ao nos conectarmos à outra banda 5 GHz, o desempenho melhorou. E melhorou bastante. O que podemos extrair disso, é que a banda dedicada a jogos tem um alcance menor.
Porém, não se engane, isso não significa que o roteador seja ruim. Na verdade, o desempenho que extraímos com a banda comum de 5 GHz foi muito satisfatório. Mas lembre-se, esses testes são meramente ilustrativos.
Teste de alcance
Por fim, vamos aos testes de alcance com o Xiaomi AX9000. E, dessa vez, nós focamos somente no teste de sinal no ponto mais crítico. E dói dizer, mas ficamos um pouco decepcionados com os resultados obtidos. Não por serem ruins, ou algo assim, mas por terem ficado bem abaixo do esperado.
Principalmente, considerando que se trata de um roteador topo de linha. Eis os resultados: 15 Mbps de download e 11 Mbps de upload em 2,4 GHz. Na primeira banda de 5 GHz, conseguimos 88 Mbps de download e 21 Mbps de upload.
E, na segunda banda de 5 GHz, alcançamos 160 Mbps de download e 112 Mbps de upload. E o motivo de termos nos decepcionado com o Xiaomi AX9000. É que já conseguimos resultados bastante próximos, ou superiores, com o AX3000 da Xiaomi.
Que, obviamente, não tem sequer metade do “poder bruto” do AX9000. Mas foi aí que lembramos que se trata da versão global do roteador. E, na nossa experiência, essas versões costumam ser menos potentes do que as versões chinesas. Infelizmente.
Considerações finais sobre o Xiaomi AX9000
Então, quais são nossas conclusões sobre o AX9000? Bem, desconsiderando o alcance da versão global, este ainda é um roteador sensacional! Com um hardware de alto nível, capaz de elevar sua rede doméstica a outro patamar. E a versão global do produto oferece algumas vantagens.
Como o padrão da tomada do Xiaomi AX9000 global, que é compatível com o padrão brasileiro. E o sistema, cujo idioma pode ser alterado para Português e outros idiomas. Não ficando restrito ao Chinês. Algo que não encontraríamos no AX9000 versão chinesa.
App, sistema e links de compra
Mas, caso a questão do alcance ainda pese bastante para você, é só escolher a versão chinesa. Do contrário, também já ouvimos dizer que trocar a versão do firmware pode ajudar. Em relação ao design e construção, no entanto, não há do que reclamar.
O app e o sistema são intuitivos e reúnem todas as configurações básicas. Que um usuário comum precisaria. No futuro, devemos fazer um vídeo de revisão do Xiaomi AX9000. Fazendo testes com mesh, firmware chinês, etc. E vamos deixá-lo no fim do artigo.
E aí, o que você achou do roteador AX9000 Wi-Fi 6 da Xiaomi? Vale a pena comprar este roteador? Deixe sua opinião nos comentários! Compartilhe esta análise com outros entusiastas da tecnologia! E continue acompanhando o site Max Dicas para mais artigos de primeira.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mercado! E não se esqueça de conferir também nosso vídeo, para mais detalhes e informações:
Leia também: Redmi AX6s: roteador Wi-Fi 6 custo-benefício passa muita velocidade
Xiaomi AX6000: Um roteador Wi-Fi 6 IMPRESSIONANTE
Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)