- Publicidade -

TP-Link Deco BE65 (BE11000), testando um verdadeiro mesh Wi-Fi 7!

- Publicidade -

O TP-Link Deco BE65 chegou ao Brasil, trazendo o primeiro sistema mesh padrão Wi-Fi 7 verdadeiro ao nosso mercado! Por ser homologado pela Anatel, conta com garantia de 5 anos. Além de 4 portas Multi-Gigabit, porta USB, suporte a 200+ clientes e mais. Vamos analisá-lo?

- Publicidade -

Unboxing e detalhes técnicos do Deco Wi-Fi 7

Começando por desembrulhar o produto, temos de admitir que a TP-Link caprichou na embalagem desta vez. A caixa vem envolta em uma jogada criativa de marketing que enfatiza o “verdadeiro Wi-Fi 7” presente no roteador. E o próprio pacote do roteador é bem bonito, como é de se esperar.

Ao abrir a caixa, temos logo de cara as 2 unidades do nosso kit mesh. A marca ainda facilitou a retirada dos itens ao adicionar puxadores. Em termos de acessórios, temos um cabo de rede flat, manual de usuário e 2 fontes de 30 W, o que é um bom indicativo do poderio do roteador.

- Publicidade -

Por falar nisso, vamos ao produto em si. O Deco BE65 da TP-Link possui um corpo robusto, com um detalhe estético em sulcos que formam o número 7, alusão ao padrão Wi-Fi do aparelho. Na parte traseira, temos um botão WPS, 4 portas de 2,5 Gbps autoadaptáveis e USB 3.0.

Detalhes técnicos do BE11000

Além da entrada para a fonte de energia. Enquanto isso, na parte inferior notamos apoios em borracha, entradas de ar e botão de reset. Já na parte superior, encontramos saídas de ar bem discretas. O dispositivo conta um design minimalista elegantérrimo, que embeleza o ambiente.

- Publicidade -

O roteador mesh BE11000 da TP-Link ainda emite 3 bandas Wi-Fi, de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Nas quais pode atingir máximas teóricas de 688 Mbps, 4.324 Mbps e 5.765 Mbps respectivamente. O roteador também conta com 4 antenas internas de alto desempenho.

Quanto às tecnologias Wi-Fi do TP-Link Deco BE65, temos 4K QAM, MLO, Multi-RU, MU-MIMO 2×2, OFMDA e 6 fluxos de dados. Além de rede mesh com Inteligência Artificial, que, segundo a marca, suporta backhaul combinado (sem fio e com fio ao mesmo tempo).

E outras tecnologias não mencionadas, mas que certamente devem estar presentes. Como Beamforming, por exemplo. Sobre o hardware, o que sabemos é que o BE65 conta com CPU Qualcomm Quad-Core de 1,5 GHz, acompanhada por 1 GB de RAM.

Configurando o Deco BE65 da TP-Link

App de configuração do Deco BE65 da TP-Link
App de configuração do Deco BE65 da TP-Link (Imagem: Max Dicas)

Agora, vamos à etapa de configuração! Primeiramente temos de ligar e conectar a unidade principal do nosso kit ao equipamento da nossa provedora. Em seguida, abriremos o app TP-Link Deco e nos conectaremos à rede do Deco BE65 para configurar nossa nova rede.

Mas vale lembrar que é preciso uma TP-Link para usar o app e configurar o roteador. Enfim, para configurá-lo basta clicar em “+”, “criar uma rede” e buscar o modelo do nosso roteador mesh. Depois é só seguir as orientações e o passo a passo da configuração, e pronto! Configurado.

Explorando o app

Então, que tal explorarmos o app? Antes disso, entretanto, é bom checar se não há atualizações de sistema pendentes. É possível encontrar essa opção na aba “mais”, onde ficam as configurações avançadas do aplicativo. Na página inicial, já temos uma visualização rápida da rede.

Incluindo download e upload, nós da rede mesh, assim como clientes conectados e dispositivos inteligentes na rede. O app de gerenciamento do Deco BE65 da TP-Link permite logo de cara fazer controles sobre os dispositivos na rede, configurações Wi-Fi e testar a velocidade da internet.

O app também conta com uma aba dedicada à segurança da rede, com opções mais avançadas ligadas ao pagamento de assinaturas. Além de uma aba de controle parental, que permite controlar o uso e a navegação de certos usuários na rede, como crianças.

Testes Wi-Fi com o Deco Wi-Fi 7

E chegou a hora mais esperada de todas, as dos testes Wi-Fi! Próximos ao roteador (1 unidade), utilizando um Motorola Edge 50 Ultra, atingimos máximas de cerca de 1.71/1.605 Mbps em download/upload na rede de 5 GHz. Já em 6 GHz atingimos 2.388/2.064 Mbps no S25 Ultra.

Quase no limite do que as portas do Deco BE65 permitem passar de velocidade. A 12 metros e 21 metros de distância, respectivamente, alcançamos 135/114 Mbps e 1,5/2 Mbps. Já com 2 unidades em backhaul sem fio, atingimos 799/917 Mbps e 464/449 Mbps nos mesmos pontos.

Já no backhaul cabeado, que é a melhor opção para rede mesh, atingimos 1.995/1.728 Mbps e 1.288/1.131 Mbps nos mesmos pontos. Uma melhoria tão grande que chega a ser absurda!

Conclusão sobre o TP-Link Deco BE65

Teste Wi-Fi a distância do Deco BE65 em rede mesh cabeada com 2 unidades
Teste Wi-Fi a distância do Deco BE65 em rede mesh cabeada com 2 unidades (Imagem: Max Dicas)

Então, o que podemos dizer após nossa análise? Começando pelo design e pela construção, o produto conta com uma carcaça premium que alia beleza, robustez e resfriamento para a melhor performance. O gerenciamento é bem intuitivo e oferece muitas opções de configuração.

Quanto à velocidade e ao alcance Wi-Fi do TP-Link Deco Be65, os resultados ficaram dentro do esperado. Passando praticamente toda a velocidade das portas. Com apenas uma unidade na rede, entretanto, a velocidade a longas distâncias fica bastante limitada.

Mas é só conectar mais um BE65 na rede que nós vemos este problema desaparecer! Só que vale a pena ressaltar que, para desfrutar do melhor desempenho oferecido pelo roteador, é necessário que você tenha clientes com suporte a Wi-Fi 7 também.

Links de compra

Fora que para montar uma rede mesh com o BE65 só e possível utilizar outros Decos. O preço é um tanto salgado, mas estamos falando de um produto premium com padrão Wi-Fi e tecnologias novas. Deste modo, o Deco BE65 é um roteador que recomendamos muito (se você tiver a grana).

Os interessados podem conferir mais nos links de compra abaixo. Lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda a continuar trazendo conteúdo de qualidade por aqui. Então, valeu! Confira:

E aí, curtiu nossa análise do novo Deco Wi-Fi 7? Compartilhe-a, então! O que você achou deste SSD externo, vale a pena? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto e sua configuração, confira nosso vídeo:

Leia também: Kootion X1 Max e X6 Max, SSDs externos de até 2 TB têm o melhor custo-benefício?

Motorola Edge 50 Ultra, celular Wi-Fi 7 com tela de 144 Hz é bom?

Galaxy S25 Ultra, testando TOPO DE LINHA Samsung com Wi-Fi 7

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais