- Publicidade -

Xiaomi 7000: Testando um ROTEADOR WI-FI 7 pela 1ª vez!

- Publicidade -

O Xiaomi 7000 é o primeiro roteador Wi-Fi 7 que testamos, sendo o início da nossa experiência com o novo padrão Wi-Fi! Contudo, será que já faz sentido investir na 7ª geração Wi-Fi? O que podemos adiantar, independente disso, é que o produto entrega ótimo custo-benefício.

- Publicidade -

Infelizmente, no entanto, o produto não é oficialmente comercializado no Brasil. Ou seja, é preciso importa-lo ou comprar de um revendedor que o tenha feito. Mas isso é o de menos. Então, vamos pular a enrolação e dar logo uma olhada no que o Xiaomi 7000 traz?

Unboxing e especificações técnicas

Começando por uma breve análise da caixa, vemos que não se trata de qualquer produto. Pois a embalagem é simplesmente enorme. Na parte frontal temos um vislumbre do roteador, que reaproveitou a carcaça de seu “irmão mais velho” e campeão de vendas, o Xiaomi AX6000.

- Publicidade -

Já na parte traseira, encontramos algumas especificações técnicas do Xiaomi 7000. Quanto ao hardware temos o processador, uma CPU Quad-Core Qualcomm de 1,5 GHz. De cordo com a Xiaomi, trata-se de uma CPU empresarial com desempenho superior.

Este processador vem acompanhado de uma NPU e 1 GB de RAM. Tornando o Xiaomi 7000 um roteador capaz de suportar até 600 conexões, segundo a marca. O produto emite 3 bandas Wi-Fi, as tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz mais uma rede extra de 5 GHz (podendo dedica-la a jogos).

Isso mesmo, não temos a rede de 6 GHz que teoricamente deveria estar presente. Porque o roteador em si não é totalmente Wi-Fi 7, podendo ser classificado como de “entrada”. Seu chip de 5 GHz suporta o padrão 802.11be, mas seu chip de 2,4 GHz só vai até o 802.11ax (Wi-Fi 6).

- Publicidade -

Velocidade teórica, tecnologias Wi-Fi e desembalando o produto

Abrindo a caixa do Xiaomi 7000
Abrindo a caixa do Xiaomi 7000 (Imagem: Max Dicas)

Quanto à velocidade teórica de cada banda, temos até 1.147 Mbps para 2,4 GHz. E aproximadamente até 5.765 Mbps para as redes de 5 GHz unificadas. No caso de ambas as redes de 5 GHz do Xiaomi 7000 estarem separadas não temos especificações, entretanto.

Em relação às tecnologias Wi-Fi, a rede de 2,4 GHz oferece MU-MIMO 4×4. E o mesmo vale para as redes de 5 GHz quando unificadas. Do contrário, cada uma oferece apenas MU-MIMO 2×2. Além disso, temos ainda segurança Wi-Fi WPA3, 160 MHz de largura de banda, entre outros.

Dentro da caixa, podemos observar uma espuminha de proteção. Reforçando a ideia de que se trata de um produto premium. Fora isso temos o roteador em si, fonte de energia de 36 W, cabo de rede CAT.5e e guia de instalação para o usuário.

Apesar de utilizar a carcaça do AX6000, pesamos o roteador e descobrimos que ele é cerca de 100 g mais pesado. Olhando a traseira do Xiaomi 7000 também vemos que se trata de um roteador Multi-Gig, pois todas as suas 4 portas Ethernet suportam 2,5 Gbps de velocidade.

Recursos adicionais

Quanto às antenas, temos 7 delas na parte externa. Fora isso, agora também temos NFC e uma porta USB 3.0. Algo que só havíamos visto anteriormente no Xiaomi AX9000. E ainda temos um botão Reset, que também ativa rede mesh, e entrada para fonte de energia.

Embaixo dele temos apoios de borracha e entradas de ar, que sai pela parte superior dele. O novo roteador Xiaomi também conta com função Dual WAN. E funções de aceleração de jogos que, segundo nossos testes, infelizmente só funcionam na China.

Configurando o roteador Xiaomi Wi-Fi 7

App de gerenciamento e configuração do Xiaomi 7000
App de gerenciamento e configuração do Xiaomi 7000 (Imagem: Max Dicas)

Agora, vamos passar à configuração do Xiaomi 7000. Para isso, precisamos ligar o roteador e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora de internet pelas portas Ethernet. Lembrando que todas elas são autoadaptáveis (podem ser WAN ou LAN), então não faz diferença qual.

Feito isso, vamos nos conectar à rede aberta gerada pelo roteador. E poderemos, então, configura-lo via navegador, digitando o IP dele ou “miwifi.com”, ou pelo app Mi Home. Neste último caso, tenha certeza de atualizar o aplicativo antes de configurar o roteador.

Pois tivemos problemas por causa disso e tivemos de configurar o produto pelo navegador, com tudo em chinês. O passo-a-passo da configuração básica é simples e intuitivo. Mas, em caso de dúvidas, assista o vídeo de análise do Xiaomi 7000 no fim do artigo.

App de gerenciamento e sistema web

Vamos dar uma olhada no app, então? Antes de podermos explora-lo, entretanto, precisamos selecionar e emparelhar o roteador com o app. Enfim, logo na página inicial já encontramos todas as opções de configuração disponíveis no app. O que simplifica bastante as coisas.

Entre elas, temos opções de otimização do Wi-Fi, QoS, atualização de firmware, porta USB e WPS. É um app relativamente completo, que deve atender facilmente a maioria dos usuários domésticos. Porém, as configurações mais avançadas ficam no sistema web.

Para acessar o sistema, precisamos digitar o endereço IP do roteador ou “miwifi.com” na bara de endereços de um navegador qualquer. Depois é só entrar com a senha de administrador que criamos durante a configuração do Xiaomi 7000.

No sistema encontramos praticamente todas as opções que encontramos no app, e outras mais. Com destaque para as opções de configuração avançadas. Onde encontramos a área de VPN e personalização das portas de rede. Que engloba Dual WAN, IPTV e encaminhamento de jogos.

Testes Wi-Fi

Resultados dos testes Wi-Fi do Xiaomi 7000 comparados aos do Archer GX90
Resultados dos testes Wi-Fi do Xiaomi 7000 comparados aos do Archer GX90 (Imagem: Max Dicas)

Enfim, chegou a hora de colocar este roteador à prova nos testes Wi-Fi! Desnecessário dizer que próximo ao roteador atingimos praticamente toda a velocidade injetada de 1 Gbps. Já quanto aos testes a distância, nessa primeira análise testamos o roteador apenas no ponto mais crítico.

E embora os resultados não decepcionem, ficaram um pouco abaixo das nossas expectativas. Principalmente por esperarmos que o Xiaomi 7000 empatasse, ou superasse, o AX6000 em termos de velocidade. Mesmo assim, os resultados ainda foram bons.

Com destaque especial para as bandas de 5 GHz. Que, separadas, entregaram 107/33 Mbps de down/up e 189/52 Mbps de down/up, respectivamente. E quando unificadas atingiram 265/164 Mbps de download e upload. Ficando mais equiparado ao TP-Link Archer GX90.

Futuramente, devemos testar a função mesh com outros roteadores mesh Xiaomi. Ah, e lembrando que nossos dispositivos de teste não suportam o padrão Wi-Fi 7. Para desfrutar de todo o potencial desse padrão, os clientes também precisam ser compatíveis.

Considerações finais sobre o Xiaomi 7000

O que podemos dizer sobre o Xiaomi 7000 depois dessas primeiras impressões, então? Primeiramente, que este é um excelente roteador custo-benefício para quem já quer entrar no mundo do Wi-Fi 7. Ainda mais considerando que temos poucos roteadores Wi-Fi 7 no mercado.

A partir de 2024 devemos ver mais modelos aparecendo e se popularizando. Além disso, é um roteador que deve ter uma vida útil bastante longa. Tanto por já ter suporte ao padrão Wi-Fi mais recente, quanto por ter uma ampla gama de recursos e um hardware poderoso.

Portanto, se você estiver querendo migrar de um AX3000 ou inferior. Para um produto topo de linha, que deve atender muito bem às suas necessidades Wi-Fi pelos próximos anos. O Xiaomi 7000 vale muito a pena! Já se você tem um AX5400 ou superior, é melhor esperar.

Os links de compra seguem abaixo, caso você tenha se interessado. E comprando por eles você nos ajuda a continuar trazendo conteúdo de qualidade por aqui. Confira:

E aí, curtiu nossa resenha do Mi 7000? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste roteador Wi-Fi 7 da Xiaomi? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o Xiaomi 7000, confira nosso vídeo:

Leia também: Internet Fibra Óptica: Existe fibra “fake”? Saiba identificar e proteja-se de golpes!

Melhores roteadores Wi-Fi AliExpress: Dicas imperdíveis!

Adaptador USB Wi-Fi 6E AX3000 vale a pena? Análise!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais