- Publicidade -

Adaptador USB Wi-Fi 6E AX3000 vale a pena? Análise!

Procurando um Adaptador USB Wi-Fi 6E para turbinar seu Notebook ou PC? Então, você está lendo o artigo certo! Nesta análise, trouxemos um adaptador barato, compacto e que promete entregar suporte a redes de 6 GHz para seus dispositivos antigos. Vamos conferir!

- Publicidade -

Unboxing e especificações

Como um Adaptador USB Wi-Fi 6E, este dispositivo emite as duas bandas tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz. E ainda promete entregar uma rede adicional de 6 GHz. Fora isso, ainda podemos configurar o adaptador como ponto de acesso para “quebrar um galho” com sinais fracos.

O adaptador conta com uma interface USB 3.0, mas também é compatível com USB 2.0. Embora a performance provavelmente seja inferior neste último caso. Além disso, conta com 2 antenas de 2 dBi, opera com padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6) e suporta Windows 10/11.

- Publicidade -

Temos ainda MU-MIMO (provavelmente 2×2). E no quesito velocidades máximas teóricas, temos 574 Mbps em 2,4 GHz e 2.402 Mbps em 5 GHz. Mas e a rede de 6 GHz? Pois é, este um ponto peculiar sobre este Adaptador USB Wi-Fi 6E.

 Não temos especificações acerca dessa rede característica da geração 6E aqui. Primeiramente, nós assumimos que talvez a velocidade em 6 GHz fosse idêntica à de 5 GHz. Todavia, os resultados obtidos com este Adaptador USB Wi-Fi 6E nos disseram algo diferente.

Mas vamos falar sobre isso mais adiante. O chipset do adaptador é um RTL8832CU da Realtek, que aparentemente é AX1800 e não AX3000 como dito na caixa. Será esse um caso de propaganda enganosa? No mínimo, é de nos deixar intrigados.

Instalando o adaptador USB

- Publicidade -

Agora, vamos instalar o adaptador na nossa máquina! Para isso, basta espetar o dispositivo numa entrada USB 3.0, depois abrir o explorador de arquivos. E a unidade de armazenamento do adaptador, que já vem com um programa de instalação de drivers.

Instalação concluída, procuramos a rede de 6 GHz do nosso Tenda RX27 Pro. O roteador Wi-Fi que utilizaremos nos testes sem fio, para nos conectarmos. Imagine, então, a nossa surpresa ao ver que o Adaptador USB Wi-Fi 6E simplesmente não conseguiu encontrá-la.

Para efeito comparativo, desativamos o adaptador e ligamos a placa de rede do nosso notebook. Que comprovadamente suporta redes de 6 GHz. E ela conseguiu “enxergar” a terceira rede sem fio do nosso roteador imediatamente, sem quaisquer problemas.

Testes Wi-Fi

Resultados dos testes a distância do Adaptador USB Wi-Fi 6E
Resultados dos testes a distância do Adaptador USB Wi-Fi 6E (Imagem: Max Dicas)

Agora vamos ao que interessa e partir para os testes das redes Wi-Fi. Começando pela banda de 5 GHz, conseguimos alcançar 497 Mbps de download e 713 Mbps de upload. Enquanto em 2,4 GHz atingimos cerca de 241 Mbps de download e 37 Mbps de upload.

São bons resultados, mas que ficam dentro do esperado. O produto deixa um pouco a desejar por não podermos testa-lo em 6 GHz. Também testamos a capacidade do Adaptador USB Wi-Fi 6E de se tornar um ponto de acesso e não conseguimos ultrapassar a casa dos 20 Mbps.

Então, essa é meramente uma solução paliativa. Não recomendamos tentar usar o adaptador como repetidor Wi-Fi, a não ser em casos bem específicos de sinal fraco. Por falar nisso, e quanto ao alcance? Bem nós testamos o produto a distância e os resultados foram satisfatórios.

Com 39/30 Mbps de download/upload em 2,4 GHz e 342/79 Mbps de download/upload em 5 GHz a médio alcance. Enquanto no ponto mais crítico atingimos 57/28 Mbps de download/upload em 2,4 GHz, e 275/69 Mbps de down/up em 5 GHz.

Considerações finais sobre o Adaptador USB Wi-Fi 6E

No fim desta análise, o que dizer sobre este Adaptador USB Wi-Fi 6E AX3000? Bem, sobre o produto ser Wi-Fi 6E e AX3000, isso é bastante questionável. Mas pelo preço por que nós o adquirimos, ele realmente entrega bons resultados. Só não ultrapassou nossas expectativas.

O adaptador tem suporte a Wi-Fi 6, que é o padrão Wi-Fi mais difundido no mercado. E as diferenças entre a geração 6 e 6E são mínimas. Sendo que nem todo usuário se beneficiaria significativamente saltando de uma geração para a outra.

Até porque o grande salto de performance deve vir com o Wi-Fi 7, a próxima evolução do Wi-Fi. Nós deixaremos links de compra para o produto Adaptador USB Wi-Fi 6E abaixo. E para um adaptador Fenvi AX1800 que já testamos, com desempenho semelhante. Confira:

E aí, curtiu nossa resenha? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste Adaptador USB Wi-Fi 6E? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:

Leia também: Melhore o Wi-Fi do Notebook com uma nova Placa de Rede Wi-Fi 6E

Como acelerar sua internet: 04 produtos Ugreen para te ajudar

Como melhorar Wi-Fi do notebook? Aprenda de forma fácil!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais