- Publicidade -

Melhore o Wi-Fi do Notebook com uma nova Placa de Rede Wi-Fi 6E

Atendendo a vários pedidos dos nossos seguidores, finalmente trouxemos uma placa de rede Wi-Fi 6E, a MPE-AXE3000H da Fenvi. Com ela, você pode atualizar até aquele seu notebook antigo, que só tem acesso a redes de 2,4 GHz, para a geração Wi-Fi mais recente. Quer aprender mais sobre ela? Venha com a gente, então!

- Publicidade -

Por que trocar a placa de rede Wi-Fi?

Por que você deveria trocar sua placa de rede Wi-Fi? Primeiramente, temos de enfatizar que a tecnologia de conexão Wi-Fi evoluiu bastante com o tempo, ainda mais recentemente. Com o advento do Wi-Fi 6 e 6E, veio uma série de novas tecnologias e recursos para deixar sua conexão mais veloz, estável e robusta.

Se você planeja eventualmente atualizar sua rede para o padrão Wi-Fi mais recente, logo você também terá de atualizar os dispositivos clientes. E comprar uma nova placa de rede para seu antigo notebook pode ser uma opção mais em conta do que comprar um novo notebook.

- Publicidade -

Embora isso varie de acordo com o caso, obviamente. Mas mesmo que não haja planos para atualizar sua rede tão cedo, é sempre bom se preparar para o futuro. Dito isso, existem algumas diferenças entre as placas de rede Wi-Fi que são dignas de nota.

Diferenças entre as placas

Nós temos basicamente dois tipos principais de placa de rede Wi-Fi. As Mini PCI-E e as M.2. Notebooks mais antigos, como o que nós atualizamos, vão usar as do primeiro tipo. Enquanto notebooks mais recentes vão utilizar as do segundo.

Para descobrir qual tipo de placa seu notebook tem, temos duas opções. A primeira é abri-lo, que é a abordagem mais trabalhosa. Já a segunda, é mais fácil, pressupondo que sua máquina tenha um sistema Windows.

- Publicidade -

Vamos simplesmente abrir o explorador de arquivos, clicar com o botão direito do mouse em cima de “este computador” e procurar a opção “gerenciar”. Em seguida, clicamos em “gerenciador de dispositivos” e “adaptadores de rede”.

Daí já podemos visualizar qual é o adaptador Wi-Fi do seu Notebook. E podemos fazer uma pesquisa na internet para descobrir se é uma placa de rede Wi-Fi Mini PCI-E ou M.2.

Instalando a nova placa de rede Wi-Fi

Instalar a placa é o passo que mais requer cuidado e atenção, pois vamos ter que desmontar nosso notebook. No nosso caso, bastou desparafusar totalmente a parte inferior da máquina e desconectá-la da parte superior, mas é bom pesquisar como desmontar a sua primeiro.

Se você não se sentir confiante em fazer o desmonte por conta própria, no entanto, recomendamos buscar ajuda de um profissional da área.

Outra medida de segurança, principalmente lidando com um dispositivo mais antigo, é encostar suas mãos na parede, por exemplo, por alguns segundos antes de tocar o interior do seu notebook. Assim, você corre menos riscos de danificá-lo por estática.

Vamos identificar a placa de rede Wi-Fi do nosso notebook, então. Para isso, é só procurar por algo que pareça a placa que você comprou. Quando identificada, vamos desconectar o fio da antena e desparafusar a placa para removê-la.

Para instalar a nova placa de rede, vamos fazer o processo inverso. Vamos encaixar a placa, parafusá-la e conectar o fio da antena no lugar. Existem dois pequenos triângulos de indicação que vão nos orientar aqui, encaixe o fio acima daquele que estava abaixo dele na placa antiga.

Drivers

Agora vamos fechar o notebook, mas não completamente. Só o suficiente para o ligar e conferir se a placa de rede Wi-Fi foi detectada pelo sistema. Para isso, vamos voltar em “gerenciador de dispositivos” e ver se o bluetooth e controlador de rede estão visíveis.

Se sim, só nos resta instalar os drivers. E como a placa usa um chipset Intel AX210, esse processo é fácil. Vamos conectar o notebook à internet com um cabo de rede e baixar o assistente de driver e suporte Intel, instalá-lo e reiniciar a máquina.

Reinicializado o notebook, vamos abrir o assistente e deixar que ele faça uma varredura do sistema. Em busca de atualizações. Quando a opção estiver disponível, vamos baixar e instalar o driver da nossa placa. No final, já podemos retirar o cabo de rede.

Testando a nova placa de rede Wi-Fi

Identificando a placa de rede Wi-Fi
Identificando a placa de rede dentro do notebook (Imagem: Divulgação / Max Dicas)

Inicialmente nós utilizamos um TP-Link Deco X60 para realizar os testes com a placa de rede Wi-Fi. Com o qual atingimos uma grande diferença de velocidade em comparação com a placa antiga, cerca de 363 Mbps em download e 434 Mbps em upload contra, respectivamente, 53 Mbps e 42 Mbps.

Porém, isso foi perto do roteador. À medida que nos afastávamos para testar a velocidade de conexão da placa a distância essa diferença diminuiu significativamente, até que se tornou mínima. Assim, fica evidente que a plaquinha, por si só, não faz milagres.

Utilizando um Xiaomi X6000, por exemplo, conseguimos uma performance ainda melhor. Embora ele não seja um roteador Wi-Fi 6E. Então, é importante que seu roteador acompanhe os recursos da placa para extrair o máximo de desempenho dela.

Só não foi o nosso caso pois ainda não dispomos de um roteador com essa tecnologia para fazer testes. Quanto ao Bluetooth, a placa entrega um excelente alcance, porém, dentro do que já era esperado.

Considerações finais

Sobre a marca, a Fenvi é uma conhecida nossa, já testamos outros produtos dela e ficamos bastante satisfeitos com eles. Essa placa em específico utiliza chipset Intel AX210, que tem qualidade comprovada, então é um dispositivo bem recomendado.

Quanto à instalação, no geral ela não é difícil, mas isso pode variar de acordo com cada notebook. Se você não quiser arriscar, procure um profissional para instalá-la.

Em relação ao desempenho tivemos boas primeiras impressões. Se você usar seu notebook até uma média distância, sua experiência vai ser relativamente proveitosa. Além dessa distância você estará à mercê do resto do hardware da sua máquina.

Por fim, é bom ressaltar que, para extrair o máximo desempenho da placa, você precisa de um roteador que acompanhe as tecnologias dela. Do contrário pode ser mais vantajoso comprar uma simples placa dual band mais nova.

E aí, gostou da nossa dica? Então compartilhe com os amigos! Continue nos acompanhando de perto para mais dicas imperdíveis e não deixe de conferir nosso vídeo:

Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)

Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais