APUs AMD Kraken Point podem ser menos poderosas do que esperado

As novas APUs AMD Kraken Point para notebooks podem decepcionar alguns entusiastas, de acordo com vazamentos recentes. Isto pois os novos chips “tudo-em-um” da marca, que vem com gráficos integrados e núcleos de IA, devem contar com uma configuração diferente.

O que dizem os vazamentos?

Segundo uma postagem no X (antigo Twitter) do usuário “Olrak29”, os chips contarão com 4 núcleos Zen 5 e 4 núcleos Zen 5c. O usuário também diz, em uma postagem separada, que os gráficos integrados virão com 8 CUs (unidades de computação).

E é desses pontos que se origina a maior parte da reação negativa às APUs AMD Kraken Point. A título de comparação, o chip flagship da linha Zen 4 Hawk Point (lançada em dezembro de 2023) oferece 12 CUs. Porém, os gráficos da nova linha devem utilizar tecnologia RDNA 3.5.

Fora que existe o salto para a arquitetura Zen 5, que deve garantir um certo aumento de desempenho. E, mesmo que os núcleos Zen 5c sejam menores e consumam menos energia, não chegam a focar tanto na economia energética quanto os núcleos E de CPUs híbridas Intel.

Novas APUs serão mesmo menos potentes?

É difícil dizer, pois a nova linha de APUs AMD Kraken Point ainda nem chegou ao mercado. Todavia, seria estranho que a AMD lançasse uma nova linha de APUs com arquitetura mais avançada sem que isso trouxesse melhorias de performance.

Mas é totalmente possível que a AMD esteja visando oferecer mais eficiência em vez de “poder de fogo” com estes chips. Afinal, eles supostamente já vêm com 4 núcleos mais econômicos. Sem falar que rumores dizem que a nova linha contará com uma poderosa NPU movida a IA.

Isto pode significar que a empresa está buscando oferecer o melhor custo-benefício sem abrir mão de entregar muita performance. Fora que, do contrário, ainda teremos as aguardadas APUs Strix Point e Strix Point Halo, que devem oferecer até 40 CUs e alto poder de processamento.

Disponibilidade das APUs AMD Kraken Point

AS APUs AMD Kraken Point devem chegar ao mercado consumidor de notebooks apenas em 2025
AS APUs AMD Kraken Point devem chegar ao mercado consumidor de notebooks apenas em 2025 (Imagem: AMD)

As APUs AMD Kraken Point devem chegar durante os primeiros meses de 2025, ou assim esperam os entusiastas. Enquanto isso, de acordo com rumores, as APUs Strix Point e Strix Point Halo devem chegar por volta do fim de 2024.

E aí, curtiu nossa matéria sobre as CPUs AMD Kraken Point? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste produto gamer? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre hardware, notebooks e PCs, confira nossos vídeos:

Leia também: Internet L4S: Novo padrão de internet traz menos latência e maior velocidade!

Notebook REV-9: CPU de 64 núcleos, resfriamento líquido e RTX 4080

CES 2024: Confira 5 grandes conceitos tecnológicos do evento!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais