- Publicidade -

Bancos digitais no Brasil crescem e superam bancos tradicionais

- Publicidade -

O número de abertura de contas em bancos digitais no Brasil alcançou 10,8 milhões em 2021. De acordo com um estudo anual do setor bancário, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Deloitte, isso representa um aumento de 66% em relação a 2020.

- Publicidade -

Bancos digitais no Brasil são impulsionados por smartphones

O que significa que, pela primeiríssima vez, a abertura de contas virtuais superou a de contas tradicionais. Que totalizaram 9,9 milhões, um aumento de 16% em relação a 2020. Ainda segundo a pesquisa, liberada dia 21 de julho.

Além disso, o estudo também notou que a maioria das operações bancárias no período foram realizadas pela web. Via smartphone, mais especificamente. Cerca de 7 a cada 10 dessas operações eram realizadas dessa forma.

- Publicidade -

De um total de 119,5 bilhões de operações realizadas em 2021, isso é equivalente a 83,65 bilhões de transações realizadas na web. Por meio de aparelhos celulares.

As transações bancárias via telefone celular aumentaram em 28% e atingiram o patamar de 67,1 bilhões de operações. Representando 56% de todas as transações ocorridas ano passado. Enquanto o internet banking no geral cresceu em 6%.

Brasil é pioneiro na adoção de tais tecnologias

- Publicidade -

O Brasil está entre os países que são considerados pioneiros na adoção de tais tecnologias no setor financeiro. Ficando atrás apenas da China e do México, respectivamente. Segundo pesquisa separada sobre hábitos consumidores em inovações bancárias da Accenture.

A pesquisa internacional viu que consumidores brasileiros estão mais abertos a novas maneiras de gerenciar seu dinheiro. E podem ser definidos como “tomadores de risco com experiência em tecnologia”.

Por exemplo, cerca de 7% dos pesquisados no Japão disseram usar novos serviços digitais na área bancária. Comparado a 43% dos brasileiros pesquisados que disseram fazer o mesmo. No México, a porcentagem é de 57%, e na China de 61%.

O que explica o fenômeno dos bancos digitais no Brasil?

De acordo com o estudo da Deloitte, as transações financeiras por meio de smartphones cresceram 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações.

E ainda de acordo com a pesquisa da Febraban, as transações relacionadas a pagamentos no Brasil cresceram 72% no mobile banking.

Isso pode ser explicado pela facilidade e praticidade proporcionada pelos serviços de bancos digitais no Brasil, se comparado a meios tradicionais. E pela imensa popularidade de dispositivos como smartphones. Que são parte da vida de muitos brasileiros.

“Houve uma mudança inequívoca no comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da economia. Que deixam de ir à agência bancária, pois conseguem realizar quase todas as transações por meio eletrônico”. Disse o presidente da Febraban, Isaac Sydney.

Os consumidores brasileiros acessaram os aplicativos bancários 40 vezes por mês em média no ano passado. Praticamente o dobro das 24 vezes registradas em 2020.

Por outro lado, a média de logins de usuários “pesados” atingiu 59 vezes por mês no ano passado, em comparação com 57 em 2020.

Leia também: Privacidade na Internet – Brasil supera EUA em número de contas invadidas

5G no Brasil – Brasília é a primeira cidade a desfrutar da tecnologia

Brasil é um dos países que menos investe em inovação tecnológica

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais