O MediaTek Dimensity Auto é o novo chip dedicado a carros conectados da MediaTek. Lançado na última segunda-feira (17/04), a nova plataforma busca ajudar fabricantes de automóveis. A desenhar veículos que estejam sempre conectados. Mas o que ele oferece? Vamos descobrir!
Especificações do novo chipset MediaTek
A nova CPU MediaTek Dimensity Auto oferece um portfólio de recursos compreensivos. Incluindo Dimensity Auto Cockpit, Dimensity Auto Connect, Dimensity Auto Drive e Dimensity Auto Components.
A plataforma Dimensity Auto suporta multiprocessadores de IA (inteligência artificial). Equipados com aceleradores de aprendizado profundo (MDLA), e unidades de processamento de visão (MVPU). Além de um processador escalável baseado em IA.
Feito com um processo avançado de 3 nm, tornando o MediaTek Dimensity Auto mais energeticamente eficiente. Ademais, temos também tecnologia de tela inteligente MiraVision, suportando múltiplos displays HDR até 8K (@120 Hz).
Assim como suporte a múltiplas câmeras HDR e DSP dedicado para processamento de áudio de microfones. O MediaTek Dimensity Auto ainda suporta diversos tipos de 5G (sub-6GHz, NTN, RedCap), Bluetooth, Wi-Fi 7 e cobertura GNSS para posicionamentos precisos.
O principal objetivo da MediaTek com isso, segundo Jerry Yu, vice-presidente corporativo sênior e gerente geral do CCM Business Group (Mediatek), é o seguinte:
“Nosso objetivo é alavancar décadas de experiência em várias categorias de tecnologia para oferecer uma vida inteligente sobre rodas.
Pois trabalhamos em conjunto com as principais marcas automotivas do mundo para criar uma experiência de direção mais intuitiva, envolvente, segura e confortável”.
Carros conectados são o futuro
Mas, afinal, por que investir em tecnologias para automóveis conectados? Simples: carros conectados, bem como dispositivos conectados no geral, são o futuro. Assim, o chip MediaTek Dimensity Auto é apenas um desdobramento de uma tendência global rumo ao futuro.
Por exemplo, você já deve ter ao menos ouvido falar sobre os dispositivos Amazon Alexa, certo? E sobre como eles facilitam a vida de seus usuários por meio de automações, e afins. Pois o mesmo princípio básico também se aplica aos automóveis.
Maior segurança e benefícios ambientais
Como exatamente, você pergunta? Segundo dados da ONU, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. E outras 20 a 30 milhões sofrem ferimentos não fatais, sendo a maioria delas usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas.
Veículos conectados poderiam ter a chamada comunicação “veículo-para-tudo”. Ou seja, um carro inteligente, equipado com um MediaTek Dimensity Auto, por exemplo. Poderia “conversar” com postes inteligentes, e informar o motorista sobre um carro quebrado à frente.
O que reduziria consideravelmente as chances de um acidente ocorrer em consequência disto. Possuindo um potencial latente enorme de melhorar a segurança em rodovias mundo a fora. Além disso, um veículo com monitoramento de tráfego 5G também traz benefícios.
Usando o mesmo recurso de “conversa” com infraestruturas inteligentes, o motorista poderia ser alertado sobre um sinal vermelho ou engarrafamento. Permitindo alterar sua rota, minimizando tempo em um trajeto, economizando combustível e reduzindo a poluição.
Experiência do consumidor e receitas alternativas para montadoras
Outro ponto que merece atenção é que a demanda de motoristas por conectividade automotiva está aumentando. Então, o chip MediaTek Dimensity Auto chega como uma solução para uma demanda real, e já em alta. A empresa McKinsey & Company fez uma pesquisa, inclusive.
Sobre quantos motoristas estariam dispostos a mudar para um carro conectado. Na China, o percentual de motoristas interessados na troca foi de incríveis 61%. E não é difícil entender o porquê disso, já que veículos 5G permitiriam uma série de regalias únicas.
Que apenas um carro conectado poderia proporcionar. Como, a título de exemplificação, fazer streaming de músicas ou audiolivros. Criando um ambiente muito mais confortável dentro do automóvel. Ademais, a conexão 5G também é uma oportunidade de receita para montadoras.
No caso, um carro com um MediaTek Dimensity Auto permitiria criar conexões duradouras entre clientes e fabricantes. Que poderiam oferecer recursos adicionais, como diagnóstico remoto, manutenção preventiva e agendamento de serviços online.
Segundo uma projeção da “Research And Markets” de 2019, o mercado de carros conectados deve alcançar um valor de US$ 250 bilhões (R$ 1,25 trilhão) até 2027.
Encerramento
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! E o que você acha do novo chip da MediaTek ou sobre carros conectados? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre dispositivos conectados, confira nossos vídeos:
Leia também: Doogee V Max: Celular INDESTRUTÍVEL com bateria ENORME e Wi-Fi 6
ASUS ROG Phone 7 tem lançamento marcado para abril
Vivo X90 Pro: Rival do Galaxy S23 chega com tudo!