- Publicidade -

Placas Wi-Fi TP-Link turbinam seu PC? Análise Archer TX50E e MA86XE

- Publicidade -

Temos Placas Wi-Fi TP-Link novinhas e homologadas em mãos! A TP-Link TX50E e a Mercusys MA86XE são placas PCI Express com Bluetooth integrado e suporte oficial no Brasil. Que prometem turbinar a conectividade do seu PC sem poluir seu setup com fios. Valem a pena? Vamos descobrir!

- Publicidade -

Unboxing e especificações da Archer TX50E e Mercusys MA86XE

Começando pela Archer TX50E, temos uma placa Wi-Fi 6 de categoria AX3000. Ou seja, possui máximas teóricas de 574 Mbps e 2.402 Mbps em 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Além disso, é compatível com tecnologias Wi-Fi como WPA3, MU-MIMO e OFDMA, e suporta Bluetooth 5.3.

Ao abrir a caixa, logo temos a plaquinha e suas 2 antenas externas de alto ganho removíveis. A placa conta com dissipador de calor amplo para resfriamento e performance, e toda a construção da TX50E é de qualidade notável. Ela também conta com peça extra para gabinetes low profile.

- Publicidade -

E um detalhe muito interessante é que esta placa conta com 3 anos de garantia aqui no Brasil. A segunda das Placas Wi-Fi TP-Link que analisaremos é a Mercusys M86XE, uma placa Wi-Fi 6E de categoria AXE5400. Ou seja, além de 2,4 GHz e 5 GHz, temos rede de 6 GHz.

Especificações da placa Mercusys

Contudo, para utilizar a rede de 6 GHz é necessário que seu roteador também a suporte. Isto é, você precisa de um roteador Wi-Fi 6E ou Wi-Fi 7, como o Archer BE550, por exemplo. Ambas as placas suportam Windows 10/11, mas apenas o W11 tem suporte oficial a redes de 6 GHz.

- Publicidade -

Quanto às máximas teóricas, a MA86XE pode atingir até 2.402 Mbps em 5 GHz e 6 GHz, e até 574 Mbps em 2,4 GHz. A placa Mercusys também conta com 2 antenas, só que estas são fixas. Ela ainda suporta WPA3, MU-MIMO e OFDMA. As duas placas possuem canais de 160 MHz.

O que significa que ambas as Placas Wi-Fi TP-Link podem passar até 1 Gbps no Wi-Fi. Ao abrir a caixa da segunda plaquinha, notamos que ela é ligeiramente menor do que o modelo Archer. Ela também possui um dissipador, é bem construída e não é compatível com gabinetes menores.

Instalação e testes das Placas Wi-Fi TP-Link

Testando a velocidade das placas Wi-Fi TP-Link em rede local
Testando a velocidade das placas Wi-Fi TP-Link em rede local (Imagem: Max Dicas)

Então, com o PC desligado, vamos à etapa de instalação e teste das plaquinhas. Começando novamente pela Archer TX50E, precisamos nos certificar de que haja uma entrada PCIe x1 para conectar a placa. O cabo de Bluetooth dela deve ser conectado a um encaixe com USB escrito nele.

Caso você não encontre USB escrito num encaixe, procure um que pareça com a ponta do cabo que não vai na placa de rede. Depois de encaixar a primeira das nossas Placas Wi-Fi TP-Link, nós a fixaremos e encaixaremos e posicionaremos as antenas. Instalação concluída!

Antes dos testes, primeiramente, abriremos o explorador de arquivos do PC, clicaremos com o botão direito do mouse sobre “Este Computador” e depois com o botão esquerdo em “gerenciar”. Selecionaremos a opção “gerenciador de dispositivos” e veremos se os drivers foram instalados.

Haja vista de que em nosso caso isto não aconteceu com a TX50E, pesquisaremos pelo nome da placa mais a palavra driver.

Ao entrar no link oficial da TP-Link basta selecionar a versão do seu produto e em seguida clicar em “download”. Depois é só executar o autorun.exe e instalar os drivers Wi-Fi e Bluetooth da placa.

Testando as plaquinhas de rede

Agora, vamos aos testes com as Placas Wi-Fi TP-Link! Primeiro com a Archer TX50E, nos testes com servidor local utilizando um BE550, atingimos 1.430/1.043 Mbps de download/upload em 5 GHz. A distância, testamos a plaquinha do PC como Hotspot móvel.

Que não é o cenário ideal, mas é o melhor que pudemos fazer. Mesmo assim assistimos a vídeos em 4K no YouTube tranquilamente. Também testamos a conexão Bluetooth com fones de ouvido e notamos atraso mínimo ao assistir vídeos na internet.

Já com a Mercusys MA86XE, em 6 GHz, atingimos quase 1.200/850 Mbps em download e upload. Indicando que a placa da linha Archer tem o melhor desempenho em relação à largura de banda. Com Hotspot móvel, obtivemos performance semelhante, e no Bluetooth notamos mair atraso.

Conclusão sobre as Placas Wi-Fi TP-Link

Testando a conectividade Bluetooth das placas Wi-Fi TP-Link
Testando a conectividade Bluetooth das placas Wi-Fi TP-Link (Imagem: Max Dicas)

Então, que concluímos sobre as Placas Wi-Fi TP-Link? De forma geral, ficamos bastante satisfeitos com a performance que extraímos das plaquinhas. A Mercusys MA86XE tem garantia de 5 anos, maior do que os 3 anos da Archer, e, teoricamente, está numa categoria superior à da TX50E.

Todavia o desempenho que obtivemos da placa Archer foi ligeiramente superior, o que faz sentido haja vista de que a linha Mercusys é uma linha secundária de produtos custo-benefício. De qualquer modo, ambas devem entregar excelente desempenho em tarefas cotidianas.

Lembrando que, para extrair o melhor delas, é preciso que seu roteador seja compatível com as tecnologias suportadas por elas. As duas, em resumo, são produtos que valem muito a pena adquirir! Confira mais sobre elas nos links de compra abaixo:

E aí, curtiu nossa análise das novas Placas Wi-Fi TP-Link? Compartilhe-o, então! O que você achou das plaquinhas, valem a pena? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre os produtos, confira nosso vídeo:

Leia também: TP-Link Deco BE65 (BE11000), testando um verdadeiro mesh Wi-Fi 7!

BYINTEK R90 MAX, o MELHOR e mais SURPREENDENTE projetor 4K

Motorola Edge 50 Ultra, celular Wi-Fi 7 com tela de 144 Hz é bom?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais