
- Publicidade -
Qual é o melhor roteador TP-Link Wi-Fi 7, Archer BE550 ou Deco BE65? E qual deles é o mais indicado para você? Neste artigo, faremos um comparativo entre estes dois “monstros” do Wi-Fi 7 para descobrir qual é o melhor e em qual cenário. Vamos lá?
- Publicidade -
Design, portas e antenas
Comecemos pelo desenho e pela construção dos produtos, então. Ambos contam com design premium e construção de excelente qualidade. Porém, o BE65 ganha pontos por ter uma carcaça minimalista, facilmente decorativa e significativamente menor do que a do BE550.
Os dois roteadores contam com entradas e saídas de ar suficientes para boa ventilação, além de portas Multi-Gigabit de 2,5 Gbps. Todavia, o BE550 tem 4 portas LAN e 1 WAN, enquanto o BE65 possui apenas 3 portas LAN e 1 WAN. Ademais também têm porta USB 3.0, para servir arquivos.
- Publicidade -
Além de botões WPS e Reset, mas só o BE550 conta com botões para ativar/desativar Wi-Fi e LEDS. Desta forma, poderíamos dizer que o Archer BE550 é melhor roteador Wi-Fi 7 TP-Link em termos de portas e botões. Mas em qualidade da construção, ele e o BE65 empatam.
2.500 Mbps de largura de banda, antenas e fluxos de dados
Para alguns, a largura de banda de 2,5 Gbps pode parecer desnecessária ou exagerada. Haja vista de que a maioria dos brasileiros não tem planos de internet tão rápidos. Entretanto toda essa largura de banda é bastante útil para a rede local, tanto a cabeada quanto a sem fio.
- Publicidade -
Especialmente para transferências de arquivos de alta velocidade entre dispositivos na rede, inclusive servidores NAS. Em antenas, o BE550 tem 6 e o BE65 tem 4. Mas em “streams” (fluxos de dados), ambos entregas 6 vias de dados. Quanto mais vias, mais clientes com Wi-Fi rápido.
Qual é o melhor roteador Wi-Fi 7 TP-Link em largura de banda?

Então, qual é o melhor roteador TP-Link Wi-Fi 7 em largura de banda, que muitas vezes também chamamos de “velocidade”? Bem, o Archer BE550 é um roteador de categoria BE9300, isto é, atinge máximas teóricas de 574 Mbps, 2.880 Mbps e 5.760 Mbps em 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
Só que a banda de 2,4 GHz do BE550 ainda utiliza padrão Wi-Fi 6, um detalhe que deixamos passar na análise do roteador. Já o BE65 é de categoria BE11000, ao entregar 574 Mbps, 4.320 Mbps e 5.765 Mbps em 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Além de utilizar o padrão Wi-Fi 7 em todas as bandas.
Hardware, gerenciamento e testes
Quanto ao hardware, ambos contam com CPU Qualcomm Quad-Core de 1,5 GHz e 1 GB de RAM. Então não há um melhor roteador Wi-Fi 7 TP-Link entre elesnesse quesito. Quanto ao gerenciamento, o Archer BE550 supera o Deco BE65 em configurações no sistema e no app.
Agora, vamos aos testes! Em 6 GHz, próximos ao roteador, ambos os roteadores conseguiram atingir a largura máxima das portas de 2,5 Gbps. Já a 12 e 21 metros de distância, respectivamente, o BE550 se saiu ligeiramente melhor do que o BE65. Principalmente no ponto mais distante.
Mas é bom lembrar que os dois dispositivos suportam formação de rede mesh, e trabalham muito bem neste cenário. Então, se uma unidade não for suficiente, é possível conectar outra. Contudo, atualmente o custo-benefício de 2 Deco BE65 é melhor do que o de 2 BE550.
Conclusão sobre qual é o melhor roteador TP-Link Wi-Fi 7

Então, qual deles pode reivindicar o título de melhor roteador TP-Link Wi-Fi 7 ao final deste comparativo? Cada um deles demonstrou ter seus pontos fortes e fracos, mas o fato é que ambos são capazes de entregar excelente desempenho mesmo com centenas de clientes conectados.
Em relação ao design e construção, os dois possuem carcaças muito bonitas, bem construídas e ventiladas. O Deco BE65 tem a estrutura mais discreta e compacta dos dois. Porém, o Archer BE550 é mais completo em termos de portas e botões.
O gerenciamento do BE550 é mais completo em opções de configuração, mas o gerenciamento do BE65 é bastante amigável a leigos. No Wi-Fi ambos entregam resultados bem semelhantes, mas o BE550 ainda utiliza padrão Wi-Fi 6 em 2,4 GHz. O que não é tão negativo, mas vale ser dito.
Links de compra
O melhor roteador Wi-Fi 7 TP-Link com apenas 1 unidade em alcance foi o BE550. Entretanto, o BE65 possui uma tecnologia mesh ligeiramente mais estável. Considerando preços, o BE550 é o mais indicado se apenas 1 unidade for precisa. Mas para 2 unidades o BE65 sai na frente.
Mas vale ressaltar que o BE550 pode fazer mesh com outros da linha Archer. Assim como o BE65 pode fazer mesh com outros Deco. Tudo depende de qual é exatamente a sua necessidade e quanto dinheiro você está disposto a investir. Dito isso, ambos são recomendadíssimos!
Os interessados podem conferir mais nos links de compra abaixo, e lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda bastante. Confira:
E aí, curtiu nosso comparativo de roteadores TP-Link? Compartilhe-o, então! Qual roteador você prefere, BE65 ou BE550? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre os produtos, confira nosso vídeo:
Leia também: Switch Keeplink 2.5G POE Gerenciável, o melhor CUSTO-BENEFÍCIO
TP-Link Archer GE650, novo ROTEADOR GAMER Wi-Fi 7 chegou
Xiaomi BE6500, melhor roteador Wi-Fi 7 para casa inteligente?!