Um novo roteador Google Nest Wi-Fi 6E foi revelado por documentos liberados pela FCC. Comissão reguladora de telecomunicações dos EUA. Os arquivos públicos revelam resultados de testes, relatórios e cartas. Mas, infelizmente, nenhuma imagem do produto.
O número de modelo designado ao novo roteador Google Nest Wi-Fi 6E é G6ZUC. E o dispositivo é o primeiro da Google a suportar o padrão Wi-Fi 6E. Considerando que a maioria dos roteadores recentes da empresa sequer suportava Wi-Fi 6, isso é um grande avanço.
Principalmente em manter a competividade no mercado. Pois concorrentes da gigante das buscas já dispõe de roteadores Wi-Fi 6. Como a Amazon, por exemplo. Com seu Eero 6, roteador totalmente Wi-Fi 6. A linha Nest Wi-Fi é a sucessora da linha Google Wi-Fi.
Detalhes sobre o roteador Google Nest Wi-Fi 6E
Rumores sobre um roteador Google Nest com compatibilidade Wi-Fi 6 pairavam desde junho. Além de operar em duas bandas (2,4 GHz e 5 GHz), o Wi-Fi 6 traz vários diferenciais. Incluindo tecnologias como MU-MIMO, OFDMA e Beamforming.
Que ajudam a melhorar a eficiência geral da rede. Porém, com a limitação de trabalhar apenas com duas bandas. Enquanto o novo roteador Google Nest opera com o padrão Wi-Fi 6E. Trazendo uma banda adicional de 6 GHz desenvolvida para alta performance.
Resolvendo, assim, problemas tradicionais de congestionamento de rede. Mas, lembrando que para usufruir totalmente disso. É necessário que os clientes também suportem Wi-Fi 6E. Além disso, o novo Google Nest Wi-Fi também suportará tecnologia Mesh.
A qual é projetada para expandir a cobertura da sua rede doméstica. Melhorando o alcance e a velocidade do seu Wi-Fi consideravelmente. E por todo o seu lar. Assim como seus antecessores da linha Google Wi-Fi.
Bluetooth LE (Low Energy) e Thread
Mas o Wi-Fi 6E não é a única novidade trazida pelo novo roteador Google Nest Wi-Fi. Apesar de provavelmente ainda ser a mais relevante. Este novo roteador suporta padrão Bluetooth LE. Que nada mais é que o Bluetooth habitual otimizado para baixo consumo de energia.
Com o pequeno diferencial de poder transmitir dados através de 40 canais diferentes. Na frequência de banda de 2,4 GHz. Além disso, os documentos da FCC revelaram ainda suporte ao protocolo Thread. O qual permite dispositivos de casa inteligente “trabalharem juntos”.
Por meio de uma rede Mesh, na qual cada dispositivo do seu lar é transformado em um AP. Isto é, um “Access Point”. Ou ponto de acesso. Até mesmo os roteadores. Os dispositivos da rede Thread comunicam-se uns com os outros. Ao invés de com um hub central.
Resultando em conexões de alta qualidade. Cujos benefícios incluem, entre outras coisas, menor latência. Ou seja, menor tempo de resposta. Fora o consumo de energia, que é notavelmente menor com a tecnologia de rede Thread.
Lançamento
Por enquanto, não há uma data de lançamento para o novo roteador Google Nest Wi-Fi 6E. Mas é possível que ele seja lançado ainda em 2022. Mais provavelmente, no fim do próximo trimestre. Já que a agenda da Google parece estar cheia para setembro e outubro.
Com o lançamento do Android 13 e do smartphone Google Pixel 7, esperados em setembro. E o lançamento do telefone dobrável Pixel Fold. E do smartwatch Pixel Watch. Ambos esperados para o mês de outubro. Segundo vazamentos.
Só podemos esperar que eles não demorem muito para lançar o novo Google Nest Wi-Fi. Pois a cada minuto que passa, a Google pode ficar ainda mais atrás da concorrência. Não há qualquer previsão de lançamento do aparelho no Brasil, por enquanto.
Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)
Primeiro roteador Wi-Fi 7 do mercado é anunciado (Magic BE18000)
Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6E (Archer AXE75)