Se você está lendo este artigo, provavelmente possui um roteador Wi-Fi. Mas, como muitas outras pessoas, não sabe bem como ele opera. Afinal, para a maioria de nós, não importa muito como um roteador trabalha. Apenas que faça isso corretamente.
Porém, se você tem uma grande curiosidade sobre como funciona um roteador Wi-Fi. Fique ligado, pois é isso que vamos esclarecer hoje! Começando pela definição de um roteador, seguindo pela história dos roteadores. E, por fim, explicando como funcionam.
O que é um roteador Wi-Fi?
Bem, em termos leigos, um roteador sem fio é um equipamento de rede. O qual recebe um sinal de linha fixa da sua provedora de internet. Também conhecida como “ISP”. E direciona esse sinal para dispositivos clientes conectados à rede.
Um roteador Wi-Fi faz isso utilizando um conjunto de transmissores e antenas distintos. O sinal direcionado pelo roteador, por sua vez, carrega pacotes de dados. Que serão apanhados pelos dispositivos usando a rede. E transformados em textos, imagens e conteúdo multimídia.
Existe uma certa confusão, entretanto, sobre a diferença entre um roteador Wi-Fi e um modem. E vale a pena jogarmos uma luz sobre essa questão. Pois, diferentemente do que muitos podem achar. Esses dois termos não são sinônimos.
Um roteador sem fio, tradicionalmente, é feito apenas para transmitir o sinal que recebe. Já o modem, é o responsável por decodificar esse sinal em primeiro lugar. E é um equipamento que você recebe da sua provedora. Sendo específico para o serviço deles.
Ou seja, você não pode sair trocando o seu modem como um roteador. Pelo menos, não sem autorização da sua provedora. No entanto, muitos provedores oferecem seus próprios roteadores, além do modem. E nesses casos também é preciso consultá-los antes.
Situando os roteadores na história
A tecnologia Wi-Fi, utilizada pelo roteador Wi-Fi. Conhecida também como tecnologia de rede sem fio. É bem mais antiga do que tendemos a imaginar. A primeira transmissão Wi-Fi foi feita em 1971, via rádio HAM. Pelo professor Norman Abramson, da Universidade do Havaí.
Embora a tecnologia usada na época seja ultrapassada hoje. Devido ao alto custo de funcionamento de uma rede HAM. Essa tecnologia de rede sem fio ficaria “engavetada” até meados da década de 1990. Bem como os roteadores que a faziam funcionar.
Pois foi nessa época que vários formatos e frequências estavam sendo propostos. Como o padrão que a banda de internet sem fio ocuparia. E quando o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos estabeleceu o padrão sem fio 802.11b. O primeiro em um roteador Wi-Fi.
Que alcançava máximas de aproximadamente 11 Mbps de velocidade em 2,4 GHz. O que é bastante lento para os padrões de hoje. Em que podemos alcançar 1 Gbps por segundo, ou até mais, sob condições ideais. E recentemente já vimos o Wi-Fi 7 atingir 5 Gbps.
Como funcionam os roteadores
Então, chegamos ao ponto principal. Como funcionam os roteadores? Simples, utilizando ondas de rádio transmitidas pelo espectro 802.11. Pegando o sinal dado pela sua provedora de internet e o distribuindo para os dispositivos clientes compatíveis conectados.
Para tanto, criando endereços IP individuais para cada novo dispositivo adicionado. Desse modo, os pacotes de dados encontram seu destino mais facilmente. Roteadores mais novos são capazes de distribuir sua internet para dezenas. Ou até mesmo centenas de dispositivos, simultaneamente.
O roteador Wi-Fi moderno também protege seus usuários com vários recursos adicionais. Como, por exemplo, controle dos pais, firewall e QoS. Que permitem ao usuário ter um maior controle do uso e do tráfego da rede. E dão mais segurança a ela.
Só que roteadores não são infalíveis, eles podem apresentar problemas. Principalmente quando funcionam ininterruptamente.
Para manter seu roteador “saudável”, é importante tomar algumas precauções. Como reiniciá-lo ao menos uma vez por semana. E sempre atualizar seu firmware.
E aí, achou este artigo informativo? Compartilhe-o, então! Entendeu como funciona um roteador Wi-Fi agora? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais artigos de qualidade. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes, confira nossos vídeos sobre as gerações Wi-Fi:
Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)
Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi
Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede