O TP-Link Archer AX53 é um roteador Wi-Fi 6 intermediário de categoria AX3000 que promete passar muita velocidade no Wi-Fi. Mas, será que é um bom roteador custo-benefício? Nesta análise vamos conferir todas as características e testar a performance dele para descobrir!
Unboxing e características técnicas do roteador TP-Link
Comecemos, então, por conhecer tudo sobres as especificações técnicas do roteador! Por ser um produto AX3000, categoria onde já é possível obter uma plena experiência Wi-Fi 6, alcança máximas teóricas de 3.000 Mbps. Sendo 574 Mbps e 2.402 Mbps em 2,4 e 5 GHz, nesta ordem.
Mas vale ressaltar que estes valores são teóricos, e na maioria dos casos não é possível atingi-los. Principalmente pois as 5 portas de rede do produto são Gigabit, ou seja, passam no máximo 1 Gbps de velocidade. Enfim, continuando, temos 4 antenas Wi-Fi fixas de alto desempenho.
Por isso, também temos 4 fluxos espaciais para transmissão de dados. O Archer AX53 daTP-Link é equipado por uma CPU Dual-Core, mas não temos informações sobre memória. No quesito tecnologias Wi-Fi, temos MU-MIMO, OFDMA, 1.024 QAM, Beamforming, TWT e EasyMesh.
Mais características e tirando da caixa
Além de outros recursos como QoS, controle dos pais, IPv6, largura de banda de 160 MHz em 5 GHz e segurança HomeShield. Não podemos afirmar quantos dispositivos clientes o AX53 suporta simultaneamente. Mas, baseando-nos em outros roteadores AX3000, deve suportar mais de 100.
Sendo recomendado para streaming em 8K pela própria TP-Link, inclusive. Embora isso ainda esteja longe da realidade da maioria de nós. Abrindo a caixa, temos um guia de instalação, uma fonte de 18 W, um cabo de rede CAT.5e e o próprio roteador TP-Link.
O TP-Link Archer AX53 possui um design padrão de modelos mais de entrada da linha Archer Wi-Fi 6. É uma construção muito bonita, que passa um ar de roteador premium. Completa com suporte de parede, botões WPS/Reset, ligar/desligar e ótimo sistema de arrefecimento passivo.
Configurando o Archer AX53 da TP-Link
Vamos à configuração, então! Para essa etapa, vamos precisar o app Tether da TP-Link, ligar e conectar o roteador ao equipamento da nossa provedora de internet. Em seguida, vamos entrar na rede gerada por ele com a senha embaixo do roteador e abrir o app de gerenciamento.
O nosso AX53 deve ser reconhecido automaticamente, então o selecionaremos para começar a configuração. Vamos criar uma senha de administrador, faremos as definições básicas de rede e aplicar as mudanças. Pronto! O processo é bem simples e intuitivo.
App e sistema web
Vamos explorar o app do Archer AX53 da TP-Link? Pois bem, na página inicial já temos alguns atalhos rápidos para funções como monitoramento e configurações de rede. Como status da rede, clientes conectados, rede para convidados e configurações Wi-Fi.
Além disso, temos uma aba inteiramente dedicada à segurança da sua rede. Também temos uma aba chamada “família”, que é onde podemos fazer controles parentais sob o uso de Wi-Fi por crianças. Algumas das funções (as mais básicas) são gratuitas, enquanto o resto são pagas.
Por fim, temos a aba “mais”, onde se encontra as opções de configuração mais avançadas. Como rede mesh, IoT, otimização e diagnóstico de rede, modo de operação do roteador, entre outras. No sistema web do TP-Link Archer AX53 temos basicamente as mesmas opções e algumas mais.
Testes de velocidade e alcance Wi-Fi
Agora, vamos descobrir se o AX53 realmente passa 1 Gbps sem fio? Então, que comecem os testes Wi-Fi! Próximos ao roteador, obtivemos máximas de 248/293 Mbps em 2,4 GHz e 974/948 Mbps em 5 GHz. Isso já nos diz que, sim, o AX53 é totalmente capaz de passa 1 Gbps no Wi-Fi.
Porém, como será que ele se sai em matéria de alcance? A média distância, obtivemos 22/16 Mbps em 2,4 GHz e 139/120 Mbps em 5 GHz. Enquanto isso, no ponto mais distante, alcançamos 13/2 Mbps em 2, 4 GHz e 0 Mbps em 5 GHz. Resultados dentro do que era esperado.
Mas, como o Archer AX53 da TP-Link é um roteador mesh, não poderíamos deixar de testá-lo numa rede de malha! O roteador satélite utilizado no caso foi o Archer AX72, e os resultados atingidos foram consideravelmente melhores.
Com 334/442 Mbps e 280/311 Mbps nos mesmos pontos de distância. A estabilidade da rede também apresentou melhoras notáveis.
Considerações finais sobre o TP-Link Archer AX53
Então, o que podemos dizer ao fim da nossa análise? Começando pela construção e design, temos um produto muito bem construído e bonito. Que passa a impressão de ser um produto topo de linha mesmo sendo um intermediário. Em app e sistemas, o roteador vem muito bem suprido.
Dispondo de uma ampla e bastante completa gama de funções e recursos. Em alcance e velocidade, entretanto, o TP-Link Archer AX53 não surpreende nem necessariamente decepciona. Ficando dentro da expectativa de performance de um roteador AX3000 homologado no Brasil.
Assim sendo, se for preciso expandir o alcance dele, é melhor montar uma rede mesh. Mas será que recomendamos o AX53? Sim, recomendamos! Todavia, é sempre bom ponderar suas necessidades e orçamento antes de comprar um roteador.
Os interessados podem descobrir mais nos links de compra abaixo. Lembrando que comprar por eles nos ajuda muito a continuar trazendo conteúdo por aqui! Confira:
E aí, curtiu nossa análise do TP-Link Archer AX53? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance deste roteador TP-Link? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações sobre o produto, confira nossos vídeos:
Leia também: TP-Link Deco X50 é a solução mesh Wi-Fi 6 para seus problemas de sinal!
Mercusys MR60X: Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6 BARATO vale a pena?
Como configurar OneMesh/EasyMesh em roteadores TP-Link fácil!