- Publicidade -

Xiaomi BE5000, o novo ROTEADOR Wi-Fi 7 CUSTO-BENEFÍCIO

- Publicidade -

O Xiaomi BE5000 é um novo roteador custo-benefício padrão Wi-Fi 7 da marca, com algumas tecnologias bastante promissoras! Mas, será que ele entrega tudo que promete? É exatamente isso que queremos descobrir nesta análise. Vamos lá?

- Publicidade -

Detalhes técnicos e unboxing do roteador Xiaomi

O BE5000 é um roteador Wi-Fi 7 dual-band, com máxima velocidade teórica de cera de 5.000 Mbps. Sendo dividida em 688 Mbps e 4.323 Mbps para suas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Quanto ao hardware, ele possui CPU Dual-Core, 512 MB de memória RAM.

Além de 5 antenas externas de alto ganho, 4 portas Ethernet (1 WAN Multi-Gig de 2,5 Gbps e 3 LAN Gigabit). No quesito tecnologias Wi-Fi, temos 4K QAM, Dual Wan, OFDMA, Beamforming, BSS Coloring, IPv6, MLO, MU-MIMO 2×2 e 3×3, WPA3, Mesh e tecnologia Xrange 2.0 da MediaTek.

- Publicidade -

Esta tecnologia “reúne” as 3 antenas de 5 GHz do BE5000 da Xiaomi em um método de codificação exclusivo da MediaTek. Assim, teoricamente, aumentando a capacidade de análise de sinal da banda em 4x e também a cobertura efetiva. Mais adiante testaremos isso.

A embalagem do produto é bem simples e direta ao ponto, com uma foto do roteador na frente e algumas informações atrás. Dentro dela temos logo de cara nosso roteador Wi-Fi 7 da Xiaomi, acompanhado de um cabo de rede CAT.5e, fonte de 12 W e guia de instalação.

Quanto à carcaça do dispositivo, é basicamente a mesma do BE3600. Não é uma construção ruim, dispondo de ampla ventilação e design relativamente discreto. Mas também não deixa dúvidas de que se trata de um produto custo-benefício, já que ela é toda em plástico.

- Publicidade -

Configurando o BE5000

Explorando o app de gerenciamento do Xiaomi BE5000
Explorando o app de gerenciamento do Xiaomi BE5000 (Imagem: Max Dicas)

Produto desembalado, vamos configurar nosso Xiaomi BE5000! Para isso, precisamos ligá-lo e conectá-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. Em seguida nos conectaremos à rede aberta gerada pelo roteador e utilizaremos o app Mi Home para configurar o roteador.

Se você ainda não tem uma conta Xiaomi, na hora de criá-la é preciso selecionar a região China. Já que o roteador é versão chinesa, senão o app não conseguirá detectar o dispositivo. Depois basta selecionar o roteador no app e fazer as configurações de rede básicas, que são bem intuitivas.

App Mi Home e Sistema Web

Na página inicial do app do BE5000 da Xiaomi, podemos visualizar status da rede, dispositivos conectados (clientes ou mesh) e temos atalhos rápidos para diversas configurações. Como atualização de firmware, QoS, agregação de LAN e controle parental.

Além de reinicialização programada, definições e otimização de Wi-Fi, e outras opções mais avançadas. É um aplicativo realmente fácil de usar e que reúne a maioria das funções mais comuns para um usuário doméstico. Mas as opções realmente avançadas se encontram no sistema web.

Teste de velocidade e alcance Wi-Fi

Então, vamos pôr o roteador à prova? Próximos ao roteador, alcançamos 345,8/344 Mbps de download/upload em 2,4 GHz e 1.786,2/1.427,4 Mbps em 5 GHz. Já a distância, a 12 e 21 metros do roteador, conseguimos máximas de 385/300 Mbps e 27/48 Mbps em 5 GHz.

Resultados sólidos. A rede de 2,4 GHz do Xiaomi BE5000 não impressionou muito nos resultados, entretanto. Também testamos a capacidade de formação de rede mesh dele formando uma rede de malha com o Xiaomi AX3000. Um roteador mais antigo da marca que ainda faz sucesso.

E a rede funcionou perfeitamente! Só tenha certeza de que os roteadores envolvidos são da mesma versão, isto é, global com global e chinesa com chinesa.

Considerações finais sobre o Xiaomi BE5000

Resultados dos testes Wi-Fi do Xiaomi BE5000
Resultados dos testes Wi-Fi do Xiaomi BE5000 (Imagem: Max Dicas)

Pois bem, o que achamos do novo roteador custo-benefício Wi-Fi 7 da Xiaomi? Em relação ao design e à construção, é o que poderíamos esperar de um produto de entrada. O app e o sistema são simples e fáceis de usar, podendo suprir desde os leigos aos usuários avançados.

Em relação à performance do BE5000 da Xiaomi, ele deixa um pouco a desejar em alcance mas ainda supera o BE3600 (mesmo que por pouco). Em tempos de promoção, quando a diferença de preço entre eles costuma ser menor, vale mais a pena pegar o BE5000.

Os interessados podem conferir mais sobre o roteador nos links abaixo. Lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda a continuar trazendo conteúdo por aqui! Confira:

E aí, curtiu nossa análise do BE5000? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance deste roteador Xiaomi? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações sobre o produto, confira nosso vídeo:

Leia também: Mercusys MR30G é o roteador Gigabit Mesh mais barato do mercado, mas é bom?

POCO F6 é o MELHOR celular XIAOMI CUSTO-BENEFÍCIO de 2024?!

Xiaomi BE3600 é um roteador Wi-Fi 7 BARATO, mas vale a pena?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais