O Mercusys MR60X é o novo roteador Wi-Fi 6 lançamento da linha custo-benefício da TP-Link. Este aparelho tem tudo para ser uma excelente opção para quem está com a grana curta, mas será que ele entrega boa performance? Quais as capacidades dele? Vamos descobrir!
Especificações e unboxing do roteador
Então, começaremos apresentando uma visão geral de suas especificações. Segundo a marca, o novo roteador Mercusys conta com uma poderosa CPU. Apesar de não especificar modelo, frequência, quantidade de núcleos e as memórias RAM/ROM que a acompanham.
Quanto à categoria do roteador, o Mercusys MR60X é um AX1500. Isto significa que estamos falando de um roteador Wi-Fi dual-band, que emite duas redes Wi-Fi: 2,4 GHz (Wi-Fi 5) e 5 GHz (Wi-Fi 6). Nas quais pode teoricamente atingir até 300 Mbps e 1.201 Mbps, respectivamente.
Este dispositivo conta com as principais tecnologias Wi-Fi encontradas na 6ª geração sem fio. Incluindo MU-MIMO, OFDMA, 1.024 QAM, TWT, WPA3 e BSS Color. Além disso, também temos protocolo de configuração TR-069 (para provedores), Smart Connect e EasyMesh.
O que significa que podemos conectar duas ou mais Mercusys MR60X, ou qualquer outro modelo compatível da marca, entre si para criar uma única grande rede no seu lar. Garantindo maior cobertura, estabilidade e velocidade em qualquer ponto da casa.
Unboxing, design e acessórios
Vamos desembalar o produto e ver o que mais ele traz consigo agora? Abrindo a caixa, temos logo de cara o nosso roteador. Que utiliza a mesma carcaça do Mercusys MR50G, que nós também já analisamos. Além disso, temos manuais, cabo de rede CAT.5e e fonte de 12 W.
A construção é mais simples, como é característico de um produto de entrada. E tem um design com uso interessante de plástico fosco e black piano. Na traseira do Mercusys MR60X, temos 3 portas Ethernet Gigabit: sendo 1 LAN e 2 WANs. Fora entrada da fonte e boão Reset/WPS.
Embaixo dele, temos suportes de parede, apoios de mesa em plástico e saídas de ar para arrefecimento. Temos conhecido o produto, agora vamos à configuração dele!
Configuração do roteador Mercusys MR60X
Para configurar o roteador Mercusys, vamos primeiro liga-lo à tomada e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora. O dispositivo, então, automaticamente transmitirá suas duas redes Wi-Fi. Nos conectaremos a uma delas e seremos redirecionados à tela de configuração.
Daí, basta prosseguir com o passo-a-passo da configuração, que é bem simples e intuitivo. Porém, em caso de dúvidas, confira nosso vídeo de análise do Mercusys MR60X no fim do artigo. No fim do processo, a configuração estará feita e estaremos livres para explorar o app!
Aplicativo de gerenciamento
O app de gerenciamento da Mercusys, disponível para Android e iOS, é um jeito rápido e fácil de gerenciar sua rede. Ao abri-lo, precisaremos adicionar o roteador no app. Depois de adicionado, vamos seguir as instruções do app até completar a etapa.
Em seguida, selecionaremos nosso roteador para acessar suas configurações. Na página inicial já podemos visualizar os dispositivos conectados e quanto da velocidade da rede estão usando. Clicando na aba “mais”, encontramos opções mais avançadas, embora sejam poucas.
Como definições de Wi-Fi, lista negra (sites “proibidos”), sistema (atualização de firmware, etc.), modo de operação, controle dos pais e QoS, por exemplo. Lembrando que o Mercusys MR60X, assim como outros roteadores, precisa de bastante processamento para o QoS.
Sistema web
O que geralmente acaba limitando a velocidade máxima alcançável com ele. Mas as configurações realmente avançadas estão no sistema web, e é isso que veremos agora! O sistema em si é praticamente o mesmo que vemos em outros roteadores TP-Link.
Assim, não vamos nos aprofundar muito nele. Contudo, vamos dar uma olhada geral no que ele oferece. Nas primeiras 3 abas temos acesso rápido a configurações de rede mais comuns, enquanto na aba “avançado” encontramos uma ampla gama de opções.
Entre elas, temos controle dos pais, QoS, IPv6, IPTV, EasyMesh, segurança Wi-Fi, entre muitas outras. O sistema do Mercusys MR60X é bastante completo, cobrindo a maior parte das lacunas do app e deve atender tranquilamente aos usuários mais avançados.
Testando o roteador Mercusys
E chegou a hora da verdade, o momento dos testes de velocidade Wi-Fi! Próximo ao roteador, nós alcançamos máximas de cerca de 722 Mbps de download e 501 Mbps de upload em 5 GHz. Já em 2,4 GHz, atingimos 81 Mbps de download e 112 Mbps de upload.
Estes testes foram feitos com smartphones, mas também testamos a velocidade com nosso notebook Wi-Fi 6E. Só que os resultados não mudaram muito. Agora, e quanto aos testes a distância? Bem, neste caso o destaque ficou para a rede de 5 GHz, que é a única Wi-Fi 6.
Com o Mercusys MR60X atingindo máximas de 107/45 Mbps de down/up a média distância, e 20/21 Mbps no ponto mais distante do roteador. Ficando em linha com o esperado de um roteador de entrada da sua respectiva categoria.
Ficando em 4º lugar em download se comparado a outros AX1500 testados por nós, atrás do Archer AX10, do Huawei AX2S e do Intelbras RX 1500. Também fizemos testes em rede mesh com um Archer AX10, e os resultados foram surpreendentes!
No backhaul sem fio, as velocidades mais que dobraram a média e longa distância. Entregando 316/236 Mbps e 264/145 Mbps nestes respectivos pontos. Já no backhaul cabeado, os resultados foram ainda melhores. Com 538/391 Mbps e 465/203 Mbps nos mesmos pontos.
Considerações finais sobre o Mercusys MR60X
Então, quais nossas impressões sobre o Mercusys MR60X? Começando pelo design e construção, temos um produto com carcaça simples, porém agradável aos olhos. O app de gerenciamento poderia ser melhor, já que tem apenas opções mais básicas de configuração.
Mas, em compensação, o sistema web entrega um conjunto bastante completo de opções de controle e gerenciamento! Nos testes de máximas velocidades Wi-Fi, ele ficou dentro do esperado. Já em alcance, diríamos que sua performance foi razoável.
Todavia, isso não é um grande problema considerando que podemos fazer uma rede mesh e ampliar seu alcance. Dito isso, será que recomendamos o MR60X? Bem, durante a redação deste artigo, a diferença de preço entre o Mercusys MR60X e o MR70X é de apenas R$ 50.
Se ainda for quando você estiver lendo, diríamos que talvez valha mais a pena comprar o MR70X. Pois ele opera com o padrão Wi-Fi 6 em ambas as suas redes, e ainda entrega desempenho e alcance superior. Mas, se a diferença aumentar para cerca de R$ 100, vá com o MR60X.
Encerramento e links de compra
Ele é um ótimo roteador, considerando o seu preço e funções. Para os interessados, os links de compra seguem abaixo. Lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda a continuar trazendo conteúdo de qualidade por aqui! Confira:
E aí, curtiu nossa resenha do Mercusys MR60X? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:
Leia também: TP-Link Archer GX90: Roteador gamer Wi-Fi 6 BRUTO nos jogos!
TP-Link Archer C6 V4: O Gigabit baratinho agora é EasyMesh!
Xiaomi 7000: Testando um ROTEADOR WI-FI 7 pela 1ª vez!