O TP-Link Archer C6 V4 é uma versão atualizada do roteador Gigabit mais vendido de 2020! Trazendo consigo alguns novos diferenciais incríveis, como maior largura de banda teórica em 2,4 GHz. E tecnologia EasyMesh, para formar redes mesh com outros roteadores mesh compatíveis.
Não só com repetidores, como no recurso OneMesh. E já era hora, pois a TP-Link estava ficando muito atrás no quesito rede mesh em comparação com outras marcas do segmento. Já atiçamos sua curiosidade? Então, vamos começar nossa análise do TP-Link Archer C6 V4 logo!
Unboxing e especificações técnicas
Observando a caixa deste roteador custo-benefício, podemos ver que o C6 agora é um dual-band AC1300. Em vez de um AC1200, como eram suas versões anteriores. Isto significa que o C6 emite duas bandas Wi-Fi, uma de 2,4 GHz e outra de 5 GHz.
Nas quais o TP-Link Archer C6 V4 pode alcançar máximas teóricas de até 400 Mbps e 867 Mbps, respectivamente. Totalizando cerca de 1.300 Mbps de velocidades somadas; e AC vem de Wi-Fi 5 (802.11ac), com a qual opera em 5 GHz. Daí, a nomenclatura “AC1300”.
Outras observações sobre o TP-Link Archer C6 V4 são quanto ao suporte a WPA3, mais comum em roteadores Wi-Fi 6. E quanto ao design, que é muito diferente das primeiras versões. Sendo mais parecido com o Archer C80, modelo superior que também já analisamos.
Desembalando o produto
Quanto ao processador, temos CPU de 1,2 GHz. E, presumimos, 128 MB de RAM e 16 MB de ROM. Abrindo a caixa, temos o C6 logo de cara, embalado em plásticos para sua proteção. Junto dele, temos um guia de instalação rápida, cabo de rede CAT.5e, e fonte de energia de 12 W.
Vale a pena ressaltar que a TP-Link oferece garantia de 5 anos ao produto. Um diferencial muito interessante para diversos consumidores. O TP-Link Archer C6 V4 também conta com 4 portas LAN para distribuir internet e 1 porta WAN (destacada em azul) para receber.
Todas Gigabit (passam 1 Gbps). Acompanhadas de botões ligar/desligar, Reset e WPS. Infelizmente, não temos porta USB aqui, mas a maioria dos roteadores dessa categoria também não têm. Embaixo dele, temos informações de rede, várias entradas de ar e suportes de parede.
Configurando o TP-Link Archer C6 V4
Agora que já conhecemos e desempacotamos o roteador, vamos configura-lo! Para isso, vamos liga-lo à tomada e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora. Vamos entrar na rede gerada por ele com a senha embaixo do roteador, e usar o app Tether para o configurar.
O TP-Link Archer C6 V4 pode ser gerenciado remotamente, caso faça uma conta TP-Link. Se você já tiver uma, é possível que o app peça para entrar com ela antes da configuração. Em seguida, vamos alterar a senha de administrador e escolher o tipo de conexão (dinâmica).
Por fim, vamos fazer as definições de nome e senha da rede. Se você optar por desativar o Smart Connect (conexão inteligente), teremos de fazer isso para 2,4 GHz e 5 GHz. Mas recomendamos deixa-la ativa, por funcionar muito bem em roteadores TP-Link.
Daí, é só aplicar as configurações e pronto, já podemos explorar o app!
Explorando o app
Na página inicial do app de gerenciamento do TP-Link Archer C6 V4, temos acesso rápido a status da rede e outras opções. Além de podermos acessar uma aba mostrando todos os clientes conectados. E a aba de ferramentas, onde ficam as configurações mais avançadas.
Como controle dos pais, rede de convidados, modo de operação, definições Wi-Fi e atualização de firmware. Essa última deve ser uma das principais opções a se atentar. Principalmente, pois é depois de atualizar o firmware de fábrica que o C6 suportará EasyMesh.
Porém, as configurações realmente avançadas só podem ser acessadas pelo sistema web. O que podemos fazer digitando o endereço IP do roteador. Na barra de endereços de um navegador qualquer, o que nos direcionará para uma página de login de admin.
Sistema web
Já no sistema do TP-Link Archer C6 V4, é possível dizer que temos uma gama bem mais ampla de opções em comparação com o app. Especialmente na seção “avançado”, onde se encontram opções como QoS, Controle de Acesso, Direcionamento NAT, EasyMesh e IPv6.
Tanto o app quanto o sistema são bastante intuitivos, e reúnem uma boa quantidade de opções. Para atender, pelo menos, à maior parte dos usuários domésticos de Wi-Fi.
Testes Wi-Fi
E chegou a hora de por o C6 à prova! Será que ele passa bastante velocidade Wi-Fi? Nos testes próximos ao roteador, conseguimos atingir 664 Mbps de download e 691 Mbps. Isto em 5 GHz, pois em 2,4 GHz obtivemos 74 Mbps e 66 Mbps em down/up, respectivamente.
Lembrando, o TP-Link Archer C4 V4 pode passar essas velocidades a depender do cliente. No caso, nós realizamos os testes com um iPhone 13 Pro e um POCO F4 GT. Ambos são smartphones Wi-Fi 6 topo de linha, então, não espere a mesma performance de um celular mais básico.
Enquanto isso, nos testes a distância, atingimos máximas de 81 Mbps de download e 33 Mbps de upload a médio alcance em 5 GHz. E no ponto mais crítico, alcançamos 41 Mbps e 25 Mbps de down/up. Resultados notáveis, considerando que há várias barreiras no caminho.
Rede Mesh
A rede de 2,4 GHz sofreu quedas expressivas, no entanto, sendo ignorada nos testes. Agora, formando uma rede mesh entre o TP-Link Archer C6 V4 e o C80, os resultados em 5 GHz melhoraram bastante. Atingindo 199/156 Mbps de download/upload no backhaul sem fio.
E no ponto mais crítico em distância do roteador. À mesma distância, no backhaul cabeado, alcançamos resultados ainda melhores! Com 342/184 Mbps de download/upload. Nos testes de roaming não experimentamos quaisquer desconexões, e também ficamos bem satisfeitos.
Então, se puder investir numa rede mesh, faça isso! Sua experiência com Wi-Fi com certeza será muito melhor do que com apenas um C6 na rede. Só um aviso: para configurar a rede mesh, resete o roteador satélite e, no sistema web, clique em “adicionar dispositivos de satélite”.
Considerações finais sobre o TP-Link Archer C6 V4
Assim, o que concluímos sobre o TP-Link Archer C6 V4? Bem, começando pela construção e design, o C6 tem um desenho bastante agradável. E que passa a imagem de um produto de primeira linha. Apesar de que a estrutura pudesse ser mais firme, para reforçar a ideia.
Mas não se engane, pois é um aparelho muito bem construído. Em relação à temperatura de operação, o C6 permaneceu bem refrigerado durante os testes. Ele tem 4 portas LAN Gigabit, o que faz toda a diferença para usuários que gostam de usar cabos em mesh, ou afins.
E tanto o app quanto o sistema são bastante intuitivos e práticos. O aplicativo carece de algumas funções mais avançadas, mas o sistema web compensa sendo bem mais completo. O TP-Link Archer C6 V4 também não decepciona em velocidade e alcance.
Ainda que tenha ficado na média, nesta última característica. Mas foi só criar uma rede mesh que a história foi outra! O C6 ainda conta com Beamforming, Airtime Fairness e MU-MIMO, para aumentar a eficiência e eficácia da rede. Entregando muitos recursos por um preço acessível.
Opções alternativas e links de compra
Porém, se você precisar de mais velocidade a longo alcance. E puder desembolsar mais dinheiro na compra. Talvez o Archer C80 seja mais indicado do que o C6. Talvez até mesmo o Mercusys MR50G, que é melhor do que o C80, porém muito mais barato.
E se você se pergunta o que vale mais a pena, 2 C6 ou um kit Deco M4 (x2), o mesh nativo da linha Deco é mais fluido. Os links de compra do Archer C6 V4 estão disponíveis abaixo, juntamente dos links dos outros roteadores mencionados. Confira:
- Compre o TP-Link Archer C6 V4 (opção 1)
- Compre o TP-Link Archer C6 V4 (opção 2)
- Compre o TP-Link Archer C80 (opção 1)
- Compre o TP-Link Archer C80 (opção 2)
- Compre o TP-Link Archer C80 (opção 3)
- Compre o Mercusys MR50G (opção 1)
- Compre o Mercusys MR50G (opção 2)
- Compre o TP-Link Deco M4 (kit mesh)
E aí, curtiu nossa resenha do TP-Link Archer C6 V4? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste roteador? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o Archer C6, confira nosso vídeo:
Leia também: TP-Link Archer AX73: Um verdadeiro MONSTRO do Wi-Fi 6!
TP-Link Archer AX50: Roteador Wi-Fi 6 intermediário vale a pena?
TP-Link Archer AX10: Roteador Wi-Fi 6 com ótimo 5 GHz