Se você leu no título “segredo da velocidade de internet”, deve estar se perguntando agora que segredo é esse, não é? Na verdade, não é bem um segredo. Mas é uma questão desconhecida por muitos usuários de Wi-Fi doméstico mais leigos, e que merece ser abordada.
Para muitas pessoas, a diferença entre Megabits, Megabytes e Mega não é tão clara. Ou, às vezes, assume-se que esses termos sejam apenas sinônimos. Porém, quem conhece mais do assunto sabe que não é bem assim. Então, vamos a esse “segredo da velocidade de internet”?
Qual é a diferença entre Megabit, Megabyte e Mega?
Primeiramente, precisamos compreender o que são bits e bytes. Ambas são unidades de medida que mensuram a mesma coisa: informação. Só que o fazem em proporções diferentes, assim como milímetros e metros medem distâncias físicas em escalas distintas.
Sendo assim, da mesma forma que para chegar a 1 metro precisamos de 1.000 milímetros. Nós precisamos de 8 bits para chegar a 1 byte. Desse modo, para entender o segredo da velocidade de internet, precisamos entender que 1 byte é 8x maior que 1 bit.
Inclusive, até as siglas para Megabits por segundo (Mbps) e Megabytes por segundo (MB/s) são diferentes. Além disso, temos de ter em mente que 1 bit é a menor unidade de medida de uma informação. Isto é apenas o básico para entender o segredo da velocidade de internet.
Aplicações, outras medidas e o que é Mega
Todavia, ademais ainda é necessário entender que elas costumam ter aplicações diferentes. Enquanto Megabits são normalmente utilizados para medir taxas de transferência, como a velocidade da sua internet ou do seu roteador. Megabytes são mais utilizados em armazenagem.
Como, por exemplo, para medir o tamanho de um arquivo ou do espaço de armazenamento da unidade de disco do seu PC. Que pode ser um SSD ou HDD. Mas, e aí, onde entra a questão do tal Mega? Para entender isso, vamos precisar recordar aquelas aulinhas de matemática.
Nós temos o Quilo, representado pela letra “K”, cujo equivalente numérico é 1.000. Acima disso, temos o Mega, representado pela letra “M”, que equivale a um milhão. E que é fundamental para entendermos o segredo da velocidade de internet.
Depois, ainda temos o Giga (G), que equivale a um bilhão. E o Tera (T), que equivale a um trilhão. Ainda temos outros termos com valores acima destes, como o Peta (P). Mas que não são necessariamente relevantes para a nossa discussão.
Planos de internet e velocidade dos roteadores
Desse modo, quando provedoras ou pessoas se referem a um plano de internet de “100 Mega”, por exemplo. Elas, na verdade, estão apenas abreviando o termo “Megabit/s”. Provavelmente, isso deve ter começado como uma jogada de marketing.
Para tornar a comunicação com o público menos técnica, e mais ágil. O mesmo acontece com a publicidade de alguns roteadores. Como é o caso do Intelbras RX1500, que já vem com a indicação para planos de internet até “600 Mega”.
Assim, parte do segredo da velocidade de internet já está revelada. Entretanto, se você prestou atenção em alguns roteadores, nós podemos ver outras designações, como AX3000 ou AX1800. Será que elas também estão relacionadas a essa questão de Mega? A resposta é sim.
Categorias de roteador
Essas designações estão relacionadas à categoria de cada roteador. A qual é definida pela soma das velocidades de suas redes Wi-Fi e pela geração utilizada. Por exemplo, um roteador AX5400 utiliza o protocolo 802.11ax (Wi-Fi 6). E a soma das máximas de suas bandas é 5.400 Mbps.
Ou melhor, é algo próximo deste valor. Nesse caso, o roteador teoricamente alcança até 574 Mbps e 4.804 Mbps em 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. E aqui, temos outra parte do segredo da velocidade de internet revelada, pois raramente é possível atingir tais velocidades.
Não só porque são números hipotéticos, baseados no protocolo utilizado. Mas, também, em testes laboratoriais sob condições ideais e controladas. Fora que ainda temos a questão do hardware dos clientes conectados, que precisa ser compatível com o do roteador.
Um roteador Fast Ethernet só passa 100 Mbps no máximo, por exemplo. Enquanto um Gigabit passa até 1 Gbps, e essas velocidades geralmente são usando um cabo. No Wi-Fi, precisaríamos ao menos de um AX3000.
Há no mercado vários tipos diferentes de roteadores atualmente. Alguns AC (Wi-Fi 5), AX (Wi-Fi 6), AXE (Wi-Fi 6E) e já estamos vendo o surgimento dos roteadores BE (Wi-Fi 7). O mais indicado para você depende das suas necessidades, por isso é importante conhece-los bem.
Encerramento sobre o segredo da velocidade de internet
Entendeu o segredo da velocidade de internet? Esperamos que sim! Principalmente porque esses conceitos precisam estar claros a você na hora de contratar um plano de internet. Ou comprar um novo roteador Wi-Fi para a sua residência.
Só para fixar na memória, vamos repassar: Megabits estão relacionados às taxas de transferência, enquanto Megabytes estão mais relacionados a armazenagem. Sendo que 1 byte é 8 vezes maior do que 1 bit, e além disso temos Gigabits, Gigabytes, etc.
Para baixar um arquivo de 100 MB (800 Mb) com uma internet de 100 Mbps, por exemplo, precisaríamos de 8 segundos para baixa-lo. O mesmo se aplica para baixar um arquivo de 1 GB com uma internet de 1 Gbps. Aliás, fora do Brasil já existem planos de 20 Gbps.
E aí, curtiu o segredo da velocidade de internet? Compartilhe-o, então! Agora você entende a diferença entre Mbps, MB/s e Mega? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais explicações tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes, não deixe de conferir nosso vídeo:
Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!
10 Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa
Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!