Memória GDDR5X Samsung para IA traz módulos de 1 TB?!

Uma nova memória GDDR5X Samsung com potencial para revolucionar o campo de IA está pertinho de ser anunciada! A novidade, que deve acompanhar uma nova memória GDDR7 da marca, será revelada com detalhes durantes a ISSCC 2024. Vejamos o que já se sabe dela!

O que já foi revelado sobre a nova memória para GPUs

O chip DDR5 de alta capacidade da Samsung de 32 GB de memória foi desenvolvido utilizando tecnologia de 12 nm. Possibilitando alcançar o dobro da capacidade de um chip GDDR5 DRAM de 16 GB do mesmo tamanho.

Além disso, deve alcançar velocidades de até 8 Gbps por pino. E sua arquitetura de mosaico simétrico foi especialmente desenhada para produtos DRAM. Legal, mas o que há de tão importante nesta memória GDDR5X da Samsung?

Bem, acontece que memórias GDDR foram desenvolvidas para utilização em placas gráficas, ou GPUs. E se você tem acompanhado o mundo da tecnologia, deve saber que GPUs são a plataforma de computação preferida para aplicações como Inteligência Artificial.

Isto pois são muito melhores e mais eficientes do que CPUs em tarefas de processamento paralelo. Como aprendizado de máquina, por exemplo.

Perspectiva para o futuro

Sobre a memória GDDR5X Samsung, SangJoon Hwang, vice-presidente executivo de produto e tecnologia DRAM da Samsung Electronics, disse em 2023:

“Com nossa DRAM de 32 Gb de classe de 12 nm, garantimos uma solução que permitirá módulos DRAM de até 1 terabyte (TB). Permitindo-nos estar idealmente posicionados para atender à necessidade crescente de DRAM de alta capacidade na era da IA (Inteligência Artificial).

E big data. Continuaremos a desenvolver soluções DRAM através de processos diferenciados e tecnologias de design para quebrar os limites da tecnologia de memória.”

O novo chip de memória gráfica da Samsung ainda consegue ser mais energeticamente eficiente. Isto, pois módulos DDR5 anteriores utilizavam o processo TSV (“Through Silicon Via”), que foi descartado na nova geração. De acordo com a Samsung, gerando 10% de economia.

Fora isso, segundo o site TechRadar, a memória GDDR5X Samsung permite a criação de DIMMs de 32 GB e 48 GB em velocidades DDR5-8000, configurados em “single-rank”. E também suporta DIMMs de 64 GB e 96 GB em configurações “dual-rank”.

Quando saberemos mais sobre a memória GDDR5X Samsung?

A nova memória GDDR5 Samsung deve vir acompanhada de uma nova memória GDDR7 também
A nova memória GDDR5 Samsung deve vir acompanhada de uma nova memória GDDR7 também (Imagem: Samsung)

A ISSC de 2024 acontecerá dos dias 18/02 a 22/02 em São Francisco, na Califórnia (EUA). O evento é um fórum global que apresenta os mais recentes avanços em circuitos de estado sólido e sistemas de chip. E contará com representantes de empresas como TSMC e Nvidia.

E aí, curtiu nossa matéria sobre a nova memória gráfica da Samsung? Compartilhe-a, então! E o que você achou deste produto gamer? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre hardware, notebooks e PCs, confira nossos vídeos:

Leia também: Notebook REV-9: CPU de 64 núcleos, resfriamento líquido e RTX 4080

Internet L4S: Novo padrão de internet traz menos latência e maior velocidade!

APUs AMD Kraken Point podem ser menos poderosas do que esperado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais