Neste artigo, trazemos para vocês a análise do Motorola Edge 30. O smartphone 5G mais fino do mundo. E que traz suporte ao padrão Wi-Fi 6E. E já adiantamos que ele passa muita velocidade no Wi-Fi! Quer conferir mais detalhes sobre ele? Vamos lá!
Unboxing do Motorola Edge 30
Abrindo a caixa do Motorola Edge 30, temos logo de cara o aparelho em si. Que veio na cor Rosé. Mas que também pode ser encontrado nas cores Azul e Grafite. E também com uma capinha protetora simples. A qual você pode substituir por outra no futuro.
Temos ainda manuais de usuário e ferramenta para abertura da gaveta de chip SIM. Além de um carregador de 33W e um cabo USB-C em uma das pontas. Acompanhados de um fone de ouvido intra-auricular (coisa rara atualmente). Que vem com borrachas extras.
Especificações técnicas
Quanto às dimensões do Motorola Edge 30, temos aproximadamente 16 cm de altura. Por 7,4 cm de largura e 6,8 mm de espessura. Realmente, é um, smartphone fino. Quanto à construção do aparelho, a marca cita que ele é feito de material leve e resistente.
Com acabamento fosco clássico na traseira do Motorola Edge 30. Ouvimos alguns sites de tecnologia dizerem que se trata de uma estrutura de vidro e metal. Mas não conseguimos averiguar isso com o produto em mãos.
Embora, de fato, as laterais pareçam ser feitas de alumínio ou outro metal. Na parte superior do dispositivo, temos um microfone e saída de áudio frontal. Já na lateral, temos botões de ajuste de volume e botão liga/desliga.
Enquanto isso, na parte inferior, temos mais uma saída de áudio. Pois o Edge 30 possui sistema de som estéreo. De alta qualidade, por falar nisso. E outro microfone. Seguidos de uma entrada USB-C para carregamento e gaveta de chip SIM. Que suporta 2 chips e nenhum cartão SD.
Hardware
O sistema de desbloqueio do Motorola Edge 30 de tela funciona rapidamente e na própria tela. Com um sensor de digitais embutido sob a parte inferior dela. Apesar de demorar um pouco com a tela apagada. E por falar em tela, estamos muito bem servidos aqui.
O Edge 30 com uma tela pOLED de 6,5”, com resolução FHD+ (1.080 x 2.400). Que possui suporte a HDR10+ e taxa de atualização de 144 Hz. É possível definir a taxa manual ou automaticamente. De acordo com o conteúdo exibido.
Quanto ao sistema operacional, o Edge 30 vem de fábrica com o Android 12. Que roda bem liso. Em grande parte, graças ao seu chipset. O processador do Motorola Edge 30 não se equipara ao de smartphones topo de linha, mas que dá conta recado.
Estamos falando do Snapdragon 778G+, um octa-core de 2,5 GHz. O mesmo processador utilizado no famoso Nothing Phone 1. Quanto à memória, temos versões de 128 GB a 256 GB de ROM (armazenamento). E de 6 GB a 8 GB de RAM.
Teste em jogos do Motorola Edge 30
E por falar no hardware do Edge 30, não poderíamos deixar de pôr ele à prova! Então, testamos o desempenho dele no jogo Genshin Impact. Que é notoriamente pesado. Com a qualidade automática ativada, desfrutamos de ótimos gráficos e desempenho bem fluido.
E a bateria de 4.020mAh do Motorola Edge 30 oferece energia suficiente para jogar por horas. Sem falar que, com o carregador de 33W, o período de recarga demora bem menos para acabar. Principalmente se comparado à maioria dos smartphones intermediários e de entrada no Brasil hoje.
Conectividade e testes Wi-Fi
Agora, falando de conectividade, o Edge 30 tem recursos bem interessantes. Em questão de Bluetooth, ele suporta a versão 5.2 e Bluetooth LE (Low Energy). Além de NFC, para pagamentos por aproximação e 5G. E, por fim, suporta Wi-Fi 6E.
Nos testes Wi-Fi, inclusive, o Edge 30 alcançou máximas 1.440 Mbps em download. E 726 Mbps em upload. Resultados realmente incríveis! Os melhores que já vimos. Ressaltando que estávamos injetando mais de 1 Gbps de velocidade no nosso roteador via 2 links de internet.
Câmeras
Quanto às câmeras do Motorola Edge 30, temos um conjunto triplo de sensores na traseira. Composto de uma câmera principal de 50 MP, uma ultra-wide de 50MP (que também é macro). E, por fim, um sensor de profundidade. Para fotos em modo retrato, por exemplo.
Já a câmera de selfie, possui 32 MP. Todas as câmeras gravam em 4K, porém sem estabilização no caso da frontal. E a câmera macro apresentou muitas dificuldades em focar objetos próximos. O que é um tanto decepcionante, já que a proposta dela é o contrário disso.
Ready For
Outro recurso bem interessante do é a tecnologia Ready For da Motorola. Que permite amplificar tudo que há de melhor no seu telefone. Ou seja, podemos jogar numa TV, fazer videochamadas mais nítidas e usar seus apps favoritos num monitor com o Motorola Edge 30.
Nós testamos o recurso Ready For no nosso PC e na nossa TV. A conexão pode ser feita via cabo ou, também, pelo Wi-Fi. Você só pode sofrer um pouco com atrasos, nesta última. Pois um desempenho mais fluido no caso depende. Entre outras coisas, de um bom roteador.
Considerações finais sobre o Motorola Edge 30
E para fechar, vamos dar nossas impressões sobre o Edge 30. Ele é um smartphone intermediário premium, com muitos recursos interessantes. Além de um bom conjunto geral de especificações. E uma excelente performance, para um celular de sua categoria.
Pelo preço de lançamento, ele não valeria a pena. Já que foi lançado por cerca de R$ 4 mil. Um preço totalmente incompatível com o que ele entrega. Mas, agora, já podemos encontrar o Motorola Edge 30 por preços bem menores. Em alguns casos, por R$ 2,5 mil. Um preço bem melhor!
Mas, e aí? O que você achou do Edge 30? Vale a pena pelo preço atual? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários! E não se esqueça de conferir nosso vídeo, para mais detalhes:
Leia também: DOOGEE S98 Pro – O celular indestrutível com IP69K
Novo smartphone gamer Nubia com RGB (RedMagic 7S Pro)
POCO F4 – Analisando o novo bom e barato da Xiaomi