- Publicidade -

Roteador Wi-Fi Tenda AC23 AC2100: 7 Antenas de 6dBi!

- Publicidade -

O roteador Tenda AC23 é um produto que chama bastante atenção pela sua quantidade incomum de antenas de alto desempenho. Sendo 7 delas ao todo, e que promete ser um gigante da categoria custo-benefício.

- Publicidade -

Depois de muitos pedidos de aficionados, a própria Tenda nos enviou o produto para testarmos. Mas será que todas essas antenas fazem mesmo a diferença? Como o roteador Tenda AC23 se sai de modo geral? Vamos descobrir! Mas primeiro…

Tirando da caixa e informações básicas

Caixa do Roteador Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

- Publicidade -

A caixa do roteador em si é bem notável pelo tamanho, e possui várias especificações sobre o produto. Abrindo-a, como de costume, temos manual e guia de instalação. Acompanhados de uma fonte de alimentação de 12V, um cabo de rede CAT. 6.

Diferencial interessantíssimo, já que muitos roteadores costumam vir com cabos de rede CAT. 5e. Inclusive, roteadores Wi-Fi 6 testados por nós. E, por último, o próprio roteador Tenda AC23, que possui um design singular e atrativo.

Indicadores do Roteador Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

- Publicidade -

O roteador Tenda AC23 (AC2100) é um roteador Wi-Fi 5 de banda dupla. Possui 7 antenas de 6dBi, tecnologia Beamforming (concentração direcionada de sinal Wi-Fi). E tecnologia MU-MIMO 4×4 em 5 GHz. Ou seja, as 4 antenas destinadas à rede de 5 GHz podem receber e transmitir 4 fluxos de pacotes.

Para múltiplos usuários simultaneamente. Porém, obviamente, os dispositivos conectados à banda de 5 GHz também precisam suportar tecnologia MU-MIMO 4×4 para usufruir totalmente dela. Do contrário, estarão limitados a MIMO 3×3 ou 2×2.

Portas gigabit ethernet do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

O AC23 ainda conta com CPU de 1 GHz e coprocessador de 500 MHz em design dual-core. Fora 64 MB de memória RAM, e é um produto homologado pela Anatel. Sendo oficialmente vendido aqui no Brasil. No topo do aparelho temos alguns LEDs indicadores e o nome da marca.

Enquanto, na base, temos informações do produto e selo de homologação da Anatel. Na traseira dele, encontram-se 4 portas Ethernet Gigabit (recebem e transmitem até 1 Gbps). Sendo 3 LANs para distribuir internet e 1 WAN para receber, mais um botão “WPS/Reset” e uma entrada para fonte de energia.

Configuração inicial via aplicativo

Iniciando a configuração do Tenda AC23 pelo aplicativo (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Tendo ligado e conectado o roteador ao aparelho da provedora, vamos passar às configurações iniciais via aplicativo! Para isso, devemos primeiramente instalar o aplicativo de gerenciamento Tenda Wi-Fi, disponível para iOS e Android.

Ao abrir o aplicativo será necessário dar algumas permissões básicas para que ele possa funcionar corretamente, depois é preciso conectar-se a uma das redes abertas sendo geradas pelo AC23. Quando conectado à rede, o aplicativo detecta automaticamente o tipo de provedor e conexão utilizados.

No caso de conexões PPPoE, você deverá consultar sua operadora ou verificar o sistema do seu roteador antigo.

Definições Wi-Fi do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

A seguir, será necessário definir nome e senha da rede Wi-Fi. Por padrão, a opção “Defina a senha Wi-Fi como senha de login” estará selecionada. Mas, nós recomendamos que seja desmarcada e uma nova senha seja usada para login.

Lembrando sempre de ter o cuidado de criar senhas fortes para impedir possíveis invasões à sua rede. Terminada esta parte, clicamos em “OK” para continuar. As configurações serão salvas e seremos desconectados, já que duas novas redes foram criadas.

Ao se conectar a uma delas, o roteador será detectado e veremos uma mensagem dizendo que um dispositivo gerenciável foi encontrado. Daí, clicamos em “Controlar agora”, inserimos a senha de login e poderemos, então, descobrir todas as funcionalidades presentes no aplicativo.

Explorando o app de gerenciamento

Gerenciando dispositivos do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Logo de início, na aba “Dispositivos”, temos uma lista com todos os dispositivos conectados atualmente ao roteador, ou que já se conectaram a ele ao menos uma vez. E já é possível realizar alguns controles sobre eles ao selecioná-los, como estabelecer limite de velocidade, ativar notificação de conexão.

Bem como acionar e configurar controle parental. Onde você poderá definir intervalos de tempo e dias da semana em que determinado dispositivo acessará a internet. E/ou, definir os sites com acesso permitido ou bloqueado a este dispositivo.

Gerenciamento de clientes conectados ao Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Temos ainda as opções “Modificar observação”, em que é possível atribuir etiquetas de identificação ao dispositivo, para melhor monitoramento e gerenciamento da rede. E “Informações da Internet”, na qual temos visualização dos endereços IP e MAC, tipo de conexão.

E tempo de atividade do dispositivo na rede. Voltando à tela inicial, na parte inferior da interface, podemos alternar entre as três abas principais: “Dispositivos”, “Armazenamento” e “ Ferramentas”.

Selecionando “Armazenamento” não teremos nenhuma opção, já que este roteador não possui entrada USB. Porém, selecionando “Ferramentas”, teremos acesso às configurações avançadas do aparelho.

Ferramentas disponíveis no aplicativo Tenda WiFi (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Na aba “Ferramentas” teremos dois menus principais: “Configuração de roteamento” e “Aplicativos inteligentes”. No primeiro, temos informações da internet, como status de conexão e afins, nome e senha de Wi-Fi.

Onde também é possível ativar a função de unificar as redes de 2,4 e 5 GHz. Além de reinicializar o roteador, configurar internet (tipo de conexão com provedor), senha de login, lista negra, atualização de sistema, controle de LED e redefinir (restaurar configurações de fábrica).

Funções inteligentes do aplicativo Tenda WiFi (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Enquanto no segundo temos algumas funções inteligentes. Como acelerar Wi-Fi, potência de transmissão, rede de convidados, verificação de segurança, programação Wi-Fi, e acionamento remoto. Onde é possível acionar o roteador remotamente caso ele esteja em modo de suspensão.

É um aplicativo eficiente, bastante intuitivo e fácil de utilizar, que abrange a maioria das funções que um usuário doméstico comum usaria. Dito isso, vamos dar uma olhada no sistema web!

Configuração via navegador (sistema do roteador)

Tela inicial (PC) das configurações do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Para acessar o sistema do roteador temos duas possibilidades: podemos digitar “tendawifi.com” ou o endereço IP do roteador. Tendo feito isso seremos direcionados a uma página de login, onde deveremos entrar com a senha criada durante as configurações iniciais.

Agora, já dentro do sistema, nos encontraremos na aba inicial “Status da Internet”. Onde temos informações básicas de rede, como número de dispositivos conectados e velocidade de conexão. Sistema, como versão do firmware.

E poderemos realizar monitoramento e controles sobre definições de Wi-Fi, gerenciamento de dispositivos, entre outros. Esta aba é basicamente um acesso rápido a algumas das configurações de rede mais comumente buscadas.

Status da Internet do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Prosseguindo, temos a aba “Configurações da Internet”, onde podemos alterar as definições de tipo de conexão e provedor. Seguida pela aba “Definições de Wi-Fi”, onde estão disponíveis as opções de nome e senha de Wi-Fi, programação Wi-Fi, repetição sem fio (modo repetidor).

Além de configurações de canal e largura de banda, potência de transmissão. WPS, que recomendamos desativar, formação de feixes (Beamforming+), modo AP (ponto de acesso) e anti-interferência.

Configurações do sistema do Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

A seguir temos as abas “Rede Convidada”, onde é possível ativar e configurar rede de convidados. Além de “Controle Parental”, “VPN”, “IPv6”. E “Configurações avançadas”, que concentra várias opções, como controle de largura de banda, IPTV, habilitar/desabilitar gerenciamento via aplicativo, etc.

E “Configurações do sistema”, que abrange configurações de LAN, WAN, DHCP. Definições de horário, senha de login, reinicializar e redefinir, atualização de Firmware. Backup e restauração, habilitação de gerenciamento remoto, status e log do sistema, e manutenção automática do sistema.

Assim como no aplicativo, o sistema é muito intuitivo e fácil de utilizar. Além de ser bem completo, e disponibilizar diversas opções de configuração do roteador. E agora que apresentamos o roteador, e terminamos de explorar seu aplicativo e sistema, vamos finalmente colocar o Tenda AC23 à prova!

Testes de velocidade e alcance

Teste via cabo do Roteador Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Iniciando pelo teste via cabo, realizado num PC, nós conseguimos obter velocidades de 884,58 Mbps de download e 414,88 Mbps de upload. Já no teste via Wi-Fi, próximo ao roteador, conseguimos 31,4 Mbps de download e 33,1 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 304 Mbps de download e 385 Mbps de upload em 5 GHz. Estes testes foram realizados em um iPhone 11. Curiosamente, testando a velocidade da rede de 2,4 GHz no Wi-Fi do nosso PC, também próximo ao roteador, conseguimos atingir velocidades muito superiores (185,20 Mbps de download e 182,63 Mbps de upload), o que deve estar relacionado ao chipset da placa de rede do PC, então você provavelmente irá conseguir velocidades muito diferentes em dispositivos com hardwares diferentes.

Teste de alcance x velocidade do Roteador Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Já a médio alcance, ainda com o iPhone, conseguimos 10 Mbps de download e 8 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 105 Mbps de download e 64 Mbps de upload em 5 GHz. Enquanto, a longo alcance, obtivemos 2 Mbps de download e 0 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 43 Mbps de download e 15 Mbps de upload em 5 GHz. Lembrando que você pode obter resultados severamente distintos a depender do hardware do dispositivo utilizado.

Conclusão

Considerações finais da revisão do Roteador Wi-Fi Tenda AC23 (Imagem: Maxsuell Roger/Max Dicas)

Bem, começando pelo Wi-Fi, ficou claro que o foco principal do AC23 é a qualidade de conexão em 5 GHz, mesmo que a longas distâncias, o que é um ponto positivo pois boa qualidade e alcance de sinal são as duas características mais fundamentais e imprescindíveis de um bom roteador para a maioria dos usuários de internet.

O ponto negativo aqui seria a alta flutuação de desempenho que podemos obter dependendo do hardware do dispositivo conectado ao aparelho, como foi observado, e a subperformance da rede de 2,4 GHz nos testes do iPhone. Já ambos o sistema e o aplicativo da Tenda são bastante amigáveis e intuitivos, o que certamente conta como um ponto positivo.

Com relação à capacidade de lidar com estresse, o AC23 atendeu muito bem a cerca de 20 dispositivos conectados durante o período de teste, porém o recurso de unificação de bandas deixou a desejar em alguns momentos.

Determinadas vezes o roteador não era capaz de identificar a melhor rede para certo local, o que ocasionava repetidas desconexões, e isso é bastante incômodo. Deixar as bandas separadas é o recomendado.

Mas isso ainda pode ser corrigido com uma futura atualização de firmware, não é nenhum detrimento significativo ao produto, até porque não se trata de um caso isolado, muitos outros roteadores que nós testamos apresentaram este mesmo problema.

Agora chegamos a um ponto decisivo: o preço! Atualmente, o custo do Tenda AC23 está na faixa dos R$ 400,00, o que condiz com o produto levando em conta o fator mercado brasileiro. Então se o propósito é comprar um roteador homologado pela Anatel, o valor está aceitável.

Outro ponto a favor do AC23, neste caso, seria a sua garantia de 7 anos com a Tenda (diferencial chamativo) comprando o produto oficialmente aqui no Brasil. Caso decida importar o produto, neste caso teremos um verdadeiro custo-benefício, visto que roteadores comprados no mercado chinês não são homologados pelo órgão brasileiro, sendo assim possuem um preço muito menor, mas vale a pena se atentar à possibilidade de taxas adicionais. Mas no fim das contas, a escolha é sempre do consumidor.

COMPRAR:

E aí, curtiu nossa análise do roteador Tenda AC23? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele, vale a pena? Deixe sua opinião nos comentários! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo:

Autor: Guilherme Barbosa

Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais