Homologado pela Anatel, o TP-Link Archer AX10 é um roteador Wi-Fi 6 acessível com ótima performance em 5 GHz. Aliás, a única banda dele que opera com padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6). E que entrega excelente alcance e velocidade, por isso! Vamos ver suas especificações?
Especificações do TP-Link Archer AX10
O TP-Link Archer AX10 é um roteador Wi-Fi 6 de banda dual. Ou seja, ele emite uma banda de 2,4 GHz e outra de 5 GHz. A qual é a única que trabalha com o padrão Wi-Fi 6. Em termos de velocidades máximas teóricas, na primeira, podemos alcançar até 300 Mbps.
Enquanto, na última, podemos atingir até 1.201 Mbps. Mas o Wi-Fi 6 não é caracterizado apenas por altas velocidades. Existe uma série de recursos e tecnologias que o acompanham. Com o objetivo de melhorar a eficiência e a estabilidade da rede.
No caso do TP-Link Archer AX10, temos MU-MIMO 2×2, OFDMA e Beamforming. Fora o recurso Airtime Fairness. Que gerencia o tempo de comunicação entre o roteador e os dispositivos clientes. Priorizando os aparelhos mais rápidos, assim, evitando lentidões e atrasos na rede.
Além do TP-Link Archer AX10 possuir compatibilidade com a tecnologia OneMesh da TP-Link. Que permite ampliar o alcance da sua rede doméstica. Com o auxílio de repetidores Wi-Fi próprios. Formando uma forma diferente de rede Mesh.
Quanto ao hardware do roteador, temos CPU de três núcleos de 1,5 GHz. Além de 5 portas Ethernet classe Gigabit. Sendo uma delas WAN e 4 LANs. E 4 antenas Wi-Fi de 5 dBi de alta performance. Em relação à memória RAM e ao armazenamento, contudo, não há informações.
Unboxing do TP-Link Archer AX10
Agora, vamos desempacotar oArcher AX10. Na caixa do roteador, encontramos várias especificações do produto. Espalhadas por todos os lados dela. Incluindo um selo de certificação Wi-Fi 6. Além de um vislumbre do próprio roteador.
Abrindo-a, temos alguns guias de instalação e um cartão de informações da rede. Além da fonte de alimentação, o TP-Link Archer AX10 em si e um cabo de rede CAT.5e. Quanto ao design, ele é bem moderno e geométrico. Com um belo detalhe de “X” em black piano no topo.
Na parte de baixo do roteador, temos informações sobre as redes do roteador. Mais selo de homologação da Anatel, entradas de ar para ventilação e buracos de encaixe. Para pendurar o Archer AX10 numa parede, se quisermos.
Enquanto, na traseira, temos as 5 portas Ethernet Gigabit. Com a WAN destacada do resto em azul. Acompanhadas de um botão liga/desliga, um botão WPS/Wi-Fi e um botão Reset interno. E, por fim, entrada para fonte de energia.
Configuração do TP-Link Archer AX10
Para configurar o TP-Link Archer AX10, vamos ligá-lo. E, então, conectá-lo ao equipamento da nossa provedora. Depois, vamos entrar numa de suas redes. Para acessar a página de login no sistema, podemos digitar o endereço IP do roteador na barra de endereços. Ou “tplinkwifi.net”.
A primeira coisa que faremos é criar uma senha de administrador para entrar no sistema. E vamos avançar em seguida. Se a linguagem estiver em inglês, é possível alterá-la. Clicando no botão “A”, localizado na parte superior da página.
O processo de configuração é bem simples. Vamos selecionar o fuso horário desejado e identificar o tipo de conexão de internet. Que, na maioria dos casos, é IP dinâmico. E, por fim, fazer as definições básicas da rede. Incluindo nome e senha das bandas Wi-Fi.
A configuração básica do Archer AX10 também pode ser feita via aplicativo TP-Link Tether. Aplicativo oficial da TP-Link para gerenciamento de roteadores da marca.
Sistema web
Com o processo de configuração básica do TP-Link Archer AX10 terminado, vamos explorar o sistema. Na página inicial, já teremos alguns atalhos para configurações básicas e status de rede. Incluindo abas de configuração, pelas quais podemos navegar.
São elas: mapa de rede, intenet, Wi-Fi e avançado. Nesta última, encontramos todas as opções de configuração disponíveis neste roteador. Como definições de Wi-Fi e modo de operação do roteador, por exemplo. Além de controle parental, QoS, LAN, IPTV, DNS, VPN e muito mais.
App de gerenciamento
Vamos, agora, dar uma olhada no aplicativo de gerenciamento TP-Link Tether. Disponível para Android e iOS. Ao abrir o app, ele deve identificar o nosso Archer AX10 automaticamente. Já que estamos em uma de suas redes.
Se não, é possível adicioná-lo manualmente. Clicando no botão “+”. E selecionando o TP-Link Archer AX10 no aplicativo, podemos realizar uma série de configurações. Assim como podemos monitorar a rede, e os dispositivos clientes.
Na aba ferramentas, temos diversas opções de controle e alterações de rede. Como controle dos LEDs indicadores, reinicialização agendada e compartilhamento Wi-Fi, por exemplo. Basicamente, a maioria das funções e opções disponíveis no sistema web também estarão aqui.
Só que pelo app, nós podemos acessar as configurações do nosso roteador remotamente. Coisa que não podemos fazer com o sistema. O app é realmente muito prático e fácil de utilizar. E possui uma ampla gama de opções que devem suprir as necessidades da maioria dos usuários.
Testes Wi-Fi
Seguindo para os testes Wi-Fi, próximo ao roteador, conseguimos resultados modestos em 2,4 GHz. Com 77 Mbps de download e 55 Mbps de upload. Mas, claro, que isso era esperado. Levando em conta que a banda de 2,4 GHz não trabalha com o padrão Wi-Fi 6.
Já em 5 GHz, alcançamos resultados bem mais interessantes. Com 739 Mbps de download e 514 Mbps de upload. Nós estávamos injetando 1 Gbps de internet no TP-Link Archer AX10 durante os testes. E ele passou praticamente toda a velocidade contratada via cabo.
Considerações finais sobre o TP-Link Archer AX10
Começando pelo design do AX10, é um produto realmente bonito e discreto. Com uma estética moderna que facilmente pode se mesclar com a decoração do ambiente. Quanto à performance do Archer AX10 no Wi-Fi, ele não decepciona. Tanto em velocidade quanto em atendimento.
Conseguindo trabalhar muito bem com uma quantidade considerável de clientes conectados. Durante o período de testes, ele nos atendeu perfeitamente. E pudemos notar um aumento significativo na estabilidade e alcance da rede. Principalmente em 5 GHz.
Mesmo com dispositivos Wi-Fi 5. Porém, obviamente, o resultado é muito superior em clientes compatíveis com Wi-Fi 6. Já o desempenho do TP-Link Archer AX10 em 2,4 GHz ficou na média. Mas é o que podemos esperar de um dispositivo de entrada.
Se você está atrás de um roteador Wi-Fi 6 barato, homologado pela Anatel e com excelente potência em 5 GHz, o Archer AX10 é uma ótima opção. Atualmente, o AX10 pode ser encontrado na faixa dos R$ 400. Praticamente metade do seu preço de lançamento.
E aí, curtiu nossa resenha do TP-Link Archer AX10? Compartilhe-a, então! E o que você deste roteador Wi-Fi 6? Compartilhe nos comentários! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, não deixe de conferir nosso vídeo:
Leia também: TP-Link Archer C80: Só falta Wi-Fi 6 nesse roteador
Mercusys MR70X: Roteador Wi-Fi 6 custo-benefício da TP-Link
Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6E é lançado (Archer AXE75)